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Caros colegas, estou com um problema do qual gostaria de saber se já passaram por isso.
Deu entrada na oficina um Azera 2011, cujo cliente reclama de intermitentemente o motor apaga em trânsito. O carro possui 21.000 km, a bateria está boa e não há sinal de oxidação.
Foi passado o aparelho e não encontrei nenhuma avaria. Observei o funcionamento do motor no Osciloscópio e tudo estava normal, tempo de injeção, avanço dos cilindros, sensores, atuadores, etc.
O iX35 tem um sistema de emergência que desliga o motor quando o mesmo está em temperatura muito alta, já o Azera não possui isso.
Procurei em fóruns, no são Google e apenas achei um semelhante, no clube do Azera, mas não obtive resposta e a pessoa não colocou a solução. Houve um caso numa CC Hyundai onde um Azera antigo (AT 5) com o caso semelhante trocou o módulo. Eu estou com a ideia de trocar o módulo, mas queria enxergar o que mais posso fazer antes de me arriscar.
Agradeço desde já qualquer dica.
Respostas:
Os sensores estão todos ok, em pleno funcionamento, e atuadores também.
Se tivesse ocorrido alguma falha de sinal o aparelho teria registrado, mas não há nada, e nem no Azera antigo citado também não havia nada de avaria. Não sei nem por onde começar a diagnosticar.
o carro apaga e pega normal depois?? como q é isso? ja q vc tem o osciloscopio monitorou alimentação de modulo desde la do cilindro de ignição, sensor de rotação? tem muit a coisa a conferir ainda, não confie em scanner ele nunca faz milagre. Funciona e mexe nesse chicote pode ter algo irregular nisso, ou entao se algum "artista" nao oinstalou algo nao original q esta avariando o sistema.
>o carro apaga e pega normal depois?? como q é isso? ja q vc tem o osciloscopio monitorou alimentação de modulo desde la do cilindro de ignição, sensor de rotação? tem muit a coisa a conferir ainda, não confie em scanner ele nunca faz milagre. Funciona e mexe nesse chicote pode ter algo irregular nisso, ou entao se algum "artista" nao oinstalou algo nao original q esta avariando o sistema.
Andamos com o carro para tentar simular o fato ocorrido, mas não obtivemos sucesso. O gds (nome do scaner da hyundai) monitora em tempo real todos os parâmetros dos sensores, assim como injeção e atuador. O funcionamento esta padrão.
Encontrei uma avaria esporadica no sensor de posição da transmissão. Não sei se poderia ter relação.
O cliente já estava muito nervoso, disse que sabia qual era o defeito e quer entrar na justiça. Nos deu pouca informação. Apenas disse que aconteceu em trânsito quando entrou numa rotatória, o motor apagou mas o painel manteve todas as luzes comuns acesas. Em seguida deu a partida e continuou trafegando. Ele não explicou muito bem, mas acho que no dia seguinte aconteceu novamente mais de uma vez. Ele disse que abastece sempre em posto de procedência e que não deixa o tanque na reserva.
Realmente, sem simular o defeito causado fica difícil, mas estou numa situação critica, pois os recursos estão limitados.
Minha maior duvida e o que pode causar o desligamento do motor? Combustível de ma qualidade, bomba com baixa pressão, velas muito fria ou muito quente, sujeira temporária na válvula injetora?
Nota: o motor morre de repente, ele não chega a falhar
Colega vou te falr uma coisa.. cliente influenciando no diagnostico é complicado..manda ele arrumar o carro entao. Essa falaha e chata ja peguei muitos carros assim não eram o caso desse hyundai e era um simples rele dando falha intermitente e o scanner sequer me deu uma pista disso , esse é o drama. Nao deixe seu cliente ditar as regras pra vc no quesito diagnostico, pelo q estou entendendo ele esta dificultando na hora de testar o veiculo.
Realmente, sem simular o defeito causado fica difícil, mas estou numa situação critica, pois os recursos estão limitados.
Minha maior duvida e o que pode causar o desligamento do motor? Combustível de ma qualidade, bomba com baixa pressão, velas muito fria ou muito quente, sujeira temporária na válvula injetora?
Nota: o motor morre de repente, ele não chega a falhar
olha colega tudo isso q vc cita nao da corte repentino sem falhar antes..torno a repetir coloque ferramentas e faça testes.. scanner nenhum lhe da teste conclusivo, se tem duvida de pressão , ou de sujeira em bomba com um simples manometro vc rem a certeza disso, e alem disso a sonda com certeza estaria com a leitura alterada..faça testes basicos aí está faltando isso . Nao deixe seu clinte ditar as regras ou te ameaçar na hora do diagnostico.
verifique os reles.. com multimetro va verificando alimentaçao da central e mexendo no chicote pra ver se da defeito...
>Colega vou te falr uma coisa.. cliente influenciando no diagnostico é complicado..manda ele arrumar o carro entao. Essa falaha e chata ja peguei muitos carros assim não eram o caso desse hyundai e era um simples rele dando falha intermitente e o scanner sequer me deu uma pista disso , esse é o drama. Nao deixe seu cliente ditar as regras pra vc no quesito diagnostico, pelo q estou entendendo ele esta dificultando na hora de testar o veiculo.
Realmente, sem simular o defeito causado fica difícil, mas estou numa situação critica, pois os recursos estão limitados.
Minha maior duvida e o que pode causar o desligamento do motor? Combustível de ma qualidade, bomba com baixa pressão, velas muito fria ou muito quente, sujeira temporária na válvula injetora?
Nota: o motor morre de repente, ele não chega a falhar
olha colega tudo isso q vc cita nao da corte repentino sem falhar antes..torno a repetir coloque ferramentas e faça testes.. scanner nenhum lhe da teste conclusivo, se tem duvida de pressão , ou de sujeira em bomba com um simples manometro vc rem a certeza disso, e alem disso a sonda com certeza estaria com a leitura alterada..faça testes basicos aí está faltando isso . Nao deixe seu clinte ditar as regras ou te ameaçar na hora do diagnostico.
Mas se tivesse alguma coisa haver com a pressão o carro falharia em testes. Se tivesse sujeira no sistema eu pegaria no gráfico do osciloscópio. E no osciloscópio a sonda está trabalhando perfeitamente. Se eu não posso confiar no scanner, então de que me adianta a tecnologia. Desculpe, mas desde que aprendi a mexer no osciloscópio fico muito dependente dele. Sei fazer medições com o multímetro, mas é um saco e perde muito tempo.
Consegui um módulo com a mesma numeração, vou pegar emprestado e testar.
Obrigado por enquanto.
>Colega vou te falr uma coisa.. cliente influenciando no diagnostico é complicado..manda ele arrumar o carro entao.
Rsrsrs, se pudesse meu amigo, mas CC não é possível, pois no caso o cliente quer devolver o carro, mas o mesmo não ajuda em detalhar a falha para o diagnóstico.
Essa questão do Relê é uma boa dica. Mas no caso do Azera, há tantos que nem sei por onde começar a verificar a falha de sinal (se é que há falha no relê).
Se eu fosse vc nao confiaria nunca no scanner falo isso de experiencia no dia a dia , é somente uma ferramenta pra ajudar e não pra resolver.. Se eu fosse vc dedicaria na parte eletrica, pelo q relata..pode até ser modulo mas é raro.
amigo da uma olhada novamente na transmissao e auele dtc ? se ela ratear pode desligar o motor
Encontrei uma avaria esporadica no sensor de posição da transmissão. Não sei se poderia ter relação.
SE O PROBLEMA È ESPORADICO? TEM ALGUMA LETRA INICIAL. UM NUMERO ( as vezes eles nos mostra e a gente nao enxerga)
Metalomega, vc é autorizado ou concessionario desta marca???
Se não é, acho que deveria forçar o seu cliente a ir a uma concessionaria, mesmo porque um carro 2011 ainda deve estar na garantia, sei que as vezes nos empolgamos e tentamos fazer de tudo pra ajudar o cliente, mas será que compença ficar queimando neuronios em um carro que ainda não se tem todo recurso necessario em uma oficina particular??
No fim quando descobrir o defeito será que o cliente saberá dar o devido valor ao tempo perdido por vc??
No fim será que ele não vai te dizer se a peça defeituosa é esta então não troque porque vou reclamar garantia??
É complicado eu tenho muitos clientes que não fazem ao menos a revisão gratuita, mas se o carro deles apresentarem algum defeito ainda na garantia eu não perco meu tempo tentando resolver um problema que pode ser um defeito de fabrica, não vale a pena, porque vc pode perder muito tempo em um defeito destes e estará deixando de lado outros clientes que estão com problemas mais faceis de resolver, e que estes sim irão lhe dar o devido valor a seu serviço.
Desculpe mas é minha opinião ainda mas em se tratando de um cliente como este ai que quer citar regras.
Bom, como não encontramos nada, trocamos o módulo da ECU, e depois de quase um mês o cliente não voltou mais pra reclamar.
Dito isto, o módulo estava com defeito, apesar de não apresentar no Scaner.
Isso na CC é um pouco fácil, mas quero saber como seria em oficina particular...