: ola amigos reparadores automotivo
essa semana eu me deparei com mas um misteri aq ond eu moro
nunca vi tando carro misteriozo aq em chapadao do sul ms
deve ser o clima
essa semana peguei uma montana 1.8 flex com ecelerador eletronico
o cliente estava reclamando de falhameto no veiculo
ele ando fazendo uma revizao em outra oficina aq perto
devido a esse falhamento
e dis ele q eo carro fico pior
ele ando tracando as velas e cabos de velas
limpo os bicos e troco a correia dentada
e o carro segundo ele continuo falhando
quando eu fui fazer um teste de percuço
com o veuculo
notei o falhamento
mas nao e um falhamento
andondo com o carro em velocidade de cruzeiro
notei q o falhamento c parecia com sintomas de acionamento do freio
motor
anadando com o carro percebia-se q o mesmo segurava isso mantendo uma aceleraçao contant de 3.000 rpm
defeito parecido com o do gol power quando ta com o interropitor de freio com defeito corta a aceleraçao
mas essa montana nao tava cortando e sim dando pequenas segurada na aceleraçao
e qunado piza fundo no acelerador o carro respod normal mente, fis vario teste no carro
verefiquei o aterramentoverifiquei cabo e velas , a bobina cicronismo das correia bomba de combostivel
, filtro
e o carro ficava com o mesmo defeito
no escanes nao aprezenta codigo de avaria nenhun
dai q ven o misterio
fis um rezet na central , o carro volto ao normal
andei com o carro um baio tempo e ele nao aprezento defeito
quando voltava p/ oficina o carro corto de vez e acendeu a luz de anormalia
e acuso o corpo de borboleta so q o mesmo ta funcionando nomal mente, gostaria q algue me desse uma ajuda nesse cazo tamen
.......
obrigado
Respostas:
Caro amigo magno... Este sistema é provido de sensor de aceleração no pedal, dependendo da posição que se encontra o pedal a uc faz a leitura deste sensor e envia para o corpo de borboleta. Este sensor do pedal funciona da mesma forma que o sensor de borboleta (tps) . Acho que vc deveria tirar este sensor e testalo, medindo seus valores de resistencia. Teste também a alimentação deste sensor, assim como a alimentação do corpo de borboleta. Va pisando lentamente no pedal de aceleração e meça a alimentação do corpo de borboleta,confome vc vai pisando no pedal a voltagem no corpo deve ir aumentando lentamente. Faça o teste de todo o circuito do sensor até na uc, e depois da uc até no corpo de borboleta se estiver tudo ok a falha pode estar na uc. ok... boa sorte
só uma correção. o pedal do acelerador envia o sinal para a central (uce) e esta envia para o corpo de borboleta, então com a chave virada e motor desligado não irá sinal para o corpo d borboleta. o ideal é fazer o teste com scanner, caso não tenha meça o sinal no próprio pedal.
algumas possíveis causas deste sintoma.
sensor map.
bomba de combustível travando.
sonda lambda informando mistura rica.
falha no corpo de borboleta.
valeu.
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boa tarde amigos, sou novo neste site, porém já tenho experiência no ramo de manutenção de centrais automotivas, nosso tel é 19-3457-2119 na cidade de santa barbara doeste - sp ,se for o caso de precisar reparar a central estamos à disposição, tbm executamos serviços de reset, desbloqueio e remapeamento para alcool de centrais.
Caso voce tenha problema na central, será preciso o envio da UCE (central), pedal do acelerador, conjunto corpo de borboleta, e o imobilizador com a chave do veículo.
Qualquer dúvida para maiores , por favor entre em contato atraves do telefone informado.
abraços.