Pessoal, estamos com um problemão na oficina: foi feito a retífica de cabeçote, trocada a bomba de óleo, retificação da parte de baixo do motor, mas há lubrificação apenas nas válvulas de admissão (na de escape está muito baixa). Está marcando 8bar na bomba, mas nada(antes de tudo isso a lubrificação era normal). Foi veirifcado se havia algum duto entupido, e nada. Vcs tem alguma idéia do que pode ser ou já passaram por isso? :(
Respostas:
Bom dia marzavabo experimente tirar a tampa do oleo (tampa de reposição do oleo ) vê com atenção lá tem tipo um bujão deve ser além 8mm retire ele lá dentro tem uma valvula , essa valvula é do oleo experimente troca-la, é verifique se não tem obstrução lá
abraçosss e boa sorte
Obrigada pela informação, mas o procedimento foi feito e nada. Cabeçote foi dado banho químico, trocada a válvula de retenção, trocou bomba de óleo schadek, tirou 2 comandos de válvulas dei partida, o óleo sobe; coloca o comando, dá 5,5bar de pressão, mas não dá passagem de óleo suficiente. Em acelerada, vai a 7bar. na marcha lenta, 2bar (bem.
quente).
Tem pressão no cabeçote; aparentemente ñ pode ser a bomba- é possível a válvula travar aberta? Isso está um mistério! Falta óleo mas a pressão está alta.:(
AI, VC VERIFICOU, ANTES DE MONTAR OS EIXOS DE COMANDO SE OS DUTOS NÃO ESTAVAM ENTUPIDOS, É MUITO COMUM ENTUPI E RESTRINGIR A LUBRIFICAÇÃO, SE FOR TIRAR OS EIXOS DENOVO, VERIFICAR SE NÃO HA CARBONIZAÇÃO NA ENTRADA DE OLEO DOS TUCHOS E TAMBEM DO ALOJAMENTO DOS TUCHOS.
Obrigada pela ajuda, mas isso tb foi verificado e nada!! Estamos loucos com esse motor...
caro amigo estava com 1 tambem seu problelma e fuga de oleo pelos cames do camando 1 se vc colocou aquela junta que vai no pescador junto a bomba de ferro cuidado se ela não for nova não coloque a velha de ferro pq perde pressão por ali coloque uma de curtisa que e muito melhor. 2 mas se mesmo assim a pressão nao ficar acima de 2 bar tire a tampa aonde coloca oleo e observe se se tem muita circulação de oleo por ali se tiver esta dando fuga de oleo pelo came do comando de escape como o motor fica mei tombado para a esqueda vc vai ver um fluxo de oleo um pouco maior de que o normal quanto menos fluxo tiver menor a perda de oleou para que vc tire a duvida retire a tampa de valvula e retire um came do comando e fasa uma marca no na parte interna dele bem no meio e monte e de algumas voltas no motor com a mão mesmo e retire o respectivo came e verifique se a marca que vc fez foi danificada se não ouve nenhuma rasura e sinal que o comando naõ esta pegando no came dando fuga de oleo vai te que mandar mandrilhar o cabeçote ou use um plastigueit que mede folga de mancal. obs partindo do presuposte que vc ja trocou a valvula reguladora de presão de oleo .
amigo já peguei uma zica dessa o defeito era a junta que vai na bomba de óleo tem que ser a de ferro pois a de papel se rompe(estoura) não segura a pressão,quase que eu endoido mas quado tirei a bomba reparei que a junta estava rompida. espero ter ajudado me mande [email protected]
Depois de vários testes, decidi trocar a bomba (lembrando que foi colocada uma bomba nova Schadek) e coloquei uma bomba usada. O resultado foi que a pressão continuou alta, mas a lubrificação ficou boa. Conclusão: bomba Schadek com defeito de fabricação!!
Fiz um cabeçote com semelhante defeito.
Troquei os dois eixos comandos e teve de refazer os mancais, desgaste dos mesmos provocando fuga de óleo pelos mancais.
Vá por eliminação, bomba, pescador (peguei um carro com baixa pressão de óleo, ao montar o pescador, o mecânico usou cola 3M para vedar, ela escorreu por dentro do tubo e entupiu o pescador), valvula de alivio, limpeza das galerias e mancais e eixos.
Você vai conseguir.
Boa sorte!
Srs. um lembrete, ha uns tres anos atras, fiz uma retifica completa no mtr. de um corsa 1.0. Ao monta-lo, existia pressao suficiente, mais no calibrava os tuchos, com isso desmontamos a parte inferior tres vezes para examinar e a superior 14 vezes. E nada. Trocamos 02 bombas de oleo e nada. Foi quando nao tinha mais nada a fazer, resolvi assumir um risco.Com o mtrs todo feito , coloquei a bba de oleo velha. Acabou o problema. os tuches voltaram a lubirficar, o dono resolveu assumir e ficar com a bba velha. Detalhe na epoca nao quis me aprofundar no problema para ver o que era. A brosol diz que a bba deve dar 2.0 bar a 2000rpm a 80graus. E a Kit teste diz que a mesma deve dar 3.0bar. Segue a orientaçao dos colegas e rever a valvula que fica no cabecote.
no corsa aconteceu comigo de colocar bomba nova e não dar pressão . pode ser bomba que fica encalhada no estoque ai engripa tudo (peça nova tambem da defeito )