ola pessoal reparador meu nome e marlon faria de castro e eu tenho uma oficina mecanica na minha casa aki na cidade paulista de ribeirão preto..chegou a semana passada na minha oficina um gm monza tuberão 1.8 injeção eletronica um bikinho com direção hidraulica sem ar..o defeito reclamado pelo cliente e de ke quando se fazia movimentos na direção do veiculo com o mesmo parado so ke funcionando havia estralos na direção ao kal eu mesmo constatei estes estralos ke hora parecem na direção horas parece ke o carro enteiro esta estralando,beleza dignostico suspenção folgada eu logo imaginei..troquei os amortecedores com seus respectivos batentes,troquei os tres calços do motor,troquei as bieletas da suspenção;e retirei a caixa de direção e mandei numa oficina especializada em hidraulicos para ser revisada,ai ke começaram meus problemas depois de todos estes procedimentos tomados o barulho continuou a mesma coisa não mudou se nada!!!!!retirei novamnete a caixa mandei revisar de novo desmontei e remontei tudo o ke eu ja havia trocado enfim estava tudo ok,montei a caixa de direção novamente no lugar eo barulho continuou a mesma coisa quando se esterça o caro para um lado ou para outro ouve se estralos na direção..entrei em contato com o dono do carro e ele me disse ke estes barulhos surgiram depois ke ele relizou um serviço de alinhamento no veiculo,madei conferir o alinhamento do veiculo no dpaschol mesmo deois de alinhado o barulho continua a mesma coisa..por favor de alguem tiver alguma ideia interessante a respeito deste assunto o meu email [email protected] mutio grato por todas as informações ke puderem me elucidar neste caso misteiroso ke eu estou em minhas mãos!!!!desde ja muito obrigado pela atenção de todos!!!
Respostas:
Caro Marlon,se o estralo dá quando esterça o volante com o carro parado dê uma atenção especial nos rolamentos das rodas,se por ventura eles estiverem movimentando em seu alojamento,causa esse tipo de defeito.Digo isto pois já peguei aqui vários carros da linha fiat,Strada em geral que em umas estavam sem a trava dos rolamentos e em outras os mesmos apesarem de ter que ser colocados na prensa,entravam com pouca resistência.É um defeito complicado de descobrir mas faça essa verificação com cautela.
Verificou as longarinas do monobloco quanto a rachaduras?
Caro amigo acho que o primeiro passo é vc descobrir em que lado ta o barulho,desligue um dos terminais e fassa o teste depois inverta assim vc ja ficara sabendo almenos que lado procurar, conordo com o colega acima em relaçao ao rolamento, mas dari atenção tambem na posição dos pratos superiores do amortecedor, eles tem posição certa se vc montar fora fica pegando e quando vc esterça fas baruho, otra dica é a porca e trava o proprio amortecedor se ela nao estiver dando aperto cerreto tambem estrala, tire a mesma e veja se ta blilhando a ponta do amortecedor.
De retorno
Colega,so complementando as respostas dos outros amigos,e bom tambem voce observar o posicionamento do rolamento que ficam no batente superior,ele tambem tem posição de montagem!