Boa tarde amigos, sou novo aqui neste forum, estou com um problema esquesito em uma megane 2009 1.6 que entrou aqui na oficina, ela acende a luz da bateria e stop após algum tempo ligada, monitorei ela com o scanner e verifiquei que que a tensão dela não cai apenas a carga do alternador de 15,63% sobe pra uns 40% ai a luz acende, ja tirei o regulador de voltagem e aparentemente está ok, troquei as escovas, limpei ele, verifiquei os conectores e tudo ok.
Será que alguém do forum ja presenciou este defeito
Respostas:
MAS COMO ESTA A CARGA DO ALTERNADOR NO VEICULO FUNCIONANDO???QUANTO CARREGA???A BATERIA ESTA OK???VC OBSERVOU CABOS TERRAS CABOS POSITIVOS???NOS DE RETORNO E BOA SORTE!!!
Colega:
Quando o caso e complexo e melhor deixar o seu e`mail , aguarde a solução deste inconveniente.
att. Diaz
Pois é pessoal, a respeito do defeito da megane, 90% de chance de ser o alternador, mas como o cliente comprou o veiculo a poucos dias ele resolveu entrar em contato com o vendedor do veiculo.
Mas fiz testes com o scaneer e verifiquei que o sistema de carga do alternador estava funcionando, deixando o scanner conectado com o veiculo ligado fui monitorando a tensão e a carga enviada pelo alternador e verifiquei que a luz acende no momento que a carga dele passa de 15% para 43% isso depois de uns 10 minutos ligados, as luzes da bateria e stop acendem, porém o alternador trabalha nos 14 volts variando uns 15% como é o normal.
Entrei em contato com um fabricante de regulador de voltagem no caso a Gauss que está desenvolvendo um regulador para este veiculo e ele me explicou que este regulador é monitorado pela central do veiculo (Não coloquem de outro veiculo, exemplo logan que é identico, só muda o conector de sinal).
Enfim expliquei a situação para o cliente ele entendeu o caso e assim que tiver resolvido ele vai me dar uma resposta.
Na minha opinião seria trocar o alternador todo para fazer um teste.
Amigo, peguei um caso semelhante em Clio uma vez, era problema de aterramento. Linha Renault dessa época sofre com aterramento fraco, se ainda estiver com o carro, verifique o aterramento com o multímetro, pode ser que depois que esquenta o aterramento fica fraco.
Na escala de mV, uma ponta no negativo da bateria, outra ponta você passa em alguns pontos do bloco e da lataria, estando com tudo ligado no carro (faróis, ar condicionado, som). O bom é ficar abaixo de 70mV nessa condição. Se no bloco ou na lata estiver acima disso, convém reforçar o aterramento.