Estava rodando na gasolina desde Jan. Agora em Julho voltei o chip pro álcool, tanque tava na reserva de gasolina e completei de álcool. Neste momento troquei o filtro de combustível. Consumi 1 tanque normalmente e completei novamente de álcool em um posto Shell que habitualmente não frequentava.(não estou dizendo que seja a razão do problema mas entra no relato para composição) Rodando normalmente chego a noite num dia do trabalho e desligo. Pela manhã ao sair para o trabalho, apertei o botão da partida a frio normalmente, chamei na chave e motor fez um barulho normal de tentativa de giro e trava, tentei de novo e mesmo efeito. Pensei se tratar de bateria, testei colocando a bateria de outro carro e nada. Fui buscar meu mecânico e no caminho fomos trocando algumas idéias e mencionei se poderia ser motor de partida colado , aí ele perguntou se eu já vinha percebendo o motor arrastar ou falhar ao dar partida ouvindo de mim a negação disso. Então ele ficou meio cabreiro porém não descartando a hipótese. Chegando na garagem do prédio, ele me pediu para girar a chave e ouviu o leve rodar da partida e travar. Mandou eu soltar o freio de mão e jogar uma 5. marcha sem ligar nada e começou a empurrar o carro e sentiu o carro travado por estar engrenado e me perguntou o freio de mão? falei que sim. Ele disse xiiii seu motor acho que travou, tem chave de vela aí? tenho vou buscar lá no ap. Quando retorno já ouço do elevador se aproximando do subsolo o ronco de meu motor, que alívio.
Aí ele me disse que pode ter sido que as válvulas travaram por combustível de má qualidade, perguntou com qual eu estava rodando e disse álcool, ele mencionou da geléia que gera, mas comigo não entendi pois rodo sempre com combustível de posto de bandeira e preço na média. Primeira vez que isso me acontece e nunca tinha ouvido falar. Motor de partida está perfeito.
Será que é só isso mesmo? Não terei novas surpresas? Vou mandar um bardhal proal pra dentro do tanque.
O gozado que para desenguiçar ele empurrou o carro engrenado em 5 marcha de um lado pro outro e depois mandou na chave e o carro funcionou, mostrando que realmente algo colou no motor e descolou, Achei estranhíssimo.
Respostas:
Só atualizando um pouco a situação no dia de hoje: liguei o carro de manhã pra vir trabalhar e pegou normal. Fui sair ainda pouco na hora de almoço e ao ligar o carro, o motor girou e não pegou , na segunda tentativa deu o mesmo problema travou. Soltei o freio de mão e o carro deu uma movimentadinha e chamei na chave e pegou. Porém rodando um pouco ouvi um ruído fora do normal daquele tec tec do motor, parei no acostamento, com carro ligado e abri o capot. ((Um parêntese que esqueci de falar, o líquido de arrefecimento vinha baixando, porém já tinha identifcado aonde era o vazamento ali naquela borracha que sai da válvula termostática, essa borracha troquei recentemente pois a antiga esbeiçou. Reapertei as abraçadeiras mas mesmo assim vaza quando paro com o carro quente ali na parte onde a borracha acopla no radiador. Desconfio de algo no próprio radiador. Mas venho completando o líquido sempre não deixando esvaziar. A temperatura no painel também venho monitorando junto com o funcionamento do eletroventilador, tudo normal. Fecha parêntese))
Abrindo o capot, reparei que estava um tec tec acima do normal e fui puxar a vareta de óleo e me veio o óleo naquela cor bege como se misturado a algo. Caramba que decepção, fechei o capot e fui embora a 90 km/h peguei 11 km de rodovia e fui direto ao meu mecânico. Chegando lá abrimos o capot, ele observou o óleo misturado bege e coisa de cara experiente né, não condenou que era líquido de arrefecimento misturado na água, deu uma cheirada e disse estranho não me parece água. Limpou a vareta e enfiou e mediu o nível e disse: tá vendo, não aumentou o nível!!! Falou que tá com cara de combustível. Perguntei: será que é excesso? Ele disse pode ser, mas não deu um diagnóstico. Continuou a verificar. Tirou as velas e me disse, se for água passando pro óleo as velas irão estar enferrujadas. Tirou e em 1 delas tinha um pouco de ferrugem em sua base onde nas outras não tinha. Sem as velas , pediu para que eu ligasse o carro, então girei a chave e fez um barulho lá no motor onde ele queria ver se saia um pouco de líquido desse cilindro onde estava a vela enferrujada. Não saiu e disse: Tenho que deixar o carro ficar frio e fazer esse mesmo teste, como é pouca coisa que sai, evapora com o carro quente do jeito que está. Falei : beleza, deixa o carro aí e amanhã a gente conversa. Ele montou as velas e ligamos o carro e ele funcionou perfeito sem falhas, aliás ainda não senti o carro falhar ,engasgar em nenhum momento.
Porém reparei neste momento que ligamos o carro, sair do escapamento água ao ponto de gotejar e o avisei: olha só como sai água do escape e o carro tá aquecido, não era para sair água assim.
Conclusão: não sabemos ainda qual é a causa, mas tem alguns pontos a verificar: combsutível adulterado abastecido em posto não habitual (de bandeira mas??!!!), líquido de arrefecimento baixando, rodei na gasosa por 6 meses e voltei no álcool agora em Julho (já usei o chip por vários anos e nunca deu problema, ou seja, programação não seria o problema), bicos injetores - excesso de combustível, essa água excessiva que sai do escape mesmo com o veículo quente junto com uma fumaça que é vapor não tem cheiro de óleo.
Bem, deixei o carro lá com meu mecânico para ele dar uma olhada.