Boa noite a todos voces companheiros de profissão.
Estou com um strada 1.5 mpi 99/00, sistema de injeção Marelli G7, que apresenta marcha lenta alta. Aos passar o scanner, nenhum registro de falha e os parâmetros de funcionamento bons, com exceção do sinal do sensor Map, que apresentou algo muito curioso, o mesmo indica uma pressão no coletor de admissão muita baixa, em torno de 260mmHG(0,8v), ficando esse parâmetro abaixo do minimo ideal indicado pelo scanner. Com o carro frio na primeira partida ele funciona bem, com a marcha lenta baixa e o sinal do map em 350mmhg aproximadamente, agora quando vai esquentando o sinal do map vai caindo, e a marcha lenta fica alta. Ja substitui o sensor Map para teste, os valores de leituras permaneceram no mesmo patamar, testei a alimentação positiva do mesmo e o terra que é compartilhado com outro sensor, estando tudo em ordem. O aterramento do carro está bom, assim bem como a alimentação da Ecu, sonda funciona bem, o carro não apresenta falha na aceleração, desempenho bom, só a marcha lenta que chega a ficar em 1700 rpm. Li no vacuômetro a depressão do coletor, realmente está alta, chegando a quase 20inHG, o chicote do map, tps e iac, apresenta boa continuidade, com a resistência elétrica normal, sinal do tps bom, sonda lambda oscilando direitinho, vela indicando mistura estequiométrica, atuador de marcha lenta funcionando bem, está muito interessante esse carro, nunca tinha presenciado isso. Outro dado importante e que quando ligo os consumidores elétricos do carro para criar carga no alternador, o sinal do map normaliza e a marcha lenta cai, isso com a leitura de tensão na bateria medida não apresentando alteração. Peço a ajuda de voces amigos.
Boa tarde galera!
Boas notícias, o problema foi sanado com a substituição do tbi, onde a peca que estava no carro apresentava folga no eixo e sua regulagem de abertura já tinha sido alterada. O sinal do tps estava bom e o atuador de marcha lenta obedecia corretamente ao comando do equipamento de teste, onde usei o Planatc Expert X8, e para minha supresa, depois com o sucesso da substituição do tbi do carro, resolvi reparar o antigo substituindo o atuador de marcha lenta, onde o mesmo é cravado no corpo, e foi sucesso. Fica a dica para não confiar totalmente no teste efetuado com o acionamento do atuador de marcha lenta por equipamento de teste, o qual não é totalmente conclusivo. Obrigado pela atenção de vocês.
Respostas:
Rapaz para mim esse defeito é novidade. No meu raciocinio pode ser entrada de ar falsa pela valvula do canister digo isso pois essa semana apareceu um fiesta endura aqui com sintoma parecido o carro acelerava de vez em quanto do nada e foi colocado vacuometro e indicava pressao baixa no coletor e ao procurar ar ar ''falso'' entrava ar pela valvula do canister e por azar a mesma estava desconectada do tanque.
No seu teste o ponteiro do vacuometro esta estavel ou oscilando muito?
Bom dia Wellington!
Já isolei o canister pela entrada dele no coletor de admissão, não deu resultado. O valor do veículo no vacuometro é estavel, é um valor alto, no meu aqui chega quase a 500mmhg de vacuo quando vai esquentando. Obrigado pela atenção!