Motor foi trocado bronzinas de biela, bronzinas de mancais, caixa de biela, caixa de mancal, brunimento, troca dos aneis de segmento, verificação dos pistões, troca dos semianeis, troca de bomba de oleo, coloquei um virabrequim 0,25 nitratado, troquei uma bobina de ignição (com fuga para carcaça), limpeza e testes dos bicos injetores, troca da embreagem, revisão do cabeço, oleo 15w40 tecno petrobras.:
Motor foi aberto por desgaste prematuro do vira no segundo cilindro.:(
Com sensor de detonação desconectado o motor fica com batidas dos 3000 rpm aos 4000 rpm e a luz do painel da injeção nao liga.
Com o sensor de detonação conectado o motor fica com batidas a patir dos 1500rpm
Video no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=W_yF1W8wSs0
Video com sensor de detonação desconectado.
Motor não falha, desempenho bom (não é otimo), pedi opinioes de parceiros:
1- Virabrequim fora de medida (conferi medida antes da montagem ok)
2- Batendo saia de pistao ( foi verificado na retifica)
3- Pre ignição por algum motivo.
Preciso de opinioes antes de abrir o motor novamente.
Respostas:
cara isto ta parecendo cabecote com excesso de folga nos tuchos ,comando ou falta de lubrificaçao.
A bomba de oleo é nova, genuina fiat, limpei e varetei todos os canais de oleo, o cabeçote foi revisado mas não sei se foi confiavel, tambem pensei em cabeçote. O barulho parece que vem de cima, e o sensor de detonação? Não era para a luz da injeção ligar? E por que o barulho muda?
Antes ele tinha um barulho parecido, nao consigo te dizer se é o mesmo, mas mandei o cabeçote para revisao e montei, o barulho foi aumentando e soltando muita fumaça, foi quando abri a parte de baixo e vi a folga enorme na biela, fiz a aprte de baixo e coloquei o cabeçote revisado nesta epoca, sem fumaça, desempenho ate agora normal (um pouco preso, mas acho que tem que amaciar), e sobrou essa batida no motor, vou pedir para conferir o ponto amanha e a questao das folgas nos tuchos tem como verificar sem tirar o cabeçote?
vai ter que tirar a correia dentada e soltar as gaiolas dos comandos;nao precisa tirar os cabeçotes;verifique voce mesmo com calma pois eu acho que o problema ta ai;poste o resultado;um abraço.
Informação: Vamos supor que a folga axial do vira pelo manual é de 0,5 a 1,0, meu mecanico deixou em 0,75.
>0,75mm de folga está na tolerancia,sem problema.
Mas essa folga acho muito alta para ""folga axial""
lukkas, não sei se o mecânico (pelo visto você é o dono do carro) tem o manual deste motor, mas a folga axial do virabrequim na bronzina central, é entre 0,05 a 0,16 mm. Então, folga de 0,75 está muito maior que o ideal.
Se ele ainda estiver em dúvida, peça para que ele acesse o fórum que passamos mais informações.
Era só uma suposição, a medida esta em 0,10, no meio da medida
Pessoal, olhei os comando do cabeçote e o variador de fase, tudo ok e o barulho continua, peguei outro controlador de injeção, testei e o barulho continuou, estou abrindo o motor agora.
folga radial vcs qrem dizer, to achando pescador da bomba entupido ou folga excessiva nas bielas ou mancais, sobre tucho se forem bons e so tirar a tampa deixar o resalto do comando para cima e apertar com pressao moderada de descer ta descarregado ai bate
a junta do cabeçote e de chapas ou comun ? ja tive problema semelhante em um marea de junta muito fina e o pistao batia no cabeçote um barulho muito semelhante a diferença era de 0,2 mm de uma marca para outra e ocasionava o defeito fique atento e este detalhe
Antonio74:
Veja se seu mecanico instalou as ferramentas certas pelo numero do chassi , Mésa o pé das vauvulas pode cer que o retifcador matou ,
compare com uma vauvula nova .iai bate tucho mesmo
Ola pessoal,
Problema resolvido, Troquei as bronzinas de biela, não me lembro a marca que instalei mas estavam com defeito de fabrica. Instalei da sintermetal e o ruido acabou.
Obrigado a todos.