Comprei uma meriva maxx 2005 1.8 com 48.000 km RODADOS achei estranho a baixa km mas pude constatar com o Scanner que era original a km. Depois de duas semanas com o carro descobri o porque da baixa quilometragem, o carro de vez em quando não paga na partida e não importa as circunstância; motor frio ou quente, tempo quente ou frio, combustível álcool ou gasolina. Acontece que já estou com o carro a um ano e não teve um único mecânico que conseguiu resolver o problema, nem precisa falar que já foi trocado quase o motor inteiro e nada do problema se resolver.
O interessante é que quando o problema se manifesta o carro pega no tranco normalmente; detalhes adicionais, bateria e motor de arranque novos. Quando o carro não pega na partida pude constatar que não há centelhamento nas velas (bobina, cabos e velas novas e originais GM) pude constatar que não chega corrente na bobina ou seja; o próprio módulo não "exita" a bobina no momento da partida, porém no tranco o carro pega normalmente? alguém tem alguma dica?
Respostas:
oi amigo quando surgi o problema esperimente colocar um sensor de rotacao ,mais verifik todos os acionanto eletricos assim mesmo ok!!
Boa tarde Ronaldo, vc disse q foi trocado quase o motor todo, mas não cita o q vc trocou p/ facilitar a ajuda,tudo bem; o mais coerente seria a troca do sensor de rotação se ainda não foi feito, e se já fez a troca, verificar as especificações do mesmo ( ORIGINAL ) abçs.
As peças trocadas no carro foram:
*bobina de ignição, cabos e velas todas original GM
*todo o conjunto do corpo de borboleta juntamente com o motorzinho, engrenagens e sensor de posição.
*sensores: MAP, detonação, temperatura, e cebolinha.
*todo o chicote e o conector da bobina
*miolo da chave de partida
*revisão do motor de arranque
*bateria nova
*troca do módulo de injeção - foi trocado o módulo por um novo, o mesmo foi programado e tudo porém no mesmo dia da troca o carro apresentou o mesmo problema só pegando no tranco, voltei no mecânico e depois de muito insistir peguei de volta o meu módulo original e o dinheiro de volta.
*óleo de motor recomendado pela fabrica 5W 30
*sensor de rotação
Bom, o sensor de rotação foi trocado em janeiro vou ver se ele é original GM e também vou verificar toda a fiação dele juntamente com os conectores.
Na oficina apareceu uma palio 1.8(motor gm),que apos revizado o motor de partida o mesmo nao pegou mais,checado todo o sistema de injeçao e tudo normal.Resolvi dar um tranco e funcionou perfeitamente.Moral da historia de partida gerando interferencia magnetica.Colocado um novo(novo mesmo,nao recondicionado)e o veiculo voltou a funcionar normal..
se o carro pega facilmente no tranco eu daria mais atencao ao motor de partida,cabos etc.. tenta fazer uma direta no automatico quando ele da o problema
amigo ja sofri em um desse tbm esse carro tem um sistema q passa pelo bc ( body computer ) e pelo imobilizador para ser liberado a mais chamada de corrente q é na verdade a centelha da bobina para as velas troca esses dois e tenho quase certeza q irá resolver seu problema além disso da alguma falha no scaner ? abraços
ja tive um proplema desses com o celta e prisma, mas era só demanha
e os dois tinham o mesmo proplema, afogava
soluçao, leve o carro na GM para colocar um software novo
valeu talvez possa te ajudar
Quanto ao Scanner nunca apresentou falha e também não tem nada gravado nele. Ontem a tarde o problema apareceu e seguindo as orientações aqui do fórum dei uma atenção especial ao sensor de rotação, pude constatar que tinha alguma coisa grudada na cabeça dele e após tira-lo vi que se tratava de limalha de ferro, não tenho a mínima ideia de como aquilo foi parar lá, por via das dúvidas troquei o sensor de rotação por outro original comprado na concessionária GM, dei partida e o carro pegou normalmente e deixei ele funcionando por um tempo enquanto mexia nos cabos e chicotes para ver se tinha algum mau contato e para minha surpresa o carro começou a falhar e morreu, e ai apareceu a luz de falha no painel o código de falha é P1560, depois de religar o carro ele pegou normalmente mais a luz de anomalia do painel não se apagava, dei reset no módulo a luz do painel se apagou voltei a mexer nos chicotes do motor e o problema reapareceu com o mesmo código de falha.
Creio que são dois problemas distintos, vou desmontar o chicote que tá dando este erro para ver se acho alguma coisa, este chicote é o que sai do módulo de injeção e alimenta os sensores do motor.
Valeu Amigo Ronaldo, algumas pessoas dizem por aí: tamo junto, mais nós aqui do forum é q podemos dizer: ESTAMOS JUNTOS, ABRAÇOS.
Caros reparadores, venho agradecer aos senhores pela dica do sensor de rotação realmente era ele o causador do problema, apesar de te-lo trocado em janeiro. Creio que era a limalha de ferro que estava grudado na ponta do sensor que causava a má leitura da roda fônica no momento da partida.
Quanto ao outro problema que se manifestou e que gerava o erro no sistema de injeção, na realidade era uma emenda entre três fios que estava no chicote que passa debaixo da bateria, na verdade o problema era na saída da emenda após o termo-retrátil não sei como o fio estava quebrado, mas se mantinha encostado um no outro e quando se movimentava o chicote o fio se desencostava.
boa dica amigo,mas nos gm defeitos em aterramentos e quedas de tensão na bateria durante a partida
costumam dar defeito.