Ajuda....Estamos em nossa oficina com um Gol 89 alcool motor AP. Motor ferve ao sair na estrada e manter a velocidade entre 100km e 120km. Já trocamos Valvula termostatica, cebolao do radiador, bomba d´agua, radiador, retiramos o cabeçote para conferir e nada foi encontrado.
Algem tem alguma dica.....
Respostas:
Verifique se o eletroventilador não está girando em sentido inverso.
verifique se não esta emtupida a mangueira de retorno e a entrada do retorno de agua para o reservatorio
Mais uma dica, escape parcialmente obstruido tb pode provocar super aquecimento.
Estou na oficina neste momento.....O eletroventilador esta ventilando na no sentido certo. Veiculo em marcha lenmta um espetaculo, mas saiu na estrada....ferve... ja cloquei 2 radiadores para teste. 2 valvula termostatica, 2 bomba d´agua, retiramos o cabeçote e não tem trinca nas camaras.... já estou funcionando o mesmo sem a valvula temostatica e mesmo assim esquenta menos mais... mas ainda ta acima do normal...
Estou na oficina neste momento..... Acabo de rancar o escapamento e sai na estrada tirando o barulho. Aqueceu do mesmo jeito. Veiculo em marcha lenmta um espetaculo, mas saiu na estrada....ferve... ja cloquei 2 radiadores para teste. 2 valvula termostatica, 2 bomba d´agua, retiramos o cabeçote e não tem trinca nas camaras.... já estou funcionando o mesmo sem a valvula temostatica e mesmo assim esquenta menos mais... mas ainda ta acima do normal...
Estou na oficina neste momento.....Mangueira do retorno não esta intupida. Veiculo em marcha lenmta um espetaculo, mas saiu na estrada....ferve... ja cloquei 2 radiadores para teste. 2 valvula termostatica, 2 bomba d´agua, retiramos o cabeçote e não tem trinca nas camaras.... já estou funcionando o mesmo sem a valvula temostatica e mesmo assim esquenta menos mais... mas ainda ta acima do normal...
a tampa do reservatorio de expansao esta boa?
ja peguei varios defeitos deste tipo, que com alto giro direto( rodovia) a valvula da tampa nao vedava o necessario e posteriormente fervia, troque e faça o teste.
amigo voce verifico a carcasa da bonba de agua.con a bonba de agua apertada sen a junta o rotor da bonba de agua ten que ficar quaze encostada na carcasa caso o contrario nao bonba o sufisiente de agua
ola .
voce ja mandor este cabecote na retifica para testes ?
para ver ser nao esta empenado , esta tudo en-orde tira o motor e plena o ploco....
fuiii abraco boa sorte!
>Estou na oficina neste momento.....O eletroventilador esta ventilando na no sentido certo. Veiculo em marcha lenmta um espetaculo, mas saiu na estrada....ferve... ja cloquei 2 radiadores para teste. 2 valvula termostatica, 2 bomba d´agua, retiramos o cabeçote e não tem trinca nas camaras.... já estou funcionando o mesmo sem a valvula temostatica e mesmo assim esquenta menos mais... mas ainda ta acima do normal...
AI MALUCO VC ESTA NAS MÃOS DE QUEM CONFERIU O CABEÇOTE , HEHEHE, NESSA VELOCIDADE QUE VC CITOU É QUASE A MESMA COISA QUE ELETROVENTILADOR ESTIVESSE FUNCIONANDO NORMALMENTE :
Pergunta as bombas, os radiadores, as valvulas termostatica, eram novas ou ja tinha sido usada. verifica as valvulas se nao estao presas.
O cabeçote foi plainado? Torque no cabeçote é o recomendado pelo fabricante?
Estou apostando que é fuga de compressão para o sistema de arrefecimento.
Coloque pressão nos cilindros (120 libras) e observe borbulhas no reservatorio(sem a tampa).
Bom serviço.
Boa tarde a todos.... Estou desmontando tudo novamente, vou recomeçar do zero. Verificando tudo com mais calma, cabeçote na retifica, radiador , bomba água, valvula termostatica, carcaça da bomba, coletor d admiçao,tampa do reservatorio de expanção, bloco do motor, escapamento. Tudo basiado na dica de vocês. Assim que verificar tudo, volto com as noticias. Por inquanto agradecido....
Chiovetto
vou fazer uma pergunta, ,?
ele ferve ao ponto de estourar a tampa do reservatorio?
ou não chega a estourar tampa, somente acusa no painel que a temperatura esta elevada?
Voce mediu a temperatura do motor em relaçao ao que esta marcando no relogio de temperatura ?
Nao pode ser o relogio marcando errado ?
deve ser cabeçote muito rebaixado com taxa muito alta ;ja tive caso assim
Verificamos: tudo de novo, cabeçote dentro da medida, peças novas: ( Valvula termostatica, bomba agua, junta do cabeçote, radiador, sensor que informa o painel, e cebolao do radiador, mangueiras, reservatorio, tampa. ) So´me falta trocar a carcaça da bomba que não tem nas auto-peças aki, ( mas ja encomendei uma ), Detalhe, quendo retiramas a valvula termostatica, e saiamos na estrada, o defeito amenisa mas não some......( ja coloquei 3 valvulas de marcas diferentes e da no mesmo). Com a valvula ou sem a valvula aquece mas não joga agua para fora do reservatorio. Peguei um painel de outro carro e marca mesma coisa.... agora por ultimo estamos verificando a parte eletrica......
JA QUE A COISA TA NESSE PÈ E O AMIGO ME PARECE PERDIDO VOU LHE DIZER UMA COISA, SE TIVERES QUE REMOVER
UMA VALVULA TERMOST.HOJE P/ TESTE NAO BASTA SOMENTE REMOVELA , HOJE UMA VALV. TERMOST. ABRE UM CAMINHO
E FECHA OUTRO, PORTANTO PRA SE REMOVER DE UM MOTOR AP DEVE SE ESTANCAR AQUELA MANG. INTERMEDIARIA
PARA SE OBTER O EFEITO DESEJADO SE NAO PODE FICAR PIOR DO QUE JA ESTA. MAS LEMBRANDO SE COLOCAR A VALV.
NOVAMENTE LIBERE O CANAL DE CIRCULAÇAO P/ QUANDO FRIO HAVER A TROCA DE AGUA CABEÇOTE X BLOCO.
verifique se a referencia da bomba d agua e a indicada p esse motor,
Aquece ,mas não ferve.
Cofira a temperatura desse motor quando o painel indicar temperatura elevada,com um termometro externo(laser),apesar de em estrada quase não funcione o eletroventilador(normalmente).
Na estrada o eletroventilador entra em funcionamento ou não?
Aquece ,mas não ferve.
Cofira a temperatura desse motor quando o painel indicar temperatura elevada,com um termometro externo(laser),apesar de em estrada quase não funcione o eletroventilador(normalmente).
Na estrada o eletroventilador entra em funcionamento ou não?
Foi testado o sensor de temperatura do painel?
teria que ver se realmente o motor esta fervendo ou se é apenas o relógio marcando errado ( conferir os terras) dar uma atençaõ especial a tampa do radiador ou reservatorio de expanção , testar com aparelho para ver se a tampa esta vedando e se aguenta a pressao de 1.2 bar
OBRIGADO A TODOS PELA ATENÇÃO.... CHEGOU A CARCAÇA DA BOMBA QUE INCOMENDEI ( ORIGINAL ) COLOCAMOS ELA HJ E O PROBLEMA DESAPARECEU..... A DIFERENÇA DE DESGASTE DA CARCAÇA VELHA PARA A NOVA ERA DE 3MM E OLHA A DOR DE CABEÇA QUE ME DEU... OBRIGADO A TODOS.
dificil quem saca essa da carcaça, colocar o papelao que envolve o radiador e tbem boa medida
CARO AMIGO, TRABALHO NO RAMO DE ARREFECIMENTO HÁ 20 ANOS, TODOS OS PROCEDIMENTOS FORAM CORRETOS, MAS JÁ TENTOU VER SE É ATTERRAMENTO DE PAINEL, AMPERAGEM DO ALTERNADOR OK