Nota Importante :
Amigo, apenas uma experiência que passei :
Quando uma Vela não consegue centelhar no polo negativo da vela, ele direciona a Faisca para o canto vivo da junta do cabeçote ou no pistão, causando a fusão do material.
Pela imagem da foto vejo que a vela não é original, este motor usa.uma vela especial com ponta de platina !!!!!!!!!
Me corrijam se eu estiver errado, é apenas uma opinião vivida por mim.
Nestes motores procure usar somente Velas originais.
Colegas Reparadores:
Existem dois fenômenos Pré ignição e Detonação;
Neste caso apresentado pelo colega e a Detonação, que durante a combustão os gases não queimados sofre compressão devido ao avanço da frente da chama, esta combustão vai reagir na cabeça do pistão descendo e destruindo canaletas dos anéis até pistão completos.
A pressão atingida é muito maior do que a pressão final atingida em combustão normal, a elevação de pressão ocupa massa que reage e da uma onda de pressão conhecida como detonação.
A detonação faz criar erosões no pistão, no lado que os gases sofrem a combustão espontânia normalmente lado oposta da vela.
Ao chocar-se com a chama original, gerada pela vela, a segunda chama provoca um ruído metálico
Ocorre:
Desgaste das canaleta de anéis
Quebra pistão
Anéis travar
Destruir o pistão inteiro
.........................Causas para ocorrer a Detonação.....................................
Utilização de marchas erradas conforme a carga e velocidade do veiculo ( Escuta até a biela Chacoalhar )
Cilindro trabalhando excessivamente aquecido, falta de circulação de água
Defeitos na injeção eletrônica (bicos, bomba de combustível, sensor de oxigênio, etc)
Combustível com baixo teor de octanas (gasolina batizada)
Sobrecarga do motor
Rebaixamento excessivo do cabeçote, aumentando assim, a taxa de compressão
Detalhe nos últimos meses busquei informações , pois vem acontecendo muito em alguns motores que já relatei no fórum.
Exemplos: E TorQ , AE111 e uns outros motores que a engenharia querem ganhar o máximo dos motores tonando uns lixo.
att, Diaz
Prezados. Esta história está estranha. Nosso amigo reparou o primeiro defeito no motor e entregou ele ao cliente testado, sem problema algum. Pouco tempo depois o carro volta à oficina com o motor danificado desse jeito...Não sei não...Acho que o proprietário faz alguma(s) estripulia(s) com esse carro para acontecer essa lenha toda. Se o carro estivesse com parâmetros errados conforme citado pelos amigos, acho que ele teria funcionamento anormal, bateria pinos, não andaria direito, ou sei lá o que. Será que uma das centelhas poderia sair completamente fora de hora, adiantada demais para causar esse estrago ou a mistura naquele cilindro estaria pobre? O proprietário não teria a sensibilidade de sentir ao dirigir que o carro não estaria normal? O carro não estando normal ele não deveria voltar rapidamente ao nosso amigo para uma analise? Tem alguma coisa aí que não bate. Abraço e bom fim de semana para todos.
>Prezados. Esta história está estranha. Nosso amigo reparou o primeiro defeito no motor e entregou ele ao cliente testado, sem problema algum. Pouco tempo depois o carro volta à oficina com o motor danificado desse jeito...Não sei não...Acho que o proprietário faz alguma(s) estripulia(s) com esse carro para acontecer essa lenha toda. Se o carro estivesse com parâmetros errados conforme citado pelos amigos, acho que ele teria funcionamento anormal, bateria pinos, não andaria direito, ou sei lá o que. Será que uma das centelhas poderia sair completamente fora de hora, adiantada demais para causar esse estrago ou a mistura naquele cilindro estaria pobre? O proprietário não teria a sensibilidade de sentir ao dirigir que o carro não estaria normal? O carro não estando normal ele não deveria voltar rapidamente ao nosso amigo para uma analise? Tem alguma coisa aí que não bate. Abraço e bom fim de semana para todos.
O problema é mais complexo Sr Tuck. Hoje por qualquer problema simples você fica sem borboleta. por qualquer problema você fica sem centelhas. por qualquer problema, corta-se o Bico.
Se derreteu, houve centelhas. se derreteu, houve injeção. deficiente talvez, mas existiu.
Há meu ver o problema esta neste motorista, que conduz esta Tropa.
E existe um problema mais Sério. mas este faz parte da Cultura. Ah, esta na Garantia !!!.
Saudações e bom domingo para todos. Sugestão: Este motor sendo reparado mais uma vez, deve der testado exaustivamente na oficina vários dias para que, se ocorrer algum defeito aleatório que aparece e causa essa lenha, ele possa aparecer. Que maçada! Quantas horas de mecânico e quanto prejuízo com esse tipo de pepino. Boa sorte.
Boa tarde, bem acho que os amigos já disseram tudo, aqui peguei um caso em um Fox muito parecido, cheguei a fazer por duas vezes o cabeçote até que um dia derretei pitão do terceiro cilindro se não me engano, a o montar com muito cuidado e tentando achar algo vi que a sonda tinha sido trocada e não dava aplicação no carro, alem de ter sido usada as tal universal e usado o conector da antiga( coisa que nunca concordei de manera alguma), tente colocar uma nova orginal ai amigo ou NTK que tambem gosto muito, e atenção na aplicação dessa vela, se o carro ai já usa aquela bubina de 6 pinos essa que esta na foto ai esta errada.
Será que não houve empenamento do cabeçote em demasia pelo fato de ter sido submetido ao primeiro super aquecimento? ocorrendo a plaina na parte superior do cabeçote para sanar o seu empenamento da face, dependendo do grau de empenamento, tem que ser feita uma correção no alojamento dos tuchos para que ele não fique sobressaído, provocando o travamento do mesmo. Válvula de exaustão travada de forma intermitente pode causar um sobre aquecimento na câmara de combustão. Só um palpite.
Este motor diferente do Ea111 apos 2012 foram feitas muitas modificações. Eu considero um motor bom o problema esta na maneira de fazer manutenção. Ninguém quer gastar e depois dizem q é ruim.
>Este motor diferente do Ea111 apos 2012 foram feitas muitas modificações. Eu considero um motor bom o problema esta na maneira de fazer manutenção. Ninguém quer gastar e depois dizem q é ruim.
Prezado BCS. Quais seriam os procedimentos corretos para realizar manutenção nesse motor? Existiriam "pulos do gato"? Abraço.
segue um link da vw sobre esses motores bem interessante vale a pena da uma lida. esclarece ,bem sobre os codigos desses motores.
http://www.noticiasdaoficinavw.com.br/v2/categorias/reparacao-passo-a-passo/motor/diagnosticos-e-reparos-no-cabecote-dos-motores-ea-111/
>Caro colega,muitas coisas ai em cima faz isso..geralmente velas com grau termico diferente da original acarreta este dano (furar pistão) ai ja viu o que acontece no cilindro né.Velas quentes onde se aplica velas frias,fura o pistão,assim como mistura pobre,assentamento de valvulas deficientes,torque inadequado...A galera ainda confundi a cabeca com aplicacoes de velas bosch,onde suas especificacoes sobre grau termico é diferente da tão top NGK..
a velas para esse motor é a Bosch FR 5 DE 2 gap de 0,9mm ou a SP30,atente-se para grau termico da vela original que seria o valor 5 mais fria...
Para o pessoal ter uma idéia da equivalência do grau térmico da Ngk, a vela recomendada para esse motor é a FR7D-DEG
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Gol G6 com problema parecido na minha opinião vela aplicada errada.
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Gol G6 com problema parecido na minha opinião vela aplicada errada.
Colega:
Estas ranhuras no cilindro podem ser a causa de anéis travando, e quando isto acontece e como já descrevi lá pra cima em minha postagem.
att, Diaz
Prezados. Realmente estou impressionado com esse motor VW que apresenta essa problemática. É incrível também que ninguém consegue dizer exatamente o que está acontecendo. Por favor não pensem que estou chamando alguém de incompetente ou ignorante. Acho que é o único motor que apresenta essa ziquizira doida, o que me leva a pensar que o problema é da VW, e não dos usuários ou dos mecânicos. Pergunta: Algum outro motor, de outras montadoras apresenta defeito como esse? Estou cismado que o problema é do motor que tem algum erro de projeto e sob alguma condição X apresenta essa falha terrível que praticamente causa a destruição do motor. Abraço.
Prezados. Quem tem que resolver essa história é a VW que tem fabricado porcarias umas atrás das outras e inclusive está mais suja do que poleiro de galinheiro depois da fraude descoberta nos Estados Unidos do programa que mudava a regulagem dos motores para passar no teste de emissões assim que era conectado o analisador.