Bom Dia galera, sou um novato no forum e estou tentando resolver alguns problemas com as dicas dadas aqui.
Pois bem, estou aqui com esse carro o G3 motor power 1.0 8v, foi um carro que bateu de frente e foi feito todo o serviço de restauração inclusive no motor... Bem o motor tem centelha boa com bobina nova, cabos, velas e o que simplesmente foi feito. colocamos a caneta de polaridade para ver se os bicos injetores estavam pulsando com deveria, mas ele só pulsa 3 vezes e para como se o modulo do carro estivesse cortando os pulsos e só pra lembra o pulso do bicos corta mais continuam centelhando normal.
Foi feito a substituição da fônica magnética do motor em caso de duvida, e foi feito outro teste, retiramos desse carro a antena do code, modulo e foi trocado o chip da chave e colocamos tudo em outro carro idêntico... e o motor funcionou normalmente, mais quando volta a ser colocado novamente no lugar da o mesmo problema.
Então fica a duvida alguém pegou algum problema desse ou parecido só 3 coisas que ficaram na duvida, o sensor de rotação, sensor de fase ou comutador da chave de ign... o que vocês acham... mais ai esta como testar como saber alguém dá uma luz....
Desde agradeço a todos vocês...
Respostas:
O Sistema e o Marelli e o ano é um Gol G3 2003...
Desde já agradecendo...
Se for o IAW 4LV esse sistema é sequencial fasado, ou seja o módulo precisa saber a posição exata do comando para injetar o combustivel no cilindro correspondente, quem envia essa informação para o módulo é o sensor de fase. No seu caso os bicos pulsam porque nesses sistemas durante a primeira partida todos os bicos injetam no mesmo instante até o motor entrar em funcionamento, depois que o motor entra em funcionamento ai sim a injeção de combustivel passa a ser sequencial.
Boa sorte!
Bom agora obtive um sinal da seguinte forma, ele já tinha trocado a bobina que por padrão é de 4 vias, ou seja, 1 positivo, 1 negativo e 2 vias que recebem o pulso do ECM, logo colocamos uma de marca inferior para fazer os testes mas só pulsava duas vezes e depois parava, agora ja colocando a bobina com defeito que por cima é de marca Bosch onde as vias que enviam centelhas para os cilindros 2 e 3 estão ruins, mas com essa bobina da Bosch todos os bicos ficam pulsando normalmente mas quando agente coloca a bobina de marca inferior só pulsa uma ou duas vezes e para como antes...
Então logo vou por uma outra bobina para fazer um teste pra ter certeza de que o problema pode ser bobina que com algum tipo de sincronismo faça com que os bicos pulsem em seus respectivos cilindros de acordo com a centelha...
Desde já agradecendo e já já posto os resultados...
Bom pessoal o problema foi solucionado 100%, pois foi trocado a bobina e essa foi a solução...
Pois a bobina serve de referencia para o modulo enviar os pulsos corretamente para os eletro injetores, efetuar a queimar corretamente e como nosso amigo na primeira resposta falando sobre o sistema de queima sequencial fasado me abriu a luz...
Pois fizemos um teste da seguinte forma, retiramos a bobina e deixamos sem nada, e demos partida no motor e o os bicos se comportava da mesma forma pulsava uma ou duas vezes e depois parava então percebemos que a teoria de queima sequencial fasado entrava nesse situação e também a posição dos cabos A=1, B=3, C=2, D=4 nessa ordem Motor Power 8v Sistema Marelli.
Então logo o modulo tem como referencia a sequencia fasada de queima para que o modulo envie os pulsos para os eletro injetores na sequencia correta, sem a bobina ou com algum defeito que faça o modulo perder a referencia e o motor não pega...
Galera está ai a solução caso apareça esse problema já sabemos como podemos proceder ou tirar duvidas também...
Agradeço a quem me deu a luz e ao fórum Oficina Brasil...
Obrigado pela luz sobre o principio de funcionamento do sistema, pois através do mesmo consegui encontrar solução e uma explicação para tal defeito...
Tenha uma ótima semana...