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Respostas:
<t><p>Obrigado pela dica. Sim, é um K4M. </p> <p>A correia já foi trocada, segundo informações, foi utilizada a ferramenta de fasagem. </p> <p>Os selos do comando foram trocados, o que indica que foi utilizada a ferramenta. </p> <p>Caso esteja em fase, qual seria outra causa? </p> <p>Outra informação: o consumo está normal, fazendo 10km/l no circuito misto.</p></t>
<t><p>esse carro quando ta fora do ponto o map marca alto</p></t>
<t><p>O MAP está indicando 800 a 900 mbar em WOT, ~600 em marcha lenta e 400mbar em cut off.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>O MAP está indicando 800 a 900 mbar em WOT, ~600 em marcha lenta e 400mbar em cut off.</QUOTE> </p> <p>em marcha lenta me parece alto deveria ser ~350 e menos ainda em cut off.</p></r>
<t><p>Para ilustrar melhor, em anexo está o grafico do data logger. </p> <p>Reparem que após colocar meio pedal, o carro embaralha por alguns segundos e depois sobe o giro. Enquanto está embaralhando o STFT está subindo e a borboleta está aberta.</p></t>
<t><p>Chico, saí com o carro no transito pesado, e depois de todo o conjunto bem aquecido o MAP baixou para 300mbar em marcha lenta e 200 em cut off. Neste caso, o motor estabilizou e o problema não ocorreu. </p> <p>O que pode estar "vazando" ar?</p></t>
<t><p>neste caso c for possível faz monitoramento a bordo com escâner tive um com problemas similar e o defeito éra pedal de acelerador em determinados momento perdia linearidade (buraco de sinal) e o pior acusava corpo de borboleta. </p> <p>mas p´de parra outro dirigir pois pode ser por um momento muito curto e não da parra diagnosticar e dirigir passa despercebido.</p></t>
<t><p>chico, essa foi minha primeira impressão la no inicio, mas os dois potenciometros estão coerentes. Inclusive, no grafico que postei, da para ver que enquanto a central se recupera o sinal do pedal continua estavel. </p> <p>O comando está em fase, e se fosse isso ñ iria variar a pressão do coletor. </p> <p>O negocio vai ser estudar o que está causando essa variação de pressão. Inclusive quando ele estava com a map mais baixa e sem o problema ocorrendo, o LTFT começou a subir, saindo dos -47 para uns -25. Acredito que se eu andasse mais ele iria chegar a zero.</p></t>
<t><p>Denis não é um ajuste de longo prazo? não esta ocorrendo perda de configuração durante a partida? ou não houve o coreto aprendizado do af.</p></t>
<t><p>sim, o LTFT é de longo prazo (long term fuel trim) e o STFT é de curto prazo. Os valores estão se mantendo entre desligar e dar a partida, por melhor que seja feito o aprendizado, ele "desaprende" rodando. </p> <p>Vou tentar associar esta redução na pressão do map com a posição da tps em marcha lenta. Talvez ela esteja fechando mais (apesar de estar limpa) quando quente. </p> <p>O que mais pode ser, valvula de canister?</p></t>
<t><p>Denis relendo suas informação, a sonda esta travada em 800mv, então a mistura esta rica e não houve ainda aprendizado, mistura rica justifica map alto, o mesmo deveria trabalhar em condição de marcha lenta estável e aprendizagem concluída de 300 a 350 mili bar. </p> <p>A impressão que eu tive é que o veiculo esta tentando auto aprendizado e não esta concluindo, ou perdendo durante a partida como um reset, e isso pode ser causado por bateria, vc tb mencionou uma tendencia a 0 do LTFT tenta andar mais e veja c realmente 0 c zera deixa esfriar e funciona novamente caso volte o problema verifica como tudo ficou c a resposta for igul antes então ove um reset dos parâmetros. </p> <p>vc mencionou q após andar o valor do map baixou e o defeito não manifestou, ao meu entender estava próximo do aprendizado ideal; e a sonda neste momento vc observou? estava oscilando? caso a resposta é sim reforça ainda mais minha tese. </p> <p>tb caso tenha como messa com uma bomba de vácuo e cruza os dados com o valor do map, asim fica mais fácil de separar uma possível falha neste sensor, caso ja tenha sido trocado fica muito esperto tem q ser original ao menos de qualidade top paralelo da uma cancera. </p> <p>vamos trocando informação vamos matar esta cobra.</p></t>
<t><p>Chico, respondendo suas perguntas: </p> <p>-Sim, parece que tenta fazer o aprendizado mas não completa nunca. </p> <p>-O valor não se perde na partida, o mesmo valor presente ao desligar esta presente na partida, então a central não está desaprendendo pro tensão baixa, por exemplo </p> <p>-Tentei repetir o teste, mas o LTFT não chegou a 0, foi no maximo a -20 </p> <p>-Ao chegar a -20, o valor da sonda estava oscilando corretamente </p> <p>-Ao resetar os parametros o carro funciona bem, porém nos primeiros quilometros de estrada, com velocidade constante, o LTFT começa a baixar e vai até -57% </p> <p>-Os sensores de MAP e temperatura do ar foram substituidos para teste, e os valores estão iguais. </p> <p>Visto que a tensão da sonda O2 está sempre alta, será que não pode haver algum problema no aquecimento da sonda? Vou tentar medir a tensão chegando na resistencia da sonda.</p></t>
<t><p>vc já conferiu ponto como os colegas lhe indicou? </p> <p>ao resetar os parâmetros como fica o map e a sonda?</p></t>
<t><p>sim, o ponto fecha no cabeçote e no virabrequim. </p> <p>resetando ele fica normal, map entre 200 e 300, e sonda oscilando em marcha lenta. </p> <p>parece que em cruzeiro na estrada ele reduz o ltft para economizar combustivel, só que não sobe denovo...</p></t>
<t><p>Faz um teste... </p> <p>reseta os parâmetros roda com o motor em giro alto em trno de 3 a3,5 mil rpm, primeira, segunda, terceira e deixa na marcha lenta, c a pressão do coletor ficar alta pode ser uma obstrução parcial do escape. justificaria o sintoma.</p></t>