turma, venho aqui novamente com problemas em mais uma montana! mais uma vez estou tendo dificuldade de entender este sistema! criei este tópico ate para aprender um poco mais e também tenta soluciona este problema!
seguinte esta montana e uma 2014 1.4 esteve aqui na oficina a uns tres meses atras com a luz da injeção ligada! ai naquela vez fiz o diagnostico e tinha apresentado erro ( p0420 sistema de catalizador, banco 1) ela estava apenas com 45,000 km rodados e nao apresentava nenhum erro de ignição no meu aparelho nos valores reais quando estava em funcionamento! e a temperatura do catalizador variava na lenta em torno de 300 graus! bom ai troquei a sonda lambda pos catalizador e apaguei o erro e tudo voltou ao normal!
agora hoje ela volta aqui novamente com o mesmo erro, ( p0420) porem com uma diferença, nos valores reais do meu aparelho ela em funcionamento fica dando falhas de ignição! e também a temperatura do catalizador chega a ir na lenta a 600 graus! ja dei uma revisada geral na injeção e apaguei o erro! ainda nao apresentou o erro mas acredito so ser uma questão de tempo para voltar! porque nos parâmetros continua sempre erros de ignição!
uma grande observação, sobre ela o proprietário efetuou a troca da correia de comando com 40 mil km! unica coisa feita de manutenção!
alguém ai mais experiente ou alguém que tenha passado por isto pode me ajuda!
realmente estas montanas andam dando muito dor de cabeça!
Respostas:
turma, esquece de deixar também o valor de trabalho da segunda sonda( pos) ela esta oscilando de 200mv a 750mv!
e tambem a sonda que troquei da outra ves foi uma original!
Ola boa tarde amigo. Rodrigo ao aquecer o motor bem aquecido ve no grafico se as sondas estão trabalhando igual ou seja os graficos da 2º sonda parecido com o da 1º se for meio identico os dois graficos . O catalizador está contaminado, por causa de combustivel ruim dai tem que trocar o catalizador
. outra coisa que lí no teu tópico é sobre a caloria do catalizador , cara fica o seguinte bicos fora de vazão muito alto , tambem pode ser o abafador e silencioso com defeito. :
>Ola boa tarde amigo. Rodrigo ao aquecer o motor bem aquecido ve no grafico se as sondas estão trabalhando igual ou seja os graficos da 2º sonda parecido com o da 1º se for meio identico os dois graficos . O catalizador está contaminado, por causa de combustivel ruim dai tem que trocar o catalizador
. outra coisa que lí no teu tópico é sobre a caloria do catalizador , cara fica o seguinte bicos fora de vazão muito alto , tambem pode ser o abafador e silencioso com defeito. :
ola luiz, nao estao identicos, mas noto que a sonda pos esta trabalhando como se fosse a primeira! e sobre os bicos, estao tudo ok com eles ja fiz testes neles! muito obrigado pela forca
>Amigo faz esse procedimento
_ Dê partida no motor
_Acelere ate mais ou menos 4 mil RPM, uns 5 segundos
_Deixe voltar na marcha lenta por uns 5 segundos
_Desligue a ignição por uns 5 segundos
_Ligue a ignição por uns 5 segundos, e dê partida no motor
_Acelere ate 4 mil RPM, uns 5 segundos
Repita esses procedimentos por 6 vezes
Depois faça leitura da sonda pós catalizador e veja se ela parou de oscilar
A leitura da segunda sonda de ficar em torno de 600 milivolts
Boa sorte e poste o resultado
Se não resolver, ai só trocando o catalizador.
ola Edílson, este procedimento ja fiz, acho que nao foi por seis vezes mas acho que foi por cinco vezes! a sonda pós não fica so en torno de 600 mv, ela oscila muito! muito obrigado pela forca ai
retire o catalizador verifique se não abriu buraco na colmeia na entrada dele.devido a comb adulterado.
>Na verdade são por quatro ou cinco vezes
Pedi pra fazer seis vezes por garantia
Mas se não resolveu e sonda continua trabalhando igua a de cima,
Pode trocar o catalizador
Aqui já trocamos muitos desses catalizadores, aquele no coletor
Pra poder passar nas inspeções veiculares de emissões.
pois e Edílson, comentei com o proprietário agora e o cara nao que troca! nao acredita que seja catalizador! complicado, não e facil
>retire o catalizador verifique se não abriu buraco na colmeia na entrada dele.devido a comb adulterado.
ola roberto, dei uma olhada! aparentemente nao tem buraco, mas pode te alguma deformação mais interna ne, o que acha