Pessoal Preciso de uma dica de vcs,
Estou com um problema , em uma fiat strada com 64000Km, que comecçou a falhar um cilindro ( número 3), aparentemente era um bico injetor, e foi substituído por um novo e feit a limpeza dos outros 03 também ! O carro voltou a funcionar perfeitamente em marcha lenta, mais apresentava falhas em alta rotação. Foram substotuidas as velas e cabos de velas, mais o defeito insiste. Ao passar o scanner ele indica defeito no corpo da borboleta, só que não consigo testar ele e um colega reparador aqui me disse que este carro também pode ter problemas da aterramento. Alguem poderia me dar uma luz neste problema ?
abcs
Respostas:
amigo tira o corpo e desmonta a lateral dele e ve se a engrenagen não quebrou são 6 parafuso torque 20
Amigo, Obrigado pela dica, vou fazer, agora pela manha o carro pegou com muita dificuldade e depois nao falhou nada... so que agora indicou sensore de temperatura com resistencia muito alta.. vou testar e substitui-lo tambem.
Posto aqui os resultados.
Amigos,
Fizemos os testes do TBI e esta perfeito, testado em equipamento próprio de teste de TBI, e com multimetro , P! & P2 ok. Mola interna tbm ok. O Carro frio demora demais a pegar, pega afogado e depois que limpa fica redondo, sem falhas nem na aceleração... conforme vai esquentando ele começa a falhar e rateia ao acelerar ... porem se mantere a rotação na casa dos 2500~300 rpm ele funciona muito bem sem falhas. No Scanner fora o erro que dava do sensor de temperatura , que foi subsitituído, nenhum outro erro aparece... O aterramento do motor esta ok, do módulo esta ok, do conector do TBI esta ok, tensão da bateria em 13,9 Volts. Substituímos a gasolina por outra ( Podium da BR) e nada.... ou seja descartei , gasolina, bicos,TBI. VOu partir para o sensor da roda fonic e para a sonda lambda...
Aguma outra dica sobre este motor '1.8 flex 2005 da fiat ?
Obrigado, pelas dicas.
Aqui vão as respostas:
roda fonica = ok ( sem empeno e na posiçao correta)
ponto da distribuição = ok
tensão da bateria 13,9 ~14 volts ok
Snesor de temperatura com defeito , substituido ( Acusava no scanner) agora = ok
TBi/Corpo da borboleta testato no aparelho e com multimetro =Ok
bicos limpos e testados =ok
Compressão dos cilindros testada e = ok, diferença menor que 10% entre eles
Cabos de velas , trocados e =ok
Velas trocadas , abertura 0.8 mm ,testei tbm com 1,1 mm tudo =OK
Sonda LAmbda , substituída, apesar de não apresentar defeito no scanner =ok
Terra do motor ok, terra do tbi=ok, terra do módulo ok
Falta testar MAP e Sensor de rotação que vou fazer amanhã, pois hoje foi enrolado
Carro custa muito a pegar, pega afogado porem quando frio limpa e fica trabalhando redondo sem falhas.. depois que aquece começa a encrenca.
Segundo o cliente, este carro as vezes demorava a pegar quando quente, como se estivesse afogado
Pessoal, apesar de não acusar nenhum erro no sensor de rotação ( roda fonica) resolvemos substituir o mesmo e o carro esta funcionando quase 100%, existe uma pequena falha na aceleração e uma vela que carboniza (cil #1) ja trocamos as velas e a suspeita é do bico injetor, vamos remover a flauta e testar todos fora novamente.
Obrigado pelas dicas
sempre qd ocorre isso aki na oficina eu coloco velas cabos e limpeza de bicos e de corpo de borboletas ai resolve
100% resolvido !
Depois da troca do sensor de rotação e pms o carro ficou quase 100%.
Removemos a flauta e apesar dos bicos serem novos, um deles apresentava o volume de injeção maior do que os outros 03. O que coincidia com o cilindro #1 , que estava carbonizando a vela .
Resultado, colocamos para limpar no ultrasom ( bicos novos) e mesmo assim este bico ainda ficou com volume maior, mesmo depois de 03 passadas no ultrasom. Acabamos trocando por outro e o carro ficou perfeito.
Resumo do reparo:
1 - sensor de temperatura da injeção cod FIAT
2 - 04 bicos injetores Modelo IWP 168 ( Originais Marelli) - Este carro teve histórico de bicos anteriormente por causa de combustível adulterado.
3 - Sensor de rotação e pms .
4 - kits de cabos de vela resistivos NGK
5 - Jogo de velas NGK BPR6EYZ
Módulo, foi completamente zerado, foi feita ciclo quente/frio e teste de rua perfeito.
Obrigado aos amigos pelas dicas!