ola nobres colegas chegou em minha oficina um renault megane sedan 2.0 16v no guincho, cliente relata que o veiculo andava normalmente em viagem e cortou do nada e apareceu a mensagem verificar injeção eletronica, ao passar o scaner apresentou tres codigos de falha., sendo um referente ao sensor de nivel de combustivel, e o P0351 e P0352 bobina de ignição 1 e bobina de ignição 2, verifiquei a resistencia das bobinas e estão ok, fiz o teste de continuidade da fiação acompanhando esquema eletrico e tudo certo, peguei as 4 bobinas de outro megane e coloquei pra teste porem nao adiantou, apaga o codigo de falha porem ao dar partida volta novamente, chequei o sensor de rotação e a principio esta ok, em leituras no scaner ao dar partida tem a opção de sinal de rotação e esta recebendo normalmente. Gostaria da ajuda dos senhores para solucionar esse pepino, apesar que nao e todos os dias que mexemos nesses carros mas a troca de informações e bem vinda.
sistema de injeção sagem 3000
Respostas:
ola amigo, realmente estes Renault são complicados mesmo! você analizou o restante tipo se os bicos das referentes bobinas pulsam e a bomba esta com pressão boa?
entao acontece que nao vai alimentação positiva nem pra bomba e nem para as bobinas, essa alimentação vem do rele da bomba. e tambem nao vai pulso devido a estarem gerando codigo de defeito.
Injeta positivo na bomba,veja se chega na bobina,se pegar deve ser fuzivel ou o proprio rele interno na bsm.
miros injetei o positivo e funcionou sabe me dizer onde se localiza esse rele da bomba, se fica ao lado da bateria.
Normalmente no interior da bsm.Se nao pegou com positivo direto tem mais problemas ai.Conferiu status do immo?
pessoal retirei a bsm fora do compartimento, aquela que fica ao lado da bateria, porem nela se localizam apenas fusiveis, nao são alojados reles nela. Observando um unico rele que havia no compartimento, que vai afixado em uma base vermelha, descobri que este estava derretido a base e havia isolado, refiz toda a ligação com terminais novos e o rele novo, porem nao localizei um rele com a mesma amperagem, que e de 60 amp, mas coloquei um de 70, so que a ecu nao envia o sinal negativo para atracar o rele principal, agora fico na duvida sera que essa amperagem diferente faria com que a ecu nao enviasse sinal para acionamento do rele? gostaria da opinião dos senhores.
A amperagem nominal de um rele é referente ao contados NF e NA do mesmo, portanto são os que alimentam a carga. O que a central comanda é a bobina do rele, e o que muda nela é a resistência e em alguns existe resistor interno e em outros um diodo!
pessoal retirei a bsm do veiculo e desmontei ela, localizei o ponto de solda que esta solto vou refazer a solda e ver se vai funcionar, so que antes de desmontar fui ligar o veiculo e a luz de injeção nao acendeu, to achando que deu pau na central agora.
So pra complementar o rele que estava derretido que tinha a base fora da bsm e da velocidade alta do eletroventilador, e outro menor e da buzina.
pessoal consegui funcionar o megane apos o reparo na placa da bsm, montei tudo e o carro ficou redondinho, so que a luz da injeção nao acendeu mais, e antes estava acendendo, outro detalhe e a luz service que tambem nao acende, agora nao sei sera que pode ser alguma zica no painel ou a central ta dando problema?