BOA TARDE A TODOS ..
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM DO FORUM , TEM ALGUM MATERIAL TECNICO A RESPEITO DE CABEÇOTE GM.
O CASO É O SEGUINTE , PELA 3 VEZ RETORNA EM MINHA OFICINA UM KADETT 2.0 ALCOOL , COM VALVULAS ESCAPADAS E POR CONSEQUENCIA QUEBRANDO OS PISTÕES , EU ACREDITO QUE SEJA MAL USO DO CLIENTE MAS ELE INSISTE EM DIZER QUE NÃO , JÁ ATÉ TROQUEI O CABEÇOTE PRA ELE E MESMO ASSIM DEU O MESMO DEFEITO , SÓ PRA CONSTAR , ESSE CARRO JÁ FOI FEITO MOTOR 3 VEZES EM OFICINAS DIFERENTES...
NO AGUARDO
Tres cabeçotes? mas colocou novo, recuperou, ou comprou usado, explique melhor, se foi tres cabeçotes, diferentes, pode fazer o motor e instalar um corta giros até vencer a garantia, senão o muleque não vai quebrar só cabeçote, vai é te quebrar junto.
Exesso de giro faz isso, tenho um kadet 2.0 mpfi 1997 a gasolina é maquina, gurizada gosta para esmirilhar, de uma analizada no perfil do seu cliente, questione de que forma aconteceu a quebra, local, dias da semana, isso pode esclarecer e ajudar muito. Vou ver se consigo alguma coisa para você.
ABRAÇOS.
FORAM COMPRADOS EM DESMANCHE , MAS COM A MEDIDA STANDER E FEITO RETÍFICA COMPLETA , TROCADAS AS VALVULAS , MOLAS E TRAVAS , ESSE CARRO É CARBURADO , TEM COMO INSTALAR CORTA GIROS?
NO AGUARDO
É O Q EU PENSO TB...MAS PRECISO DE MATERIAL TECNICO PARA AFIRMAR ISSO POIS ELE INSISTE QUE NÃO TIROU O MOTOR DE GIRO..
Esse trecho tirado do manual da GM...
Grupo J - 1 de 6
09/2006 Celta/Prisma
Super Rotação do Motor ("Sobregiro ou "Over Speed") (Diagnóstico do Motor)
– A utilização do motor em rotações muito acima do recomendado pode
provocar vários danos, como a quebra dos balanceiros, válvulas e demais
componentes do motor. Este problema ocorre principalmente pelo uso do
motor em rotações acima do ponto de corte, em velocidades elevadas,
quando se faz uma seleção de marchas incorreta. Por exemplo, quando o
condutor faz uso brusco do freio motor, em reduções de marchas fora da
seqüência correta (puladas) a altas velocidades, selecionando uma
marcha incompatível (muito reduzida) com a velocidade do veículo.
– Os danos provocados possuem características semelhantes ao
travamento de válvulas e tuchos, que podem ser identificadas ao se
desmontar o comando de válvulas. Neste caso, ocorrerá a quebra de
vários conjuntos de válvulas/balanceiros, bem diferente do que acontece
em uma quebra provocada por travamento individual de válvula, onde
apenas um ou alguns conjuntos válvula/balanceiro se apresentar
danificados.
– Ponto de apoio do balanceiro após a quebra.
Super Rotação do Motor ("Sobregiro ou "Over Speed") (Diagnóstico do Motor) Grupo J - 2 de 6
09/2006 Celta/Prisma
– Nos motores produzidos recentemente, foram introduzidos balanceiros
mais resistentes, o que reduziu bastante a possibilidade de quebra. Nestes
motores, os danos provocados pelo sobregiro são menores, e quando
acontece afetam poucos balanceiros.
– Detalhe dos danos no balanceiro.
– A ilustração mostra os danos causados quando o balanceiro quebra e a
válvula de admissão do cilindro atinge a cabeça do pistão, danificando
também o seu guia. Esta quebra pode ocorrer em um motor "limpo", sem
a presença de "borra" ou "goma", evidenciando como a única causa da
falha o sobregiro.
– Detalhe dos danos no pistão que foi danificado pela válvula de
admissão.
Super Rotação do Motor ("Sobregiro ou "Over Speed") (Diagnóstico do Motor) Grupo J - 2 de 6
09/2006 Celta/Prisma
– Nos motores produzidos recentemente, foram introduzidos balanceiros
mais resistentes, o que reduziu bastante a possibilidade de quebra. Nestes
motores, os danos provocados pelo sobregiro são menores, e quando
acontece afetam poucos balanceiros.
– Detalhe dos danos no balanceiro.
– A ilustração mostra os danos causados quando o balanceiro quebra e a
válvula de admissão do cilindro atinge a cabeça do pistão, danificando
também o seu guia. Esta quebra pode ocorrer em um motor "limpo", sem
a presença de "borra" ou "goma", evidenciando como a única causa da
falha o sobregiro.
– Detalhe dos danos no pistão que foi danificado pela válvula de
admissão.
Super Rotação do Motor ("Sobregiro ou "Over Speed") (Diagnóstico do Motor) Grupo J - 4 de 6
09/2006 Celta/Prisma
– A ocorrência do sobregiro independe da idade e quilometragem do
veículo, assim como da existência de borra nos componentes internos
do motor.
– Alguns dos nossos motores não possuem balanceiros. Nestes motores,
os excêntricos dos comandos, acionam diretamente as válvulas. É o caso
dos motores de Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote (DOHC) de
16 válvulas.
– Nestes motores, a ocorrência de sobregiro acaba sendo diagnosticada,
geralmente pelo empenamento das válvulas e das marcas do choque
destas em seus respectivos pistões.
– Devemos, lembrar, contudo que no caso dos Motores Família 2 (1.8l, 2.0l,
2.2l e 2.4l), que equipam os veículos Astra, Vectra e S10/Blazer, pelo fato
de possuírem um maior volume da câmara de combustão (“câmara mais
profunda”), quando comparados aos motores da Família 1 (1.0l, 1.4l, 1.6l
e 1.8l), que equipam os veículos Celta, Classic, Novo Corsa, Montana e Meriva, eventualmente não são percebidas marcas de
choque das válvulas com seus respectivos pistões, mesmo quando submetidos a um sobregiro.
– Pode contudo, ocorrer a soltura das travas de uma ou mais válvulas nesta situação, quando então a(s) válvula(s) acaba(m) caindo
no interior do cilindro, ocasionando graves danos no mesmo, inclusive com a possibilidade de quebra do bloco.
– Eventualmente, pode também ocorrer, a quebra dos parafusos de fixação da biela, pelos esforços de tração muito superiores aos
de projeto na região dos moentes na condição de um sobregiro.
Super Rotação do Motor ("Sobregiro ou "Over Speed") (Diagnóstico do Motor) Grupo J - 5 de 6
09/2006 Celta/Prisma
Diagnóstico da Super Rotação do Motor com a utilização do Tech 2 (“Dedo
Duro”)
A partir dos últimos lançamentos, a Chevrolet equipou os ECM’s com uma nova
função que armazena alguns dados de funcionamento do motor e do veículo
quando o mesmo ultrapassa a rotação. O objetivo desta nova função é auxiliar
o profissional no diagnóstico de falhas, proporcionando um recurso seguro na
investigação de possíveis danos ao motor.
Com o auxílio do Tech 2, estas informações podem ser acessadas conforme é
indicado abaixo.
1. Após selecionar o veículo e o motor correto, o Tech 2 indicará em seu visor
as seguintes funções. Selecione F4: Funções Adicionais
2. Em seguida, selecione F2: Verif. Super Rotação do Motor
é disso que eu to falando ....Marcecavel pode mandar por mail pra mim ??
grato parceiro
Cprado lhe enviei o material agora... da uma lida boa e compare com o defeito e depois mostre pro cliente.
amigo não tem jeito mesmo,
esses motores da linha Monza, Kadett, Ipanema quebra o cabeçote se estourar o giro mesmo.. melhor seu cliente mudar de carro
abraço
MARCECAVEL escreveu:
Cprado lhe enviei o material agora... da uma lida boa e compare com o defeito e depois mostre pro cliente.
Marcecavel, por gentileza pode me enviar este material, achei interressante.
ABRAÇO.
marcelo se poder me enviar este material tambem desde ja grato.
ass: chico.
e-mail: [email protected]
MSN: [email protected]