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Respostas:
<t><p>É imprescindível que tenha Válvula termostática. se vc for Reparador coloque seus dados pois tem mais um detalhe, Mas esse é o pulo do Gato.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Bom dia amigos. </p> <p>Gostaria da ajuda de algum reparador que consiga interpretar a logica de funcionamento da ECU deste carro. </p> <p>Já testei todos os sensores e garanto que estão dentro das especificações. </p> <p>O atuador da marcha lenta funciona perfeitamente, se o carro estiver parado! </p> <p>Se o sensor de velocidade do cambio detectar movimento, ferrou! </p> <p>Se o motor estiver frio, com o veiculo em movimento e colocar em ponto morto ele acelera a 2000RPM </p> <p>Se o motor estiver quente, com o veiculo em movimento e colocar em ponto morto ele cai pra 500RPM e morre. </p> <p>Se eu parar o carro, a marcha lenta imediatamente estabiliza a 1000RPM. </p> <p>Vai entender...:</QUOTE> </p> <p>este carro não é feito parra andar m neutro, então defina melhor o período em neutro.</p></r>
<t><p>e vc tem certeza q esta recebendo sinal de velocidade?</p></t>
<t><p>Bom dia. </p> <p>Tenho sim! Já medi os pulsos do sensor! </p> <p>A central recebe os dados do sensor de velocidade corretamente, tanto que parado o problema some e andando em ponto morto o problema aparece.</p></t>
<t><p>Como assim? esta me dizendo que não devo colocar em ponto morto quando estiver me aproximando de uma esquina por exemplo?</p></t>
<t><p>Bom dia. </p> <p>Que dados precisa?</p></t>
<t><p>Bom dia Beto. </p> <p>Foi a primeira coisa que pensei! mesmo assim não era pro motor morrer. </p> <p>Já jampeei o pressostato da direção e o problema permanece! </p> <p>Já testei o sensor, esta perfeito! Quando giro o volante até o final a pressão do hidraulico sobe e aciona o pressostato, e o carro da uma leve acelerada! como deve ser mesmo. </p> <p>Se tiver mais alguma ideia, ficarei grato pela ajuda.</p></t>
<t><p>passou um santana aqui com esse problema de ficar acelerado,tudo certim,so restou UCE,trocada e resolvido...</p></t>
<t><p>Tem razão, mas custo a acreditar nisso! </p> <p>Vou ver se alguém tem mais alguma sugestão, de repente um reparo resolve, alguém que já passou por isso pode até indicar qual componente trocou dentro do modulo... sei lá... </p> <p>Pior que fiz a leitura de códigos de falha pela lâmpada e não acusou nada! </p> <p>Obrigado por enquanto...</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Tem razão, mas custo a acreditar nisso! </p> <p>Vou ver se alguém tem mais alguma sugestão, de repente um reparo resolve, alguém que já passou por isso pode até indicar qual componente trocou dentro do modulo... sei lá... </p> <p>Pior que fiz a leitura de códigos de falha pela lâmpada e não acusou nada! </p> <p>Obrigado por enquanto...</QUOTE> </p> <p>c vc quer mais algumas opção acompanhe com multímetro diretamente no conector da central tenção entre as linha 15 terra .30 e terra e os vários pinos de aterramento pois neste a marcha lenta é sensível a tenção. verifica a tenção do sinal do tps e me informe com motor frio e quente. do mais sua descrição de falha esta diretamente relacionado a sinal de velocidade este, no conector da central em quanto anda vc pôde monitorar com uma caneta de polaridade. pois c for problema na central provavelmente estará ligado a este</p></r>
<t><p>É provável mesmo, noto uma queda brusca na marcha lenta quando a ventoinha do radiador liga, mas após 1 seg. já normaliza. </p> <p>A questão é: não encontro uma relação com queda de tensão e o movimento do carro (andando / parado) que explique este problema!</p></t>
<t><p>o sensor de velocidade é do tipo hal 12v parra o entendimento da central do sinal tem q chegar sinal de retorno de mais d 10v pelo menos e uma queda de tenção pode entre outros mascara o sinal q mesmo aparentar pulsos com a caneta não tem tenção suficiente para ser considerado um sinal alto, é só uma possibilidade mas c abrir um pouco a mente tem muitas outras, sofri muito com estes tipo de problema quando não tinha oscilo pois caneta de polaridade não te informa tenção do pulso e em alguns multímetros tb não, muitas vezes ficamos perdido po falta de um teste mais conclusivo.</p></t>
<t><p>Obrigado mesmo pela ajuda; vou verificar sim! </p> <p>E desculpe pela insistência, mas, o fato da central so apresentar o problema com o carro andando, não confirma que o sensor de velocidade esta funcionando corretamente? E que o problema da marcha lenta esta relacionado com outro fator? </p> <p>Seria possível o sensor hall do distribuidor estar com problemas, e mesmo assim o carro funcionar?</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Obrigado mesmo pela ajuda; vou verificar sim! </p> <p>E desculpe pela insistência, mas, o fato da central so apresentar o problema com o carro andando, não confirma que o sensor de velocidade esta funcionando corretamente? </p> <p>não necessariamente durante o movimento do veiculo a central utiliza o sinal de velocidade para cálculos de potencia mas em especial para restabelecer a marcha lenta, um exemplo para vc entender melhor o q eu quero falar vc esta em uma decida tira o pé do acelerador e esta faltando sinal de velocidade ao chegar em uma esquina vc pisa na embreagem o carro ou apagara ou ficara com a rotação muito baixa devido ao motivo de a central calcular a carga como c o carro já estivesse em marcha lenta e quando vc pisar na embreagem éla levara um certo tempo para recalcular e ai o carro já vai ter apagado. pço q não considere como verdade absoluta só estou tentando lhe ajudar a entender seu defeito </p> <p> E que o problema da marcha lenta esta relacionado com outro fator? </p> <p>sim pôde sim ter outro fator influenciando na marcha lenta um deles a mangueira do mape aconselho sua troca por uma apropriada entre outros a tenção da bateria este carro é bastante problemático na caixa de fuzivel jé tive q ressoldar mutas delas e o tempo de uso provoca queda de tenção no sistema alimentado, tb a sonda é muito importante para uma boa marcha lenta mas esta tb costuma provocar oscilação com o veiculo parrado, regulagem do tps c for celado ão méche mas a maioria já é fusado ou o próprio tps errado verifica c é um pf2c. </p> <p>Seria possível o sensor hall do distribuidor estar com problemas, e mesmo assim o carro funcionar? </p> <p>até é possível peguei um motor at q dava côrte após aquecido estava com problema no distribuidor o cliente pediu para montar um paralelo pois mão estava encontrando original pois não conseguia acertar a marcha lenta de jeito algum a auto peça me mandou outro e mesma coisa até q achamos um original e foi só montar funcionou perfeitamente, já neste modelo de caro do tópico nunca tive problema com distribuidor. </p> <p></QUOTE> </p> <p>bom espero ter sido útil.</p></r>
<t><p>Boa noite a todos. </p> <p>Novos dados para analise; fazendo as mediçoes notei um sobreaquecimento no motor, 110 - 115 graus! </p> <p>Injetei 6 bar nos cilindros e constatei borbulhamento na agua de arrefecimento! </p> <p>Conclusao, junta do cabecote queimada e vazamento de compressao. Logo penso que o modulo estava perdido com essa nova condicao e a perda de potencia prejudicava a marcha lenta. </p> <p>Postarei novos dados apos a manutencao do cabeçote. </p> <p>Obrigado a todos.</p></t>
<t><p>Boa tarde pessoal, </p> <p>Após o conserto do cabeçote, temperatura OK, 100ºC. </p> <p>Feito ajuste do ponto de ignição; exatos 19º. </p> <p>Problema na marcha lenta permanece! </p> <p>Seria possível ser defeito do modulo? se sim, defeito onde? </p> <p>Transistores? memorias? Processador? Conversor a/d?</p></t>
<t><p>voce digitou errado ou escreveu 19 mesmo?</p></t>
<t><p>Digitei certo sim, foi o que o mecânico ajustou quando terminou de instalar o cabeçote. </p> <p>Segundo ele é o ângulo que consta no manual. </p> <p>Estaria errado? o carro esta andando normal!</p></t>
<t><p>com o shorting plug desligado a gasolina e 9 no alcool deixaria maximo 12..</p></t>
<t><p>acho que o ponto deveria ser 12 A 15 Graus O SHORT PLUG não está aberto ou ausente. faz um jumper e testa</p></t>
<t><p>Retificando a informação... são 9º e não 19º como descrito. </p> <p>Desculpe pessoal.</p></t>
<t><p>Mais dados para analise: </p> <p>Modulo injeção FIC EEC IV </p> <p>Modelo: F4FF-12A650-SB </p> <p>Letras: AAV </p> <p>É o mesmo modulo usado no Escort 1.6 / 1.8 a álcool. </p> <p>Encontrei vários módulos com esse código mas com as letras diferentes. </p> <p>Alguem saberia me dizer o significado das 3 letras?</p></t>