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Respostas:
<t><p>Pessoal lembrando que o veículo em questão no qual preciso realizar o serviço no cabeçote é um doblo 1.8 16v 2011</p></t>
<t><p>Primeiro cilindro em PMS e a marca de referência na polia de comando de válvulas faceada com o cabeçote.</p></t>
<t><p>uma dica eu sempre ligo pra </p> <p>Raven Ferramentas e eles sempre me mandam por email </p> <p>e ligo de volta agradecendo </p> <p>dd11 29155000 sp </p> <p>jcn serviços automotivos mauá sp</p></t>
<t><p>Obrigado Emanuel pela resposta. Eu entrei em contato com a raven ferramentas e com a Cr, nenhuma das duas fabricantes me passaram informações a esse respeito e nem desenvolveram ferramentas para esse procedimento nesses motores.</p></t>
<t><p>Muito obrigado Proauto pela resposta e atenção a qual você me concedeu.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Olá Gustavo. </p> <p>Não existe ferramenta específica, nem é necessário. </p> <p>Coloque o 1° cilindro em PMS com relógio comparador. </p> <p>A engrenagem ( ou coroa ) da corrente, a do comando tem 01 seta ( triangulo ) a do virabrequim tem 02 setas ( triangulos ). </p> <p>Quando o 1° cilindro tiver em PMS, na engrenagem do comando tem uma linha que vai ficar alinhada com a face do cabeçote ( no lado esquerdo) e a seta vai ficar apontando aproximadamente 14 horas. </p> <p>No virabrequim as duas setas ficarão voltadas pra baixo ( 06 entre as duas ) </p> <p>A corrente terá elos com a cor de cobre, que serão encaixados nas setas das coroas, 01 dente no comando, 02 dentes no virabrequim. </p> <p>O tensor do lado esquerdo tem um mecanismo de ajuste tipo dos motores CHT, ajuste ele no mínimo e monte, depois de montado enfie uma espátula pelo espaço entre a corrente e force a corrente na frente do tensor pra que seja liberado o ajuste automático. </p> <p>Feito isso, como sempre se faz, gire o motor e confira, mas como sempre acontece, depois de algumas voltas os elos saem da posição.</QUOTE> </p> <p>Beleza de explicação!</p></r>