Bom dia amigos! Gostaria de saber opiniões dos colegas sobre o seguinte problema. Fez 01 semana que trocamos o kit de embreagem com atuador de um Meriva 1.8 flexpower e sábado agora o cliente ligou reclamando que as marchas não engatavam com o motor ligado.Pois bem,fomos até o local e realmente havia dificuldade no engate mas de repente tudo ficou normal.Rodamos o sábado pela manhã toda com esse carro e hoje até agora também,mas nada apresentou.Como o carro fica direto com a esposa dele,suspeito que ela tenha talvez passado por uma poça de água de forma que entrou pelo conjunto fazendo com que o disco prendesse ou no volante ou no estriado.Mesmo perguntado à ele sobre isso ele não soube informar ao certo se isso aconteceu realmente.Será que pode ser outra coisa? Quando pisávamos na embreagem notamos que esta acionava normalmente porém as marchas não engatavam.Conferimos sangria com aparelho específico e não tinha ar no sistema,o fluído aplicado é o DOT 4.Aguardo opiniões dos amigos.Obrigado.
Respostas:
aconteceu em um astra, e era o semi eixo que não tava bem encaixado, so que na hora que fomos ezaminar ele foi pro lugar .
Disco pode ter colado no plato ou volante, ainda mais se o condutor usou o pelal de embreagem como descanso de perna, ja aconteceu comigo de pegar disco colado no plator ou volante, engatei uma marcha com o motor desligado um auxiliar pisou na embreagem e balançamos o carro, descolou e não encomodou mais.
Amigo Paulista_, a melhor maneira de avaliar este tipo de problema, sem remover o câmbio, é efetuar o seguinte teste: com o motor ligado, pise na embreagem e conte até 10. Sem soltar o pedal, tente engatar uma marcha (1ª marcha ou a marcha ré).
Se você você conseguir engatar, indica que o sistema de acionamento tem curso e o platô está liberando o disco, mas existe a dificuldade de parar o câmbio. Nesta situação, ou o disco de embreagem está com dificuldade para se movimentar no eixo piloto ou o câmbio tem problema nos sincronizados.
Agora, se você testar desta forma e não engatar marcha, significa que ou falta curso no sistema de acionamento da embreagem ou o platô não está liberando o disco. Nesse caso, só removendo o câmbio para analisar platô e disco.
Espero ter ajudado.
Abraço
Paulista_ escreveu:
Bom dia amigos! Gostaria de saber opiniões dos colegas sobre o seguinte problema. Fez 01 semana que trocamos o kit de embreagem com atuador de um Meriva 1.8 flexpower e sábado agora o cliente ligou reclamando que as marchas não engatavam com o motor ligado.Pois bem,fomos até o local e realmente havia dificuldade no engate mas de repente tudo ficou normal.Rodamos o sábado pela manhã toda com esse carro e hoje até agora também,mas nada apresentou.Como o carro fica direto com a esposa dele,suspeito que ela tenha talvez passado por uma poça de água de forma que entrou pelo conjunto fazendo com que o disco prendesse ou no volante ou no estriado.Mesmo perguntado à ele sobre isso ele não soube informar ao certo se isso aconteceu realmente.Será que pode ser outra coisa? Quando pisávamos na embreagem notamos que esta acionava normalmente porém as marchas não engatavam.Conferimos sangria com aparelho específico e não tinha ar no sistema,o fluído aplicado é o DOT 4.Aguardo opiniões dos amigos.Obrigado.PAULISTA UMA DICA BOA , SAIA COM A MULHER DO CLIENTE NO PERCURSO E OBSERVE O JEITO QUE ELA USA A EMBREAGEM RSRS VC PODERA MATAR A CHARADA DE CARA :.
Companheiro...te darei uma dica sobre embreagem antes de uma montagem....mas acredito que não seja seu caso. ;)
Antes de montar vc coloca o colante em uma bancada na posição horizontal, coloque sobre ele o disco e o platô, sem apertar os parafusos vc observe a distância que o encosto do platô estará do volante, o ideal é que a distância esteja batendo com a metade do disco de embreagem.....sendo assim a pressão entre platô, disco e volante estará certa.
Obs- peguei um defeito assim de um logus, pois um meânico anterior tinha usinado o platô do carro.......quem me passou esta teoria foi o dono de uma das melhores retìficas da minha cidade.
zazaxavier escreveu:
Paulista_ escreveu:
Bom dia amigos! Gostaria de saber opiniões dos colegas sobre o seguinte problema. Fez 01 semana que trocamos o kit de embreagem com atuador de um Meriva 1.8 flexpower e sábado agora o cliente ligou reclamando que as marchas não engatavam com o motor ligado.Pois bem,fomos até o local e realmente havia dificuldade no engate mas de repente tudo ficou normal.Rodamos o sábado pela manhã toda com esse carro e hoje até agora também,mas nada apresentou.Como o carro fica direto com a esposa dele,suspeito que ela tenha talvez passado por uma poça de água de forma que entrou pelo conjunto fazendo com que o disco prendesse ou no volante ou no estriado.Mesmo perguntado à ele sobre isso ele não soube informar ao certo se isso aconteceu realmente.Será que pode ser outra coisa? Quando pisávamos na embreagem notamos que esta acionava normalmente porém as marchas não engatavam.Conferimos sangria com aparelho específico e não tinha ar no sistema,o fluído aplicado é o DOT 4.Aguardo opiniões dos amigos.Obrigado.PAULISTA UMA DICA BOA , SAIA COM A MULHER DO CLIENTE NO PERCURSO E OBSERVE O JEITO QUE ELA USA A EMBREAGEM RSRS VC PODERA MATAR A CHARADA DE CARA :.
: : Grande zazaxavier!Sair com a mulher do cara pode ser problema....RSRSRSRSRS mas entendi sua mensagem! O intrigante é que do nada anormalizou mas mesmo assim fizemos nova sangria e liberamos o veículo.Vamos aguardar pra ver.Obrigado à todos.
Semana passada esse veículo voltou a apresentar o problema,então resolvemos fazer uma nova sangria com aparelho específico mas o defeito persistiu e continuou. Resolvi remover a caixa de marcha e após uma minunciosa verificação em todos os componentes, ví que por trás do atuador tinha presença de fluído da embreagem e decidi trocá-lo de imediato e pra alegria de todos o problema foi resolvido! O mais interessante é que se percebia ao acionar a embreagem que havia resistência no acionamento,sem presença de ar no sistema dando a entender que estava debreando,contudo não o suficiente.Chegamos a conclusão que o atuador com defeito podia estar travando indo apenas a meio curso e devido ao tamanho esforço provocou vazamento na parte traseira do mesmo.Agradeço de coração as dicas dos amigos que podemos ver que elas são de grande aplicabilidade no nosso dia a dia! Obrigado. ;)