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Respostas:
<t><p>Normalmente é rotação real. </p> <p>Se ajustar aparelho para o motor em teste.</p></t>
<t><p>qual o multimetro que o senhor tem........</p></t>
<t><p>MEU MULTIMETRO É O MINIPA MA-149 AUTORANGE; </p> <p> OBRIGADO. </p> <p> [email protected]</p></t>
<t><p>(((((((((((((?Selecione, através da chave rotativa, a função </p> <p>de RPM para efetuar medidas de RPM na faixa </p> <p>de 600 a 4000RPM com resolução de 1RPM </p> <p>ou a função x10RPM para efetuar medidas de </p> <p>RPM na faixa de 1000 a 12000RPM com </p> <p>resolução de 10 RPM. Na função x10RPM, </p> <p>multiplique as leituras do display por 10 (Dez) </p> <p>para ter o real valor de RPM.))))))))))) </p> <p>?Conecte a garra indutiva para RPM (opcional) </p> <p>no multímetro, inserindo o conector preto no </p> <p>terminal COM e o conector vermelho no </p> <p>terminal V/?/RPM. </p> <p>?Pressione o botão RPM para escolher entre </p> <p>RPM 1 para motores com sistema de ignição </p> <p>de 2 ciclos ou 4 ciclos DIS (com perda de faísca) </p> <p>e RPM 2 para motores com sistema de </p> <p>ignição de 4 ciclos convencionais. </p> <p>?Conecte a garra indutiva no cabo de ignição </p> <p>da vela do cilindro n°.1, de tal modo, que a </p> <p>seta existente na garra, aponte para o sentido </p> <p>da vela, porém se não obtiver leitura, retire a </p> <p>garra do cabo, inverta-a e conecte-a </p> <p>novamente. </p> <p>?Caso seja obtida uma leitura instável, então </p> <p>pressione constantemente o botão “TRIG” para </p> <p>aumentar o nível de tensão de disparo do </p> <p>contador de RPM, necessário para filtrar </p> <p>eventuais ruídos presentes no sistema de </p> <p>ignição e também ruídos gerados pela garra </p> <p>indutiva. O aumento deste nível será </p> <p>representado no display pelos números 4,5,6 e </p> <p>8, em seqüência crescente (4; 45; 456; 4568). </p> <p>Quanto maior for o nível selecionado, mais </p> <p>difícil será para um ruído ser captado. Em </p> <p>contrapartida, se o nível ajustado for muito alto </p> <p>em relação ao nível do sinal presente no cabo </p> <p>de vela de determinado veículo, então nem o </p> <p>ruído e nem mesmo o sinal poderia ser captado </p> <p>pelo contador de RPM do multímetro. Portanto, </p> <p>aumente o nível de trigger (disparo) somente o </p> <p>suficiente para se obter uma leitura estável de </p> <p>RPM. </p> <p>18 </p> <p>Se precisar reajustar o nível de trigger, </p> <p>então pressione o botão PWR RST </p> <p>(RESET). </p> <p>Nota: </p> <p>Posicione a garra indutiva o mais longe possível </p> <p>do distribuidor e da saída do escapamento. </p> <p>Posicione a garra indutiva a uma distância </p> <p>de aproximadamente 15cm do plug da vela.</p></t>