Olá amigos, sou Renan Pinho, moro em Belém do Pará. Tenho uma Montana 1.4 Econoflex ano 2011. Pois bem, meu carro apresenta alguns problemas, tais como: Entre 3000 e 4000 Giros o motor perde força e leva quase 15 segundos para ir de 3000 à 4000 giros, neste intervalo eu afundo o pé no acelerador e é como se eu fizesse o oposto. O carro perde força e falha muito. Depois dos 4000 giros o motor praticamente renasce e dá uma arrancada forte e leva menos de 02 segundos para ir dos 4000 a 6000 giros. Por outro lado quando aciono bem levemente o acelerador ele passa pela faixa de 3 a 4 mil giros sem muitas falhas e perde pouca força. Levei o carro em 5 oficinas e até agora ninguém descobriu a magia... Ah, o consumo está péssimo, em torno de 7Km/l na cidade e 9Km/l na estrada. Troquei TBi, catalisador, velas, cabos de velas, todos os filtros e de posto de combustível.
Não sei mais o que fazer....
Respostas:
Boa noite amigo, qual a média de consumo que este veiculo fazia antes?
Ola. Acho que voce esta trocando muito de mecanico , vc teria que ter um reparador de tua confiança ele fazer todos os testes posiveis e que tem que procurar ajuda é o reparador ele é quem sabe os testes que fez e ir até tirar a falha.
Eu aqui na minha oficina vou pesquizando e fazendo testes até resolver o defeito.
na verdade, a média era 11 Km/l na cidade e fazia 15 Km/l na estrada. Claro isso com calma. Se fosse pra ser pé nervoso isto dava 9 Km/l na city e 13 na estrada...
A verdade é que tenho um camarada de confiança, porém ele se deu por vencido neste problema. Daí então busquei outros para tentar obter êxito, entretanto, até agora nada. Então resolvi buscar conhecimento pra tentar ajudar o mecânico de casa....
Outra situação inusitada é: Pela manhã ou a qualquer hora do dia em que o motor esteja frio, no momento da partida ele funciona perfeito e anda normalmente. Com força e vigor parece outro carro. Daí o tempo vai passando e a temperatura do motor sobe... Já era o carro. Quando a temperatura atinge o limite operacional parece ter uma carga de 2 mil Kg na carroceria... Simplesmente o carro vira uma carroça puxada por um jegue...
>Outra situação inusitada é: Pela manhã ou a qualquer hora do dia em que o motor esteja frio, no momento da partida ele funciona perfeito e anda normalmente. Com força e vigor parece outro carro. Daí o tempo vai passando e a temperatura do motor sobe... Já era o carro. Quando a temperatura atinge o limite operacional parece ter uma carga de 2 mil Kg na carroceria... Simplesmente o carro vira uma carroça puxada por um jegue...
trocou o catalizador porque? mediu a pressao no escape pelo furo da primeira sonda lambda mesmo depois de ter trocado o catalizador? e como estão os valores das sondas lambdas quando o motor está aquecido?
O núcleo do catalisador estava ausente. Simplesmente sumiu. Houve a necessidade da substituição da peça. A que está no local é nova/original. Bem, os valores estão dentro do padrão. Até invertemos as sondas e nada resolve.
Sincronismo do motor está no padrão? Letra B para cima motores 1.4 e Letra A para cima motores 1.8
teste dos injetores ( equalização e forma do leque )
Sensor TPS está marcando direito? conferiu pelo scanner os valores de posição da borboleta?
como está o AF do combustivel?
compressao do motor?
Valores de tensão do sensor MAP, ( chave ligada motor parado, veiculo em marcha lenta e em carga no motor )
quanto está marcando o TI ( tempo de injeção ) marcha lenta com a/c ligado e desligado e componentes eletricos e eluminação ligados e desligados?
oleo do motor está usando o 5w30?
fora os detalhes de: ( calibragens dos pneus, diâmetros de rodas e pneus se são os originais , se o veiculo está com valores de alinhamento ok, principalmente valores de convergência )
Todos os procedimentos realizados no carro eu acompanho atentamente. Aferimos as duas sondas no scanner e estavam operando normalmente...
O que me deixa mais impressionado é a exatidão das falhas, sempre entre exatos 3 e 4 mil giros. Há falhas fortes e baixíssima potência, sem contar que para atravessar essa faixa de giro leva muito tempo...Antes de entrar e depois que supera a faixa dos 3 a 4 mil giros pronto, o carro fica exatamente normal...
alguem teria uma tabela com os parametros padrão desse motor 1.4 e 1.8?
nas condições: frio e quente com a/c ligado e desligado
alguem poderia dar um print screan da tela dos scanners nos modos continuos para ajudar a galera ?
T.I.
MAP
RPM
valores das sondas
temperatura AR, agua
pressao de combustivel
posição borboleta , TPS e posição acelerador
e outros sensores que possam ajudar no diagnostico dos veiculos
Já estou a horas garimpando a rede e nada de obter esses valores...
reforça os aterramentos, verifica se está esquentando o negativo da bateria, tenta trocar a bateria com a de outro carro para ver se muda alguma coisa.
Fizemos uma aterramento direto da carcaça da central para o chassi do carro, troquei a bateria, só não testei rodar no carro com a bateria off....
Cheque os injetores e os filtros existentes na entrada dos injetores devm estar limpos, tente colocar outra bobina pra teste pode estar dando defeito intermitente, causando a falha em um ou mais cilindros, escapamento entupido, aterramentos, Corpo borboleta com defeito, cheque tudo é impossivel o defeito não aparecer.
>Fizemos uma aterramento direto da carcaça da central para o chassi do carro, troquei a bateria, só não testei rodar no carro com a bateria off....
NUNCA faça isso de rodar com o veiculo sem bateria, pois a bateria funciona como uma espécie de regulador de tensão, onde sem a bateria conectada, passa facil de 20v queimando tudo q estiver pela frente, lampadas radio, ECM, eletronicos diversos, um tremendo transtorno, antigamente sei q faziam de tirar o cabo da bateria pra ver se estava carregando, hoje isso é impraticavel sob pena de danos no circuito elétrico e eletronico em geral.
Sobre seu defeito, acredito ser algum ajuste de combustivel, feito pelo scanner, ok?
Ainda não havia verificado esta situação. Abastece exclusivamente gasolina. Vou pedir pro Nazareno verificar qual o tipo do combustível a central está reconhecendo. mandei atualizar o software da central sexta-feira.
>Cheque os injetores e os filtros existentes na entrada dos injetores devm estar limpos, tente colocar outra bobina pra teste pode estar dando defeito intermitente, causando a falha em um ou mais cilindros, escapamento entupido, aterramentos, Corpo borboleta com defeito, cheque tudo é impossivel o defeito não aparecer.
Inclusive, já troquei todos os filtros, bobina de ignição, mandei fazer a limpeza ultra-sônica dos bicos injetores e verificamos ponto de correia dentada.
gostaria q respondece algumas pergunta
sensor temper. ar tem oleo carvao?
preção da bomba combus. frio? durante o defeito?
vacuo coletor adimião, frio? durante falha?
tempo ingeção nos dois casos?
quanto tempo esta asim?
foi feito agum procedimento +ou- antes desta falha comessar?
se precisar me mande um email [email protected]
eu poso lhe passar mais alguns detalhes.
>Sincronismo do motor está no padrão? Letra B para cima motores 1.4 e Letra A para cima motores 1.8
teste dos injetores ( equalização e forma do leque )
Sensor TPS está marcando direito? conferiu pelo scanner os valores de posição da borboleta?
como está o AF do combustivel?
compressao do motor?
Valores de tensão do sensor MAP, ( chave ligada motor parado, veiculo em marcha lenta e em carga no motor )
quanto está marcando o TI ( tempo de injeção ) marcha lenta com a/c ligado e desligado e componentes eletricos e eluminação ligados e desligados?
oleo do motor está usando o 5w30?
fora os detalhes de: ( calibragens dos pneus, diâmetros de rodas e pneus se são os originais , se o veiculo está com valores de alinhamento ok, principalmente valores de convergência )
Amigo, não aferimos os valores de todos os sensores, apenas sonda lambda. Vou pedir pro Nazareno verificar isto, aí posto os valores para comparação. Até por quê não havia como nós comprarmos sem a referência original do motor... Quanto ao óleo, é sim o 5w30. Alinhamento e balanceamento ok, Pneus 195/60R15 sempre calibrados e alinhados.
Amigo a respeito do aterramento reforça um do motor ou do cambio para lataria não da lataria para central.;)
>Amigo a respeito do aterramento reforça um do motor ou do cambio para lataria não da lataria para central.;)
HUmmmm. Verdade. Vou providenciar isto amanhã cedo, posto o resultado logo cedo!
Obrigado pela dica. :)
RESOLVIDO!!!
Graças a DEUS! Amigos obrigado pelas informações! Graças a ajuda de vocês conseguimos desvendar o mistério... Primeiro trocamos os cabos e as velas, descobri que um dos mecânicos cara de pau pôs no carro velas e cabos paralelos, daí então comprei originais NGK. Mas, antes disso reforcei o aterramento entre motor e chassi, chassi e UCE e entre o polo negativo da bateria e o chassi.
Agora o carro tá macio, entretanto, ainda percebo uma pequena, quase imperceptível, perda de potencia quando entra na dita faixa dos 3 a 4 mil giros, coisa pouca, mas dono percebe. Vou pedir pra revisar os sinais da sonda lambda, map e tbi... Fora isto, ficou 100%.
Obrigado pela colaboração !!
>RESOLVIDO!!!
Graças a DEUS! Amigos obrigado pelas informações! Graças a ajuda de vocês conseguimos desvendar o mistério... Primeiro trocamos os cabos e as velas, descobri que um dos mecânicos cara de pau pôs no carro velas e cabos paralelos, daí então comprei originais NGK. Mas, antes disso reforcei o aterramento entre motor e chassi, chassi e UCE e entre o polo negativo da bateria e o chassi.
Agora o carro tá macio, entretanto, ainda percebo uma pequena, quase imperceptível, perda de potencia quando entra na dita faixa dos 3 a 4 mil giros, coisa pouca, mas dono percebe. Vou pedir pra revisar os sinais da sonda lambda, map e tbi... Fora isto, ficou 100%.
amigo, qual a marca de cabos que estavam antes? eram ACDELCO? como vc fez esse reforço nos aterramento? tem como postar fotos ou mandar para meu email: [email protected]
>RESOLVIDO!!!
apos um reparo destes o melhor remedio é andar em alguns casos recetar os parametros e anda.
>RESOLVIDO!!!
amigo, qual a marca de cabos que estavam antes? eram ACDELCO? como vc fez esse reforço nos aterramento? tem como postar fotos ou mandar para meu email: [email protected]
Os cabos eram iguais aos bosh, porém não eram. As velas tbm eram paralelas. Usei um cabo elétrico 6 mm e fiz uma conexão no aterramento do chassi e conectei a um parafuso que segura o suporte do protetor do coletor de exaustão.