boa tarde pessoal gostaria de uma luz,estou com um gol at 1.0 8 válvulas que foi transformado de 16 para 8, fiz troca da bomba eixo virabrequim que era com corrente ai coloquei a duosêntrica no virabrequim e ficou show mas a minha duvida é a seguinte o 16 e 8 válvulas a quantia de óleo é a mesma certo? É porque eu coloquei 3,50l e o nive ficou abaixo do minimo e antes de eu desmontas estava tudo certo no máximo ate andei no carro e nada sempre abaixo do nivel não sei onde pode ter depósito de óleo nesse motor se alguém tem uma dica ou experiência parecida por favor me ajude. muito obrigado a todos.
Respostas:
Prezado Diego. Se você tirou uma bomba que ficava dentro do cárter e colocou ela do lado de fora do motor, a capacidade do cárter aumentou exatamente igual ao volume que foi retirado do cárter. Aí a vareta do óleo tem que ser outra. Se eu estiver postando besteira, me perdoe. Abraço.
Muito obrigado galera mas a litragem continua a mesma ai só coloco outra vareta mais comprida ou coloco mais óleo além dos 3,5 litros porque tanto o com corrente quanto o sem ou 8 e 16v é a mesma litragem no motor.
Prezado Diego. Pare o carro num lugar perfeitamente plano, coloque exatamente 3,5 litros de óleo, e faça uma nova marcação na vareta. Ou para ficar mais caprichado, faça uma marcação com nível baixo, uma no meio e outra com a capacidade máxima do cárter. O principal, fundamental e mais importante é checar se a pressão do óleo está boa em todas as condições de funcionamento do carro. Se o nível estiver um pouco baixo ou um pouco alto, não tem grande importância. Abraço.