amigos.
pode parecer doidera
mais quero tirar uma duvida com os colegas
um dia deste,conversando com uma amigo mecanico
ele me falou que a ordem de explosao do
fiesta 1.0 ano 97 é 1-2-4-3(motor ENDURA)
achei maluco mais como nao tinha certeza ,nao discuti
porem se esta for a ordem de explosao mesma,o motor nao iria trabalhar
desalinhado?
abraço a todos.
Respostas:
pois é colega a ordem deste carro é maluca mesmo, eu tambem nao sabia pois trabalhava mais na area diesel, mais um amigo me disse e apos esta informaçao tambem ja fiz regulagem de valvula em alguns tambem...
agora nao sei dizer detales do projeto deste motor, mais com certesa tem algo que compese o balanciamento deste motor...
VAleu
Isso ocorre porque estão fazendo a distribuição contando que o primeiro cilindro é o do lado da polia,quando na verdade é o do lado do volante motor.
1º cilindro do lado do volante motor ,igual ao CHT.
Se for regular valvúlas contando 1ºcilindro lado da polia a ordem vai ser 1-2-4-3 se contar 1º cilindro lado volante motor vai ser 1-3-4-2.
cafb escreveu:
Isso ocorre porque estão fazendo a distribuição contando que o primeiro cilindro é o do lado da polia,quando na verdade é o do lado do volante motor.
1º cilindro do lado do volante motor ,igual ao CHT.
Se for regular valvúlas contando 1ºcilindro lado da polia a ordem vai ser 1-2-4-3 se contar 1º cilindro lado volante motor vai ser 1-3-4-2.[/quote
isso ai amigo vc tem razao é esse o prosedimento
amigo a distribuiçao correta é 1342 mas ele deve ter olhado os num que tem na bobina ou inverteram os cabos que vem com num tbm
Esse sistema de ignição é de centelha perdida,duas bobinas num corpo só,uma parte para cilindro 1-4 e outra para 2-3.
Segundo o AUTODATA a ordem e 1-2-4-3,sendo o primeiro cil.lado da polia :
é isso mesmo cafb aprendeu direitinho
agora passa la na oficina. que eu vou te ensinar outra coisa kkkkkkkk
Aos colegas OB.
A explanação que fiz está errada pelo seguinte:
Se a ordem de explosão for 1-3-4-2 tanto começando pela a polia ou volante motor, cilindro 1 ,a ordem ficará certa(com pistão em pms no tempo de explosão).
Mas no caso como dito a ordem do Endura é 1-2-4-3 e está ordem de explosão de fato pode ser por causa do comando de valvulas diferenciado em relação aos de outros motores,que estamos acostumados a reparar.
Vou ter para reparo um Fiesta com motor Endura e vou confirmar pelo comando de valvulas a ordem ignição,poís em reparos pouco nos preocupamos com esses detalhes.
Peço desculpas aos colegas.
Buzunga vou cuidar do teu caso,rsrsrsrsrsrsrsr
Esse motor Endura é usado pelo Hilman ingles e a Ford usou n Fiesta,Ka.
de fato a ordem é 1-2-4-3.
amigos obrigado pela dedicaçao
agora oque me deixa "grilado"
é o seguinte sendo a ordem de explosao 1-2-4-3
o motor nao iria trabalhar irregular?
tipo desbalanceado?
pois seriam duas queimas consecutivas em cilindros
lado-a lado.
nunca vi um motor deste aberto
para observar o comando
mais realmente achei estranho
pretendo examinar mais este sistema
abraço a todos.
Trincaferro.
Na ordem 1-3-4-2 tambem há momento que a queima se dá tambem no cilindro vizinho.A diferença é só nos cilindros do meio.
Pelo que pesquisei essa ordem 1-2-4-3 foi abandonada por causa das correntes dos gases no coletor de admissão,que com a ordem 1-3-4-2 comprovou-se melhor enchimento dos cilindros.
Como esse motor é antigo na Europa acho que a Ford optou pelo mesmo para o Brasil.
Abraço.
bo atrde se trabalhar com ele contando do lado do volante fica masi facil