Caros colegas
Estou com um megane 2008 1.6 16v que foi reportado falhas na aceleração.
Verificação inicial: Pressão de combustivel ok, velas novas, sonda lambda nova, filtros novos. veiculo com 90 mil km. Teste de bicos injetores ok (não está vazando).Tensão da lambda sempre acima de 0,8v, só baixando quando em aceleração, não entrando em closed loop. Tensão da sonda após catalizador em 0,45v fixo. Temperaturas coerentes, pressão de vácuo normal.
Sintoma: após motor quente, o veiculo não tem força por alguns segundos. Só acelera após uns 3s ou se pisar até o fim do acelerador.
Indicação do scanner: Sem falhas. Valor dos parametros auto adaptativos: LTFT (ajuste longo prazo) -47% e STFT (ajuste instantaneo) -99% quando em marcha lenta e oscilando até +50% quando em aceleração.
Nota-se que a mistura está com uma condição rica. A demora para retomada da potencia é por que a central reajusta o STFT, subindo seu valor até que a rotação suba. A marcha lenta está redonda.
Ao reinicializar os parametros auto adaptativos, o carro fica perfeito, porém vai baixando o LTFT após alguns kms até que o problema volte. Já tentei colocar 1/4 de alcool no tanque mas não surtiu efeito.
Alguma sujestão?
Respostas:
Obrigado pela dica. Sim, é um K4M.
A correia já foi trocada, segundo informações, foi utilizada a ferramenta de fasagem.
Os selos do comando foram trocados, o que indica que foi utilizada a ferramenta.
Caso esteja em fase, qual seria outra causa?
Outra informação: o consumo está normal, fazendo 10km/l no circuito misto.
esse carro quando ta fora do ponto o map marca alto
O MAP está indicando 800 a 900 mbar em WOT, ~600 em marcha lenta e 400mbar em cut off.
>O MAP está indicando 800 a 900 mbar em WOT, ~600 em marcha lenta e 400mbar em cut off.
em marcha lenta me parece alto deveria ser ~350 e menos ainda em cut off.
Para ilustrar melhor, em anexo está o grafico do data logger.
Reparem que após colocar meio pedal, o carro embaralha por alguns segundos e depois sobe o giro. Enquanto está embaralhando o STFT está subindo e a borboleta está aberta.
Chico, saí com o carro no transito pesado, e depois de todo o conjunto bem aquecido o MAP baixou para 300mbar em marcha lenta e 200 em cut off. Neste caso, o motor estabilizou e o problema não ocorreu.
O que pode estar "vazando" ar?
neste caso c for possível faz monitoramento a bordo com escâner tive um com problemas similar e o defeito éra pedal de acelerador em determinados momento perdia linearidade (buraco de sinal) e o pior acusava corpo de borboleta.
mas p´de parra outro dirigir pois pode ser por um momento muito curto e não da parra diagnosticar e dirigir passa despercebido.
chico, essa foi minha primeira impressão la no inicio, mas os dois potenciometros estão coerentes. Inclusive, no grafico que postei, da para ver que enquanto a central se recupera o sinal do pedal continua estavel.
O comando está em fase, e se fosse isso ñ iria variar a pressão do coletor.
O negocio vai ser estudar o que está causando essa variação de pressão. Inclusive quando ele estava com a map mais baixa e sem o problema ocorrendo, o LTFT começou a subir, saindo dos -47 para uns -25. Acredito que se eu andasse mais ele iria chegar a zero.
Denis não é um ajuste de longo prazo? não esta ocorrendo perda de configuração durante a partida? ou não houve o coreto aprendizado do af.
sim, o LTFT é de longo prazo (long term fuel trim) e o STFT é de curto prazo. Os valores estão se mantendo entre desligar e dar a partida, por melhor que seja feito o aprendizado, ele "desaprende" rodando.
Vou tentar associar esta redução na pressão do map com a posição da tps em marcha lenta. Talvez ela esteja fechando mais (apesar de estar limpa) quando quente.
O que mais pode ser, valvula de canister?
Denis relendo suas informação, a sonda esta travada em 800mv, então a mistura esta rica e não houve ainda aprendizado, mistura rica justifica map alto, o mesmo deveria trabalhar em condição de marcha lenta estável e aprendizagem concluída de 300 a 350 mili bar.
A impressão que eu tive é que o veiculo esta tentando auto aprendizado e não esta concluindo, ou perdendo durante a partida como um reset, e isso pode ser causado por bateria, vc tb mencionou uma tendencia a 0 do LTFT tenta andar mais e veja c realmente 0 c zera deixa esfriar e funciona novamente caso volte o problema verifica como tudo ficou c a resposta for igul antes então ove um reset dos parâmetros.
vc mencionou q após andar o valor do map baixou e o defeito não manifestou, ao meu entender estava próximo do aprendizado ideal; e a sonda neste momento vc observou? estava oscilando? caso a resposta é sim reforça ainda mais minha tese.
tb caso tenha como messa com uma bomba de vácuo e cruza os dados com o valor do map, asim fica mais fácil de separar uma possível falha neste sensor, caso ja tenha sido trocado fica muito esperto tem q ser original ao menos de qualidade top paralelo da uma cancera.
vamos trocando informação vamos matar esta cobra.
Chico, respondendo suas perguntas:
-Sim, parece que tenta fazer o aprendizado mas não completa nunca.
-O valor não se perde na partida, o mesmo valor presente ao desligar esta presente na partida, então a central não está desaprendendo pro tensão baixa, por exemplo
-Tentei repetir o teste, mas o LTFT não chegou a 0, foi no maximo a -20
-Ao chegar a -20, o valor da sonda estava oscilando corretamente
-Ao resetar os parametros o carro funciona bem, porém nos primeiros quilometros de estrada, com velocidade constante, o LTFT começa a baixar e vai até -57%
-Os sensores de MAP e temperatura do ar foram substituidos para teste, e os valores estão iguais.
Visto que a tensão da sonda O2 está sempre alta, será que não pode haver algum problema no aquecimento da sonda? Vou tentar medir a tensão chegando na resistencia da sonda.
vc já conferiu ponto como os colegas lhe indicou?
ao resetar os parâmetros como fica o map e a sonda?
sim, o ponto fecha no cabeçote e no virabrequim.
resetando ele fica normal, map entre 200 e 300, e sonda oscilando em marcha lenta.
parece que em cruzeiro na estrada ele reduz o ltft para economizar combustivel, só que não sobe denovo...
Faz um teste...
reseta os parâmetros roda com o motor em giro alto em trno de 3 a3,5 mil rpm, primeira, segunda, terceira e deixa na marcha lenta, c a pressão do coletor ficar alta pode ser uma obstrução parcial do escape. justificaria o sintoma.