Bom dia a todos, estou ajudando o Fidel com o caso deste Marea, trouxemos ele aqui para minha oficina e começamos a testar. Acontece o seguinte, liga a ignição( entra rele principal, entra por uns segundos o da bomba) após o rele da bomba desativar dou partida, não temos chaveamento nas bobinas, nos bicos e rele da bomba não entra, lemos com o Napro gera codigo( falta de sinal CKP), apagamos a avaria, damos partida novamente, gera o mesmo codigo de novo. Como vocês viram o Fidel leu e gravou os oscilogramas do CKP e CMP, eu uso um DSO 2250( só que no momento esta com problemas, consigo ler os sinais,mas não me aparecem por inteiro na tela, como vocês podem ver na foto) voltando ao Marea, comparando o do carro do Fidel com a foto que o Jovino colocou a única diferença que eu vi, foi o começo dos sinais do Fidel as ondas do CKP iniciam em ascendência e as da foto do Jovino iniciam em descendência, como já peguei casos em que ondas invertidas geravam defeito achei que pudesse ser isso, coloquei um sensor novo e inverti os fios, não deu certo...estou de frente a uma parede como disse ao Fidel, não consigo no momento identificar uma saída, resumo: troquei módulo( já descodifiquei e testei num Brava, esta funcionando), sensor CKP novo( já usei 2), continuidade dos fios CKP e CMP está OK, PMS no relogio comparador ferramentas de fasagem nos comandos OK, comparei a posição da engrenagem do CMP com a do Brava OK, de alguma forma o módulo não recebe ou não identifica o sinal CKP, se eu desligar o CMP e der partida não gera código nenhum( como se você não estive dando partida) se você liga o CMP de volta e da partida , gera código CKP, estou sem ação......segue a foto que gravei ontem no DSO 2250
testepaint_2012-05-14.JPG
Respostas:
nao tenho ideias agora pois estou em aula sem acesso a informações da minha oficina, mas vou te passar um telefone de um amigo aqui do df, que pode te ajudar o cara é fera, faz serviços principalmente para autorizadas quando eles não conseguem resolver.
Plabo 61-3399-6720
lendo isso aqui ontem tive a impressao que um chicote externo no cmp essa criança grita, se bem que ta com cheiro de
fio cruzado, ja interrompeu as malhas se essas for aterrada.
Provavelmente , hoje eu não consiga colocar as mãos nele, mas, amanhã vou dar mais uma trabalhada neste carro, posto novidades
Fico grato DRPLATINADO, antes de colocar o osciloscópio,conferi sincronismo, tinha testado em AC sinal de sensor de rotação( inclusive comparei com um Brava 1.8 16v e deu mesma tensão ), medi sensor de Fase na canetinha, testei entradas de alimentação, +30, +15, -30, pós relé principal, sinal de partida..por isso troquei o módulo ( até aquele momento era a causa mais provavél) , somente não quis tirar o cárter ( pois tenho que remover cambio) antes de ter algumas sugestões.
o Fidel me disse que, somente o cabeçote foi removido, depois disso o carro rodou uma semana, após a troca da bateria que estava totalmente descarregada , o carro não pegou mais...tô tentando
esta foto , somente eu postei, para mostrar o comportamento do meu osciloscópio, o qual eu não consigo usar, por causa disso...OK??
Olha ai minha gente da graxa, este oscilograma eu somente postei , para mostrar o defeito do meu osciloscópio, por mais que tente , não consigo sair disto, inclusive, é do sensor de rotação deste Marea
Guarujá, se eu entendi bem, ai no inicio do tópico você diz que já testou este modulo
em outro carro e que o modulo funcionou perfeitamente, mas ai eu pergunto,
o carro no qual você testou esse modulo também possui seis dentes na roda fônica?
porque este carro pode não estar reconhecendo o sinal de rotação por ser ele para
sensor de sessenta menos dois.Porque a primeira coisa a fazer ai é ter certeza
que este modulo é aplicado a este veiculo.
O Problema deste carro é de ele ser de seis dentes na roda fônica eu mesmo
nunca vi e as pessoas que conheço e que trabalha com FIAT e que perguntei
até mesmo nas retificas aqui nunca vil isso ai.
Já pensei nisso, ( pelo que eu testei, é isso que acontece, ele não reconhece o sensor de rotação, piis se desligo o de FASE não me gera nenhum código, se ligo o de FASE me gera código de ROTAÇÃO ) mas é o mesmo número do módulo dele....estou quase tirando o cãmbio para tirar o cárter e ver a roda fônica fisicamente....
guarujá você não respondeu minha pergunta você testou ou não testou este
modulo em outro carro?
>Olha ai minha gente da graxa, este oscilograma eu somente postei , para mostrar o defeito do meu osciloscópio, por mais que tente , não consigo sair disto, inclusive, é do sensor de rotação deste Marea
quanto ao software do osciloscopio em questao nao adianta voçe desinstalalo, voçe tam que excluilo la no REGEDIT
ai sim instalalo novamente que com certeza ele funfa. configure com uma dessas fotos ai do jovino e poste aqui pra
gente.
qualquer duvida poste aqui ja com seu email.
Testei sim Jovino, descodifiquei o módulo e coloquei em um Brava, funcionou,
Essa eu não sabia, vou fazer isso hoje após fechar a oficina, depois eu posto
Guarujá então só falta uma peça para fechar este quebra cabeça, você precisa fazer uma leitura com um osciloscópio no brava para ver que tipo é o sinal do sensor de rotação para saber que tipo de roda fônica que esta no brava, ai sim vamos começar a entender alguma coisa.
>Testei sim Jovino, descodifiquei o módulo e coloquei em um Brava, funcionou,
Enfim, o Marea do Fidel funcionou, vou fechar o chicote, testar com as 2 centrais e depois, com mais tempo, posto o que era. grato a todos
Ps: Era tão óbvio e latente, que me passava despercebido...
caro amigo estou com o mesmo problema em minha oficina pode me ajudar ja fiz de tudo ate troquei acentral pode me dar uma dica obrigado