Colega:
Já vi alguns carros modelos antigo utilizando esta bobina, e depois de um tempo voltam ao sistema antigo.
Mas na minha opinião, as bobinas de ignição utilizadas em veículos com sistemas eletrônico funcionam bem só em sistemas indutivo computorizados, pois o tempo de carga da bobina e fixo.
O sistema antigos, que também eram indutivos trabalham com variação de tempo de carga ( Não confunda sistema indutivo com sistema capacitivo (CDI).
Sistema cdi pode-se fazer uso das duas gerações de bobina, asfálticas ou plásticas, mas aí tem que se tomar cuidado com outros detalhes, como a capacidade de isolação, por exemplo, e neste quesito a Mi deixa muito a desejar, e até isso tem explicação: a maioria das bobinas plásticas foram projetadas para um uso muito exclusivo, e por uma questão de economia de escala funcionam sem margem de tolerância para temperatura de funcionamento ou capacidade de isolação. Excedeu uma das duas a bobina danifica.
................Agora pode se verificar :................
Troque a bateria para teste.
Chicote com fios de bitolas não dimensionados para o uso desta ignição
Volte o sistema antigo.
Espero que tenho de dando uma explicação que entenda.
att, Diaz
Prezado. Não entendi bem...Esse Opala usa ignição eletrônica ou de platinado? Não seria melhor usar uma bobina compatível com esse sistema? Se esse carro é carburado (deve ser) não seria difícil matar a charada. Com ele quente testa-se se a centelha está boa e também se está indo gasolina para o motor. A bomba de gasolina fica muito quente quando o carro funciona um bom tempo? Se a bomba esquenta muito, a gasolina pode ferver e não ir mais para o motor, mas eu não sei se no Opala esse problema pode ocorrer. No meu fuscão isso aconteceu algumas vezes. Abraço.