Bom dia amigos.
Gostaria da ajuda de algum reparador que consiga interpretar a logica de funcionamento da ECU deste carro.
Já testei todos os sensores e garanto que estão dentro das especificações.
O atuador da marcha lenta funciona perfeitamente, se o carro estiver parado!
Se o sensor de velocidade do cambio detectar movimento, ferrou!
Se o motor estiver frio, com o veiculo em movimento e colocar em ponto morto ele acelera a 2000RPM
Se o motor estiver quente, com o veiculo em movimento e colocar em ponto morto ele cai pra 500RPM e morre.
Se eu parar o carro, a marcha lenta imediatamente estabiliza a 1000RPM.
Vai entender...:
Respostas:
É imprescindível que tenha Válvula termostática. se vc for Reparador coloque seus dados pois tem mais um detalhe, Mas esse é o pulo do Gato.
>Bom dia amigos.
Gostaria da ajuda de algum reparador que consiga interpretar a logica de funcionamento da ECU deste carro.
Já testei todos os sensores e garanto que estão dentro das especificações.
O atuador da marcha lenta funciona perfeitamente, se o carro estiver parado!
Se o sensor de velocidade do cambio detectar movimento, ferrou!
Se o motor estiver frio, com o veiculo em movimento e colocar em ponto morto ele acelera a 2000RPM
Se o motor estiver quente, com o veiculo em movimento e colocar em ponto morto ele cai pra 500RPM e morre.
Se eu parar o carro, a marcha lenta imediatamente estabiliza a 1000RPM.
Vai entender...:
este carro não é feito parra andar m neutro, então defina melhor o período em neutro.
e vc tem certeza q esta recebendo sinal de velocidade?
Bom dia.
Tenho sim! Já medi os pulsos do sensor!
A central recebe os dados do sensor de velocidade corretamente, tanto que parado o problema some e andando em ponto morto o problema aparece.
Como assim? esta me dizendo que não devo colocar em ponto morto quando estiver me aproximando de uma esquina por exemplo?
Bom dia Beto.
Foi a primeira coisa que pensei! mesmo assim não era pro motor morrer.
Já jampeei o pressostato da direção e o problema permanece!
Já testei o sensor, esta perfeito! Quando giro o volante até o final a pressão do hidraulico sobe e aciona o pressostato, e o carro da uma leve acelerada! como deve ser mesmo.
Se tiver mais alguma ideia, ficarei grato pela ajuda.
passou um santana aqui com esse problema de ficar acelerado,tudo certim,so restou UCE,trocada e resolvido...
Tem razão, mas custo a acreditar nisso!
Vou ver se alguém tem mais alguma sugestão, de repente um reparo resolve, alguém que já passou por isso pode até indicar qual componente trocou dentro do modulo... sei lá...
Pior que fiz a leitura de códigos de falha pela lâmpada e não acusou nada!
Obrigado por enquanto...
>Tem razão, mas custo a acreditar nisso!
Vou ver se alguém tem mais alguma sugestão, de repente um reparo resolve, alguém que já passou por isso pode até indicar qual componente trocou dentro do modulo... sei lá...
Pior que fiz a leitura de códigos de falha pela lâmpada e não acusou nada!
Obrigado por enquanto...
c vc quer mais algumas opção acompanhe com multímetro diretamente no conector da central tenção entre as linha 15 terra .30 e terra e os vários pinos de aterramento pois neste a marcha lenta é sensível a tenção. verifica a tenção do sinal do tps e me informe com motor frio e quente. do mais sua descrição de falha esta diretamente relacionado a sinal de velocidade este, no conector da central em quanto anda vc pôde monitorar com uma caneta de polaridade. pois c for problema na central provavelmente estará ligado a este
É provável mesmo, noto uma queda brusca na marcha lenta quando a ventoinha do radiador liga, mas após 1 seg. já normaliza.
A questão é: não encontro uma relação com queda de tensão e o movimento do carro (andando / parado) que explique este problema!
o sensor de velocidade é do tipo hal 12v parra o entendimento da central do sinal tem q chegar sinal de retorno de mais d 10v pelo menos e uma queda de tenção pode entre outros mascara o sinal q mesmo aparentar pulsos com a caneta não tem tenção suficiente para ser considerado um sinal alto, é só uma possibilidade mas c abrir um pouco a mente tem muitas outras, sofri muito com estes tipo de problema quando não tinha oscilo pois caneta de polaridade não te informa tenção do pulso e em alguns multímetros tb não, muitas vezes ficamos perdido po falta de um teste mais conclusivo.
Obrigado mesmo pela ajuda; vou verificar sim!
E desculpe pela insistência, mas, o fato da central so apresentar o problema com o carro andando, não confirma que o sensor de velocidade esta funcionando corretamente? E que o problema da marcha lenta esta relacionado com outro fator?
Seria possível o sensor hall do distribuidor estar com problemas, e mesmo assim o carro funcionar?
>Obrigado mesmo pela ajuda; vou verificar sim!
E desculpe pela insistência, mas, o fato da central so apresentar o problema com o carro andando, não confirma que o sensor de velocidade esta funcionando corretamente?
não necessariamente durante o movimento do veiculo a central utiliza o sinal de velocidade para cálculos de potencia mas em especial para restabelecer a marcha lenta, um exemplo para vc entender melhor o q eu quero falar vc esta em uma decida tira o pé do acelerador e esta faltando sinal de velocidade ao chegar em uma esquina vc pisa na embreagem o carro ou apagara ou ficara com a rotação muito baixa devido ao motivo de a central calcular a carga como c o carro já estivesse em marcha lenta e quando vc pisar na embreagem éla levara um certo tempo para recalcular e ai o carro já vai ter apagado. pço q não considere como verdade absoluta só estou tentando lhe ajudar a entender seu defeito
E que o problema da marcha lenta esta relacionado com outro fator?
sim pôde sim ter outro fator influenciando na marcha lenta um deles a mangueira do mape aconselho sua troca por uma apropriada entre outros a tenção da bateria este carro é bastante problemático na caixa de fuzivel jé tive q ressoldar mutas delas e o tempo de uso provoca queda de tenção no sistema alimentado, tb a sonda é muito importante para uma boa marcha lenta mas esta tb costuma provocar oscilação com o veiculo parrado, regulagem do tps c for celado ão méche mas a maioria já é fusado ou o próprio tps errado verifica c é um pf2c.
Seria possível o sensor hall do distribuidor estar com problemas, e mesmo assim o carro funcionar?
até é possível peguei um motor at q dava côrte após aquecido estava com problema no distribuidor o cliente pediu para montar um paralelo pois mão estava encontrando original pois não conseguia acertar a marcha lenta de jeito algum a auto peça me mandou outro e mesma coisa até q achamos um original e foi só montar funcionou perfeitamente, já neste modelo de caro do tópico nunca tive problema com distribuidor.
bom espero ter sido útil.
Boa noite a todos.
Novos dados para analise; fazendo as mediçoes notei um sobreaquecimento no motor, 110 - 115 graus!
Injetei 6 bar nos cilindros e constatei borbulhamento na agua de arrefecimento!
Conclusao, junta do cabecote queimada e vazamento de compressao. Logo penso que o modulo estava perdido com essa nova condicao e a perda de potencia prejudicava a marcha lenta.
Postarei novos dados apos a manutencao do cabeçote.
Obrigado a todos.
Boa tarde pessoal,
Após o conserto do cabeçote, temperatura OK, 100ºC.
Feito ajuste do ponto de ignição; exatos 19º.
Problema na marcha lenta permanece!
Seria possível ser defeito do modulo? se sim, defeito onde?
Transistores? memorias? Processador? Conversor a/d?
Digitei certo sim, foi o que o mecânico ajustou quando terminou de instalar o cabeçote.
Segundo ele é o ângulo que consta no manual.
Estaria errado? o carro esta andando normal!
com o shorting plug desligado a gasolina e 9 no alcool deixaria maximo 12..
acho que o ponto deveria ser 12 A 15 Graus O SHORT PLUG não está aberto ou ausente. faz um jumper e testa
Retificando a informação... são 9º e não 19º como descrito.
Desculpe pessoal.
Mais dados para analise:
Modulo injeção FIC EEC IV
Modelo: F4FF-12A650-SB
Letras: AAV
É o mesmo modulo usado no Escort 1.6 / 1.8 a álcool.
Encontrei vários módulos com esse código mas com as letras diferentes.
Alguem saberia me dizer o significado das 3 letras?