Bom dia Equipe Oficina Brasil...
Tenho ouvido falar muito bem deste site, e vi muitas soluções vindas do próprio, tomara que eu tenha a mesma sorte.. rsrs
Então pessoal tenho uma Marea 2.0 20v que adiquiri a 1 mês mais ou menos, não cheguei a andar uns 20 km com ela ainda, mas consegui perceber que tinha força, antes da compra o levei ao mecânico de confiança, e tudo mais, feito a compra, estava com problema na ventuinha, mas era o cebolão com problema, não marcava a temperatura e nem o conta-giros funcionava, hora sim hora não, mas era o painel, lubrifiquei e votou a funcionar tudo, mas em um certo dia fui ao posto abastecer, ela já estava com a temperatura correta marcando certinho, desliguei para abastecer, e na hora da partida, não quis pegar, na hora achei que fosse o combustível, mas como já havia combustível no tanque não deu tempo de misturar, tentei umas 3 a 4 partidas e funcionou, tudo bem, fui a farmácia desliguei novamente, liguei e pegou de primeira, como o normal que era, chegando em casa parei na frente, desliguei e apos uns 30 minutos fui dar a partida e nada de pegar, virava o motor de arranque o motor e nada de pegar, dei umas 8 ou 9 partidas e nada, senti a bateria meio fraca apos essas partidas, esperei mais uns 40 minutos e funcionou de prima de novo e a bateria já estava bem fraca, mas girou umas 2 vezes e pegou, rodei próximo de casa uns 5 minutos para dar uma carga na bateria, e guardei na garagem, deixei mais uns 5 minutos parada para carregar mais um pouco, desliguei esperei uns 30 segundos, fui dar a partida e nada, nem sinal do motor de arraque, nada acendia no painel alem do normal, injeção tudo certinho, constatei que seria o motor de arranque pois o antigo dono teria dito que teria dado problema no induzido e eu mesmo constatei abrindo o motor de arranque que o induzido já tinha sido ressoldado e tinha o derretimento em uma das placas do induzido na parte onde ficam as escovas, como um eletricista me devia uns serviços eu mesmo retirei o motor de arranque e levei para ele, ele trocou um induzido, portas escovas, as escovas, funcionou fora, testei antes direto na bateria e rodou tudo certinho, maquei certinho a ligação como estava e fiz a instalação, como já havia feito a instalação de outros em outros carros não tive problemas, dois cabos mais grossos num polo do arraque, um no outro polo ligado a carcaça, e um outro fino que vem de cima provavelmente terra, terminei a instalação fixei bem, e fui testar, virei meia chave e escutei um estouro baixo, meio parecido com o estalo do teste do arranque fora, mas ficou só nisso, o barulho parecia ter acontecido meio próximo do arranque, tipo pra baixo do sensor de fluxo de ar, mas como ficou só nisso, prossegui com o teste, dei a partida o motor de arranque virou o motor muito mais leve do que era, bem certinho.... mas não funcionou, tentei umas 2, 3 vezes com partidas entre 5 segundos no máximo e nada, partir da segunda partida acendeu a luz de injeção, a bomba funciona e manda combustivel nas mangueiras (testei), mas não encontrei pulsos nos bicos e nem centelha nas bubinas, testei o chicote do sensor de rotação, tem sinal, retirei o sensor de rotação não esta danificado, a roda fonica esta bem fixa não tem fibração e nem tem jogo, achei estranho o sensor de rotação ficar soltando aquele caninho branco onde encaixa na roda fonica, verifiquei fusíveis, reles, testei todos os sensores possiveis...
Descupem a biblia rsrs mas acho melhor colocar todas as informações para facilitar o diagnostico...
Obrigado desde já pela atenção de todos...
Respostas:
boa tarde!
confere se o conector do chicote do sensor de rotação não está trocado?
ok
.Aconselho que procure uma oficina em sua regiao
Pois é amigo, foi feita a troca das velas e continuou no mesmo problema, como falei no texto acima verifiquei se há centelha nas bobinas e nada e tbm não há pulso nos bicos, a bomba está funcionando certinho há pressão nas mangueiras...
Obrigado
O sensor de rotação me parece ser o original, estava funcionando com esse mesmo conector, não foi mexido, é aquele de 3 conexões, encaixa perfeitamente...
Obrigado
Quero levar na oficina, mas em minha região não conheço mecânicos realmente de confiança, fiquei sabendo de um cara que sempre meche em marea, dei um pulo lá para explicar o ocorrido e fiquei sabendo que nem Scanner para os testes ele tem, ai fica complicado com o tal do 'achismo' e por ser um carro com má fama, já chega na oficina com o reparo acima dos 500 reais . Mas fazer o que, pretendo levar amanha e ver no que dá...
Obrigado a todos pela atenção...
Então pessoal cometi um erro que com certeza varias pessoas já cometeram, próximo ao motor de arranque existem 2 sensores: 1 fica ao lado esquerdo do motor de arranque, em baixo ou na direção do volante, fica instalado na vertical em cima da divisa da caixa, mas este é o sensor de velocidade no qual eu achei que seria o de rotação, e em baixo do motor de arranque na direção vertical do 1° bico injetor fica o sensor de rotação fixado na horizontal, pensei que seria o sensor de detonação, mas era o de rotação, fiz os testes e contatei corrente no xicote e fiz o teste tambem no sensor com o multimetro em omns, e constatei que o mesmo estava com a resistencia correta provavelmente está funcionando, examinando o xicote constatei que a malha que envolve o cabo que é sinal negativo estava descascado e provavelmente estava pegando no motor e fazendo o sensor ter uma má leitura na rotação impedindo o seu funcionamento, por infelicidade de tanto fuçar ontem fiquei sem carga de bateria, o motor girou bem fraco e umas 2 x só mas muito lento insuficiente para pegar, mas já deu para testar pelo menos o sinal no painel como na primeira girada ainda com o problema a injeção já acendia no painel, e agora não acendeu, pelo menos rsrs, vou dar uma carga na bateria e finalizar o teste e coloco as informações aqui...
Obrigado a todos...
Continua o mesmo problema, apos a 1 partida com a carga boa apareceu a luz da injeção no painel novamente... desisto vou recorrer ao um mecânico mesmo... E talves morrer nos quinhentão mesmo...
Obrigado
vai perto da polia do comando de adimição o conecotor estar ali perto desconcteo e teste no 1 e3 no conector femia se ta chegando 5v e esse sensor não tem sistema recouve se para o moto não entra em funcionamento
Resolvido!!!
Galera voltando só para comunicar e agradecer, o problema foi resolvido, o problema estava no conector do Sensor de fase, ele quebrou, pra vcs terem uma ideia ficou só as 3 conexões pra fora solta e o pé do cabo do chicote, coisa muito estranha parece que passei com a roda em cima, mas o cabo e tão curto e não chega nem próximo da roda... Mas sei lá coisas da mecânica rsrs
Queria agradecer em especial Marcio2014 e summo2, que foram exatamente ao problema... Muito Obrigado
Agradeço tbm aos DamascenoAuto e Reitech, que tentaram também me ajudar...
Vamos ver até onde vai agora sem problemas rsrs... Manutenção preventiva e ser feliz...
Até mais...
Vou postar um arquivo muito bom que me ajudou a localizar os sensores...
C:\fakepath\mapa_marea.jpg
C:\fakepath\Reparo do motor de partida.pdf
C:\fakepath\Sensor_de_rotação.ppt
Resolvido!!!
Galera voltando só para comunicar e agradecer, o problema foi resolvido, o problema estava no conector do Sensor de fase, ele quebrou, pra vcs terem uma ideia ficou só as 3 conexões pra fora solta e o pé do cabo do chicote, coisa muito estranha parece que passei com a roda em cima, mas o cabo e tão curto e não chega nem próximo da roda... Mas sei lá coisas da mecânica rsrs
Queria agradecer em especial Marcio2014 e summo2, que foram exatamente ao problema... Muito Obrigado
Agradeço tbm aos DamascenoAuto e Reitech, que tentaram também me ajudar...
Vamos ver até onde vai agora sem problemas rsrs... Manutenção preventiva e ser feliz...
Até mais...
Vou postar um arquivo muito bom que me ajudou a localizar os sensores...
mapa_marea.jpg
C:\fakepath\Sensor_de_rotação.ppt
C:\fakepath\Reparo do motor de partida.pdf
Resolvido!!!
Galera voltando só para comunicar e agradecer, o problema foi resolvido, o problema estava no conector do Sensor de fase, ele quebrou, pra vcs terem uma ideia ficou só as 3 conexões pra fora solta e o pé do cabo do chicote, coisa muito estranha parece que passei com a roda em cima, mas o cabo e tão curto e não chega nem próximo da roda... Mas sei lá coisas da mecânica rsrs
Queria agradecer em especial Marcio2014 e summo2, que foram exatamente ao problema... Muito Obrigado
Agradeço tbm aos DamascenoAuto e Reitech, que tentaram também me ajudar...
Vamos ver até onde vai agora sem problemas rsrs... Manutenção preventiva e ser feliz...
Até mais...
Vou postar um arquivo muito bom que me ajudou a localizar os sensores...
Resolvido!!!
Galera voltando só para comunicar e agradecer, o problema foi resolvido, o problema estava no conector do Sensor de fase, ele quebrou, pra vcs terem uma ideia ficou só as 3 conexões pra fora solta e o pé do cabo do chicote, coisa muito estranha parece que passei com a roda em cima, mas o cabo e tão curto e não chega nem próximo da roda... Mas sei lá coisas da mecânica rsrs
Queria agradecer em especial Marcio2014 e summo2, que foram exatamente ao problema... Muito Obrigado
Agradeço tbm aos DamascenoAuto e Reitech, que tentaram também me ajudar...
Vamos ver até onde vai agora sem problemas rsrs... Manutenção preventiva e ser feliz...
Até mais...
Vou postar um arquivo muito bom que me ajudou a localizar os sensores...
mapa_marea_2014-04-15-2.jpg
C:\fakepath\Reparo do motor de partida.pdf
C:\fakepath\Sensor_de_rotação.ppt