Comprei um Ford mondeo 2.0 motor zetec 16V, fiz o motor, dei partida, pegou, dei uma volta no quarteirão, encostei na oficina para os finalmente, dei partida pegou apagou e não pegou mais.
Causa: não vem pulso na bobina, enfim corrente nenhuma!
Já troquei central, corrigi todo o chicote e nada. Um detalhe: O motor da partida através do motor de arranque mas não pega, pelo motivo acima, o alarme funciona, mas o aparelho não entra de jeito nenhum.
Respostas:
Sensor de rotação está ok?
Sensor de fase também?
esse carro tem rele de partida, um amarelo la no compartimento do motor, veja se tem 12v no pino 3 do rele..
Sensor MAF não desencaixou? Ele desencaixado, motor não funciona...
Caso típico de falta de alimentação da ECU pois scanner não comunica e não tem alimentação no sistema, verifique ai. Sistema de injeção EEC IV praticamente igual aos nossos CFI, muda o map para maf, atuador de M Lenta a outras coisinhas.
Já troquei 4 sensor de rotação, e nada, abri todo o chicote fizemos revisão em todos os terminais, tudo ok.
O problema é intrigante, vem positivo na bobina, mas o sensor de rotação não pulsa, a central está sendo alimentada, pelo menos até o pino 1, não sei lá para dentro.
obrigado pela dica, mas já medi todos os fusiveis e reles, mas vou seguir de novo esta dica.
É exatamente isto o que está acontecendo, mas só que entra positivo na central pelo pino 1, mas não pelo 40 se é que eu entendi um pequeno rascunho do esquema eletrico, estou atras de conseguir o esquema eletrico completo.
Amigo ,verifique a fiação da tomada de comunicação com o escaner, pois como ,disse o Canal , se a central está sendo alimentada,pode ser um problema na propria tomada.
Meu esquema eletrico não esta aqui ,mas se eu não me engano esta central é alimentada com um positivo direto e tambem um pos chave que vem do relé principal.
Se caso a alimentação e aterramento estiver ok,seguindo o esquema eletrico , dando a partida ( com o motor girando) teste com um multimetro o sinal de rotaçao do sensor proximo ao conector e tambem no pente da central .
O sensor maf está perfeitamente encaixado, quando dei a partida no motor apos ter terminado com a montagem ele pegou na primeira partida, e não estava ligado nem o maf e nem o atuador de marcha lenta, claro ficou auxilando o funcionamento, então liguei o maf e o atuador de marcha lenta e carro ficou um "sino", como mencionei andei com o carro e apos retornar a oficina para os finalmentes o motor apagou e não pegou já faz uma semana que estamos mexendo. E nem o raster consigo conectar com a central do carro, ficaria mais fácil o diagnostico, mas....
Olha cara é o segundo caso que pego neste ano, o primeiro foi um marea não eu propriamente mas meus companheiros um defeito que nenhum mecanico poderia imaginar que aconteceria, envolveu toda a equipe durante uma semana e o pior o cliente no pé, estava viajando quando o carro apagou de vez. E agora este mondeo.
Obrigado pela dica, não cheguei a este ponto, mas amanha cedo vou verificar e volto a comunicar caso solucione este enigma.
>Obrigado pela dica, não cheguei a este ponto, mas amanha cedo vou verificar e volto a comunicar caso solucione este enigma.
Conseguiu resolver amigo ?????
Estou com o mesmo problema:
Tenho um mondeo 95 GLX automático.
O carro estava parado a duas semanas,estava funcionando, eu que não usava mesmo.
Certo dia fui da uma ligada nele, ligou perfeitamente de primeira, so que estava no GNV, liguei a bomba de gasolina, pois eu deixo ela desligada enquanto uso o GNV, e
liguei ele na gasolina, ligou novamente perfeitamente de primeira deixei uns 10 minutos ligado, desliguei e passei novamente para o GNV, desligando a bomba de gasolina.
Pronto, nunca mais ligou, nem no GNV e nem na gasolina .
O que ja fiz:
1º verifiquei a bomba de gasolina
2º coloquei gasolina na borboleta, ligando o carro,
3º troquei o sensor de rotação
4º troquei a bobina de ignição
e nada, so faltou o modulo de ignição
O carro so fica rateando e não liga de jeito algum
Se vc conseguiu algo, tem como vc postar aqui , por favor
amigo ja aconteceu varias vezes isto comigo, qdo mexo com a linha ford injaçao.
Abra o chicote do sensor de rotaçao e sensor de fase e isole os fios, eles descascan e encostam um no outro causando curto e nao deixando funcionar o motor.
So de vc ter mechido no chicote ele deve ter dado curo.
Vale a pena conferir.
Ola amigo.
Primeiro - certifique-se que a bateria esteja em plena carga!
Segundo - Verifique na caixa de fuziveis do compartimento do motor, se o fusivel azul ou laranja (brindado) não está queimado ou com mal contato.
Ele queima só de você ligar e desligar a bomba de combustivel.
mateus01 e edsolique muito obrigado pela dica irei executar as suas dicas e postarei aqui o resultado .
Desde ja agradeço os dois pela dica .
Obrigado
mateus01 assim como vc disse, realmente estava dando curto o chicote do sensor de rotação e outros fios, hoje retirei todo o chicote, do modulo até o sensor de rotação passando por tudo que é sensor , estou todo arranhado, deu um trabalho brabo , vou limpar tudo e isolar todos os fios que estão desencapados .Caraca vai dar um trabalho tremendo .
Amanha irei começar primeiramente a limpar o chicote todos, é muito longo, tem muito conector.
Obrigado pela dica, quando eu acabar de limpar,isolar e montar o chicote eu posto aqui o resultado .
Desde ja obrigado pela dica
acredito q ao vc isolar o chicote o carro vai ficar joia.
estes chicotes de injeçao da ford 96 em diante é precario, nao aguenta temperatura e resseca, causando o curto logo apos reparos.
boa sorte amigo
>acredito q ao vc isolar o chicote o carro vai ficar joia.
estes chicotes de injeçao da ford 96 em diante é precario, nao aguenta temperatura e resseca, causando o curto logo apos reparos.
boa sorte amigo
De todo o chicote do modulo de injeção, o único fio que estava totalmente descascado foi o do sensor de rotação.
Agora o que esta me intrigando é que quando estava retirando esse chicote do modulo de injeção(completo) percebi que o chicote do modulador do sistema de freio estava com os seus 25 fios de ponta a ponta, desencapados e em curto.
A pergunta é : Como pode o carro andar desse jeito ?
O carro estava andando normalmente .
milagre?
modlima temos aqui na oficina um mondeo 97 pro dia a dia o guanha pao rsrs qdo pegamos ele demos uma geral ate o motor foi feito ai começo a dor de cabeça depois d muitos consertos e reparos tudo foi sanado e um deles q um certo dia deixou a gente na mao foi a fiaçaõ do sensor de rotação e o do motor de arranque q passa bem colocado por uma tubulaçao q vem do escap q passa colado na bobina e se divide em 2 e sai 2 mangueiras q liguam no sensor colado no painel corta fogo do cofre do motor entao fizemos assim , refizemos todo o chicote o sensor de rotação aumentando um pouco seu tamanho ,isolamos e colocamos termoteipe para não resecar mais pq fica colado proximo ao coletro de escap e o bemdito fio do arranque q passa proximo a tubulaçao q vem do escap tbm refizemos e trocamos a posição original e passamos por outro local bem longe desta tubulaçao sendo q ele só derreti tudo rsrsr depois q pararmos o carro e religarmos ele novamente ai sim ele fecha o curto e faz a lambança toda vai ai e de uma conferida tbm no chicote da bomba d combustivel q nao tem proteção alguma e com o tempo ele acaba sendo esmagado pelos passageiros do banco traseiro e tbm entra em curto ai faz toda essa bronca ai tem hr q pega e hr nao , boa sorte ...espero ter ajudado d alguma forma ..
>modlima temos aqui na oficina um mondeo 97 pro dia a dia o guanha pao rsrs qdo pegamos ele demos uma geral ate o motor foi feito ai começo a dor de cabeça depois d muitos consertos e reparos tudo foi sanado e um deles q um certo dia deixou a gente na mao foi a fiaçaõ do sensor de rotação e o do motor de arranque q passa bem colocado por uma tubulaçao q vem do escap q passa colado na bobina e se divide em 2 e sai 2 mangueiras q liguam no sensor colado no painel corta fogo do cofre do motor entao fizemos assim , refizemos todo o chicote o sensor de rotação aumentando um pouco seu tamanho ,isolamos e colocamos termoteipe para não resecar mais pq fica colado proximo ao coletro de escap e o bemdito fio do arranque q passa proximo a tubulaçao q vem do escap tbm refizemos e trocamos a posição original e passamos por outro local bem longe desta tubulaçao sendo q ele só derreti tudo rsrsr depois q pararmos o carro e religarmos ele novamente ai sim ele fecha o curto e faz a lambança toda vai ai e de uma conferida tbm no chicote da bomba d combustivel q nao tem proteção alguma e com o tempo ele acaba sendo esmagado pelos passageiros do banco traseiro e tbm entra em curto ai faz toda essa bronca ai tem hr q pega e hr nao , boa sorte ...espero ter ajudado d alguma forma ..
Eu troquei todo o chicote do sensor de rotação, tive que tirar todo o chicote(completo,do modulo de injeção até sua extremidade), e quando eu fui colocar ele no lugar percebi que o chicote do modulador do sistema de freio estava com os seus 25 fios de ponta a ponta, desencapados e em curto ai eu nem coloquei o chicote do sensor de rotação no lugar, irei trocar os fios ou encapar todo o chicote do modulador do sistema de freio e ai sim irei colocar tudo no lugar e testar e ver se o carro irá ligar.
Se ainda sim não ligar seguirei a sua dica,obrigado pela ajuda.
Desde ja agradeço
Pessoal, não esqueci do fórum não.:
Eu ja fiz tudo, refiz os dois o chicote inteirinho , o chicote do freio e o chicote da central.(deu muito trabalho)
Porem, quando eu fui ligar...
Não ligou, rsrrs
Vi que não estava entrando gasolina, deve ser bomba de gasolina de tanto eu tentar ligar o carro , já retirei a bomba , mais acabou o meu tempo novamente.
Assim que eu tiver um tempinho irei comprar outra bomba de gasolina para tentar ligar novamente e postarei aqui .
edsolique
Conseguiu resolver seu problema?
estou com um mondeo com problema, em uma noite a bomba de gasolina começou a zunir.
foi retirado o cabo da bateria.
no outro dia fomos verificar, o carro bate arranque mas não pega.
a bomba tinha ido pro saco, troquei ela.
continuou sem funcionar, vi que os mini reles tambem deram problema.
ja troquei eles tambem.
algumas vezes ele conseguiu girar, mas não mantem e apaga.
alguma ideia?
Amigo peguei um com o mesmo defeito, tirei a caixa de fusiveis do painel e abri, encontrei varios pontos de solda abertos, refiz os pontos e montei, carro ficou zerado. espero ter ajudado.
Fiz isto com a caixa de fusíveis do cofre do motor, pensei que pudesse ter solda fria, mas ela é toda montada com incaixes.
Vou ver se consigo ver neste final de semana.estou trabalhando longe de casa
Valeu pela dica
Mondeo é um ótimo carro, mas a elétrica dele e todos da Ford de 95 a 2001 tem esse problema de fios ressecarem com o calor e descascarem.
Tem que checar com muito cuidado os fios quando for refazer o chicote, pois um único fio montado errado, pode por tudo a perder.
Tem que ser trocado um fio de cada vez para evitar de trocar algum de posição.
Ontem mesmo eu lavei o motor do meu e ele não ligou mais, tentei de tudo e ele não tinha faísca nas velas, chequei chicotes dos injetores e até a entrada da central e nada, olhei o chicote do sensor de ponto e vi ele descascado na ponta, tentei separar os fios e nada, não ligava.
Resolvi retirar toda a parte do chicote para fora e abrir o isolamento plástico original, o fio inteiro dentro do isolador estava descascado. Como quebra galho isolei todo o fio com termo retrátil para depois refazer todo o chicote dele como eu já havia feito em um outro que tive a uns anos atrás.
O meu é um hatchback 96 e vi que muitos fios estão se partindo a capa e terei que tirar um fim de semana para refazer toda a fiação.
Só não sei onde comprar os fios com as mesmas cores para não dificultar diagnósticos futuros.
Olá Pessoal,
tenho um mondeo 2.0 16v zetec GLX 97/98. Alguém poderia dizer onde encontro um scanner que leia os códigos de erro e apague a luz do airbag no painel? Fui em várias oficinas na minha cidade mas nenhum mecânico tem scanner que leia o módulo do airbag do carro.
Obrigado,
Adriano