Amigos reparadores, gostaria de deixar este tópico para abordarmos mais um sistema automotivo, cada fez mais os carros saem com ar condicionado, se falam na casa dos 80% dos carros, já saem com este antigo e modernos sistemas de refrigeração. Por isso é muito importante trocarmos ideias a respeito.
Respostas:
Dúvida - um dos métodos de ver se o sistema tem vazamentos é uma Detector de gás eletrônico, mas muitos dizem que não são bons. Alguém sabe a respeito ?
Trabalho com ar condicionado, e a melhor maneira de encontrar vazamento é com nitrogênio, agua e sabão... Basta colocar 200 psi de pressão, onde tiver vazamento aparece. Constraste, detector eletrônico ajuda mas não é eficaz.
Estamos iniciando neste segmento agora. Sou muito novo nesta area e tenho que aprender mais.
Trabalhei com um em uma concessionaria chevrolet, mas o aparelho estava em estado de novo, pois como não desempenhava o seu papel, permanecia guardado, como disse o colega , pra achar vazamento, agua e sabão, e tenho usado muito o contraste aqui na oficina e se mostrou bem pratico, com uma luz UV aparece direitinho. Abraço aos colegas.
Estou usando uma recicladora ACS-650 Bosch, ontem levei uma cossa, peguei uma Saveiro G5, com condesador quebrado e uma mangueira furada. Troquei cond. e mangueira.
Comecei tentando fazer Vácuo, mas deixei por 20 minutos e nada, depois deixei por 40 minutos e também não deu certo. Ainda não comprei o nitrogênio, sou novo nesta área.
eu tenho um novinho da mastercool, comprado a dois meses, já achei vazamento em dois evaporadores sem a necessidade de desmonte. Normalmente uso nitrogênio e agua e sabão, mas quando está mais difícil de achar, dou uma carga com contraste e coloco para funcionar, normalmente tenho sucesso com Uv.
Escutei dizer por um amigo, que eles colocam uma bacia no dreno do A/C e depois de escorrer a agua, ele verifica a presença de contraste. Sendo assim vazamento na caixa evaporadora.
Parece uma dica boa!
>Estou usando uma recicladora ACS-650 Bosch, ontem levei uma cossa, peguei uma Saveiro G5, com condesador quebrado e uma mangueira furada. Troquei cond. e mangueira.
Comecei tentando fazer Vácuo, mas deixei por 20 minutos e nada, depois deixei por 40 minutos e também não deu certo. Ainda não comprei o nitrogênio, sou novo nesta área.
BCS eu estava usando a recicladora da Tecnomotor TD 7000, acabei vendendo e comprando uma igual a sua ACS 650. Pelo que você citou acima deve haver algum outro vazamento, pode ser nos oring, selo, mangueiras, por isso não esta segurando vácuo. Essa maquina após termino do vácuo, ela testa se há queda de pressão (vazamento) por 5 minutos, e caso não mantenha vácuo da erro. O melhor teste seria com nitrogênio! Para evitar retorno de serviço, recomendo que sempre nas manutenção de ar, faça a troca do selo.
Vicente, certamente deve ser isto, mas como ainda não tenho o nitrogênio eu não consegui concluir o trabalho, pois a recicladora não entra em funcionamento de vácuo. Certamente por causa do vazamento.
Vicente, para eu comprar o nitrogênio, terei de comprar um ou dois registros e regulador da saída da garrafa ?
Bcs você vai comprar o nitrogênio e o regulador de pressão do nitrogênio e ter um manômetro de pressão para o ar condicionado, detalhe, se você for pressurizar o sistema acima de 130psi, plugue somente o relógio de alta, para não estragar o relógio de baixa. Espero ter ajudado.
Tens idéia do custo de uma garrafa de nitrogenio e os respectivos manometros e reguladores?
Bcs vc vai pagar no regulador de pressão do nitrogênio mais ou menos uns 200,00 e o cilindro vc pode alugar ou comprar, acho que deve custar mais ou menos 1000,00 uns cilindro novo e eu pago 100,00 para recarregar um cilindro de 10mt³, e um manômetro para ar condicionado automotivo que vc já deve ter.
Espero ter ajudado. Se não ajudei foi mal.
Roberto eu só tenho uma recicladora de gás, eu não tenho o manômetro, já escutei alguma pessoa falando sobre este manômetro da saída da garrafa de nitrogênio, escutei dizer que temos que comprar um de vazão maior... se eu não me engando de 20 ou coisa parecida.
Além do investimento da recicladora, ainda temos uma seria de coisas a comprar, não é mole não está prestação de serviços.
Está semana vou ver uma garrafa com o manômetro.
Passat 1999 1.8 turbo.
Pessoal alguém sabe porque ao ligar o carro o climatronic liga sozinho, este carro está sem gás, fiquei sabendo que temos como ativar codigo de defeito pelo painel,alguém sabe a respeito?
Meu Scanner até pega o sistema tem ajuste básico mas não vi diferença após o ajuste.
Bom dia amigo,
Aqui na minha cidade, Belo Horizonte, pago aluguel da garrafa de nitrogênio, R$50 e para enche-la com 10 m o valor é R$ 170.
Espero ter ajudado.
Paguei pelo regulador de baixa pressão R$140, pela internet, porém acho que o melhor é o de alta pressão, assim você pode injetar no sistema ate 350 psi, custa em torno de R$750, o que facilitar a localização do vazamento.
Vazia tempo que eu não passava por esse topico, é um assunto bom !
Caro amigo,
apoio a sua iniciativa, assim todos podem se ajudar na busca de soluções para vários defeitos que as vezes deixam a gente de cabelo em pé.
Sempre que puder e souber, vou procurar contribuir com alguma ajuda aos colegas.
amigos sou novato na area, depois de achar o vazamento, devo fazer a recarga pelo lado da alta ou baixa pressão, gás ou liquido, o carro é um clio 2004, e qual é a carga de refrigerante no sistema. obrigado;
att;
BCS
E aí, como tem trabalhado? tem alguma dúvida? se puder te ajudar..
Bananal
Carga sempre pelo lado de alta em forma de líquido e a carga de gás pela minha tabela é de 650g.
Se eu estiver errado, alguém me corrija!
Espero ter ajudado!!
amigo estava fazendo manutenção do ar de um siena 07, as temperaturas estavam um pouco altas e resolvi recolher o gás e recolocar na forma mais simples. com manifold, balança, temperatura, fiz a recarga pela baixa e aumentando a rotação do motor, fiz a carga e foram 390 gramas, a pressão da baixa ficou em aproximadamente 24 psi e a temperatura do ar no interior do habitáculo na porta da ventilaçao central esta suflando de forma variavel entre 1.6 e chegou até 0.5; o procedimento funcionou mas é correto.
att;
marco vaz
Caro Marco,
O ideal é fazer a recarga pela alta, assim vc evita que vá liquido para o compressor causando calço hidráulico, que pode quebrar, e a carga correta do siena é 450 gramas.
Espero ter ajudado.
Zé Carlos