Recebi este ontem, motor Fiasa/Sevel 1.0-8v, Marelli IAW1-G7 gerenciando, um bico injetor.
Acelerando, não morre e não falha. Deixou em lenta (que por sinal, estava um pouco alta, mas não falhava... apaga como se tivesse corta-corrente (não tem nem alarme, nem corta corrente), o carro não falha, nem nada... simplesmente apaga.
Bom, despluguei bateria, tirei TBI, limpei, aferi motor de passo (OK). Como TPS é difícil, não quis troca-lo (somente abri os furos dos parafusos para um ajuste fino depois de montado). Abri um pouco a borboleta pois o comando está batendo um pouco (mais ar para o motor, ajustaria o motor de passo depois e o TPS com os furos "realocados"). Os cabos de vela tinham fuga de corrente (pequena) e foram trocados.
Montei tudo, troquei juntas, botei Rasther e equipamento para aferição de pressão de combustível. Pressão tava em 1,5BAR, baixei para 1,1BAR.
CArro continuou identico. Nem precisava esquentar e já apagava.
Notei que, no Rasther, o TPS marcava 13graus de abertura... não tinha um novo para teste.
Aferi relés, a princípio eles não estão ruins.
Entrada de ar falso, mangueiras furadas... nada, tá tudo perfeito.
Alguém tem mais uma dica para verificar? Vou trocar o TPS, mas não sei se vai surtir efeito...
Respostas:
é isso ai, miros tem razão, bobinas novas e verificar a aplicação das velas, se são resistivas, outro detalhe, verifique o funcionamento da sonda lambda e tudo vai dar certo. verifique tambem a distancia do sensor de rotação da roda fonica.
OLHA EDGAR... NÃO SEI SE VAI RESOLVER O SEU PROBLEMA! MÁS HOJE EU PEGUEI UM ASSIM, E ERA AS VELAS ERRADAS, OU SEJA VELAS NÃO RESISTIVAS... DÁ UMA OLHADA AÍ... ABRAÇO...
>OLHA EDGAR... NÃO SEI SE VAI RESOLVER O SEU PROBLEMA! MÁS HOJE EU PEGUEI UM ASSIM, E ERA AS VELAS ERRADAS, OU SEJA VELAS NÃO RESISTIVAS... DÁ UMA OLHADA AÍ... ABRAÇO...
FECHO CONTIGO, JA TIVE PROBLEMAS DE BOBINA NÃO ENVIAR CENTELHA E ERA SÓ AS VELAS.
Se essa central for aquela que fica ao lado do motor, Tanto como velas ,cabos e bobinas ruins ,podem estar com problema e ocasionar a velha interferência eletromag. Acontece pelo fato da central estar muito proxima do sistema de ignição ,e não conseguir filtrar os ruidos. ;)
Olha verifica ai sistema de ignição como ja foi relatado, verifica sistema blow-by as veses interfere na M Lenta, e da um reset nesta central, pelo menos meia hora de bateria desligada, isto após feito o restante(TPS, motor de passo e suas ligações, maus contatos, aterramentos, etc), até pode ter problemas de central(não corrige M Lenta), mas é raro.
AI EDGAR PEGUEI UM UNO DESSE SABADO COM UM PROBLEMA BEM PARECIDO. AO RASTREAR , OBSERVE A OSCILAÇÃO DO CENSOR DE OXIGÊNIO, DEVE ESTAR PRÓXIMO DE 0 (ZERO ). PROVAVELMENTE PELO QUE VC ESTA INFORMANDO VAI ESTA BEM ACIMA. SE NÃO ESTIVER PRÓXIMO DE ZERO PODE TROCAR O CENSOR (SONDA LAMBDA) SEM MEDO DE ERRAR QUE O CARRO VAI FICAR ESPERTO.
>Recebi este ontem, motor Fiasa/Sevel 1.0-8v, Marelli IAW1-G7 gerenciando, um bico injetor.
Acelerando, não morre e não falha. Deixou em lenta (que por sinal, estava um pouco alta, mas não falhava... apaga como se tivesse corta-corrente (não tem nem alarme, nem corta corrente), o carro não falha, nem nada... simplesmente apaga.
Bom, despluguei bateria, tirei TBI, limpei, aferi motor de passo (OK). Como TPS é difícil, não quis troca-lo (somente abri os furos dos parafusos para um ajuste fino depois de montado). Abri um pouco a borboleta pois o comando está batendo um pouco (mais ar para o motor, ajustaria o motor de passo depois e o TPS com os furos "realocados"). Os cabos de vela tinham fuga de corrente (pequena) e foram trocados.
Montei tudo, troquei juntas, botei Rasther e equipamento para aferição de pressão de combustível. Pressão tava em 1,5BAR, baixei para 1,1BAR.
CArro continuou identico. Nem precisava esquentar e já apagava.
Notei que, no Rasther, o TPS marcava 13graus de abertura... não tinha um novo para teste.
Aferi relés, a princípio eles não estão ruins.
Entrada de ar falso, mangueiras furadas... nada, tá tudo perfeito.
Alguém tem mais uma dica para verificar? Vou trocar o TPS, mas não sei se vai surtir efeito...
EDGAR LENDO O SEU TOPICO ME FEZ LEMBRAR DE UM CLIENTE CHAMADO GABRIEL , O CARRO TINHA O MESMO DEFEITO , NESSE CASO O PROBLEMA ERA O BICO INJETOR , POR ACASO ESSE AI NÃO É O IAW 52300 ? OUTRA COISA CONFIRA O SISTEMA DO HIDROVACO .
:Por enquanto, obrigado pelas dicas, estão anotadas e serão aplicadas no reparo. O cliente ainda não retornou para maiores averiguações... então, é aguardar até semana que vem
Fiz o reset pela bateria quando mechi no carro, foram 2h de bateria desconectada. Não surtiu efeito.
Esqueci de comentar, mas troquei o sensor de rotação por um novo, deixando a folga calibrada em 0,60mm na roda fonica. A tubulação do MAP estava desobstruida. A mangueira do rspiro do cárter, que vai para após a borboleta, estava ressecada... foi trocada. Não surtiu efeito nenhum dos dois "reparos".
A central de injeção fica fixada no painel corta fogo, se não me engano. Já sabia de interferências eletromagnéticas no sistema de injeção e por isto já fui direto conferir fuga de corrente em cabos de vela.
Maluco, não conferi o hidrovácuo... tá anotado ;)
Mais uma: o blow-by está desobstruido por completo, verifiquei isto também.