Gostaria de compartilhar com os amigos aqui do fórum, essa experiência que tive com essa L200 HPE 2009...
No uso urbano, a caminhonete se comportava bem, sem falhas nem cortes, porém ao fazer o trecho em subida de serra, acendia a luz de injeção, perdia acelaração e entrava no modo de segurança.Depois d edesligar e aguardar alguns minutos, ela voltava ao normal e ao fim de serra, não apresentava mais o problema!
No scaner apresentava o cód 49 "pressão elevada sobrealimentação", com o manometro foi verificado a pressão do tgv, estava normal, como tínhamos uma caminhonte batida, com a permissão do proprietário,que também é um grande amigo nosso,para teste substituímos a válvula reguladora do tgv, porém sem sucesso!
Depois testamos a solenoíde do tgv, sem sucesso também, nisso já se passava uma semana!
No auge do desespero , entrei em contato com o colega casa do diesel, e com a situação exposta inclusive com as imagens ( fórum estava com problema) , ele me deu o roteiro a traçar ...
Comecei a verificar possíveis vazamentos, a mangueira superior estava OK, Intercooler OK, quando foi removida a mangueira inferior , havia um rasgo em quase toda a linha da abraçadeira, mas no lugar visualmete ela estava intacta, imperceptível mesmo!!
Imagem131.jpg
A mangueira com a abraçadeira
Imagem132.jpg
Percebam que o rasgo é simétrico a abraçadeira
Imagem133.jpg
Imagem128.jpg
Com a mangueira subtituída, a pick-up fez por duas vzs o trajeto sem problema algum !!
Fica a minha dica, que para uns pode ser besteira, mas para mim me causou um suador, e o meu agradecimento ao colega casa do diesel, que se mostrou prestativo e interessado no problema !!
Respostas:
Besteira nada brother... já passei por isso numa S10.. e o pior é que não se ouvia barulho de ar escapando..! Valeu pela dica.Abrçs.
>Herman boa noite
excelente dica, atualmente em veiculos vw FSI e TSI acontece muitos problemas semelhante a esse que você comentou, tudo levando a defeito de pane eletrica, e é apenas entrada falsa de ar,
Blz DRPLATINADO, realmente,eu centrei a minha atenção atrás da pane elétrica, que indicava no código de falhas , pois as mangueiras estavam aparentemente perfeitas !! Abçs!
>Besteira nada brother... já passei por isso numa S10.. e o pior é que não se ouvia barulho de ar escapando..! Valeu pela dica.Abrçs.
Blz Paulista, foi justo isso que me passou a rasteira, essa também não se ouvia nada!!!
E para "ajudar" o código aponta "sobrealimentação", mesmo com o vazamento: : , valeu Paulista!
Muito comum acontecer isso nas-10 é só colar o pé nela que dá pra ouvir o ar escapando. Numa l-20 uma vez peguei com codigo de defeito referente a alimentação de ar e era as regulagens do balanceiros de valvula q soltavam as pastilha da ponta mas dava pra ouvir a valvula soprando.
>Muito comum acontecer isso nas-10 é só colar o pé nela que dá pra ouvir o ar escapando. Numa l-20 uma vez peguei com codigo de defeito referente a alimentação de ar e era as regulagens do balanceiros de valvula q soltavam as pastilha da ponta mas dava pra ouvir a valvula soprando.
Valeu colega, pra vc ter uma idéia da sinuca de canto que eu estava, até essa válvula foi trocada e nada...
Imagem124.jpg
Essa de vazamento me quebrou as pernas rsrsrs
Valeu colega,