Boa tarde amigos! Estamos com uma L-200 2009 OUTDOOR turbo com o seguinte problema: Veículo estava sem força e com a luz de anomalias acesa.Bom,até aí tudo bem,colocamos o scanner e a falha apresentada era: Falha no sensor de pressão do turbo!Feito o diagnóstico vimos a mangueirinha desse sensor solta,recolocamos ela e a memória apresentou sistema OK.Porém a luz de anomalias continua acesa mesmo com o scanner informando sistema OK.Já desligamos a bateria,tudo o que é aterramento foi revisado,aplicamos uma bateria nova, mas a luz não apaga.O veículo voltou a funcionar perfeitamente,nenhum código de falhas presente,sistema OK mas a luz permanece acesa! O que preciso saber dos amigos é se existe algum procedimento à parte pra apagar essa luz de anomalia,pois essa é a segunda que nos aparece aqui com esse mesmo problema.Estarei no aguardo de respostas! Obrigado.
Respostas:
Neste sistema não tem painel não, se tiver entra em painel e reseta.
CASA DO DIESEL DIZ: L-200 2.5 TURBO DIESEL INTERCOOLER MOTOR HPE
CARO COLEGA L-2OO É UMA PICK-UP DIFICIL DE LIDAR TEM VÁRIAS MANHAS QUE DÁ UM NÓ NO MECÂNICO;
GERALMENTE ESSA LUZ DE ANOMALIA NÃO APAGA, VC DEVE RETIRAR O MODULO DE INJEÇÃO QUE ESTÁ LOCALIZADO NOS PÉS DO CARONA, FIXADO NA COLUNA PASSA UMA MOEDA NOS CONECTORES A LUZA VAI APAGAR, SE VOLTAR AINDA TEM ANOMALIA.
MAS NÂO ESPALHA ISSO É SEGREDO......
RSRSRSRSSR
Obrigado pelo retorno CASAdoDIESEL! Iremos fazer esse procedimento e darei retorno! ;)
este veiculo usa a bomba ZEXEL com controle eletronico por uma central BOSCH.
Ela tem um obturador eletrico (luva) dentro da bomba que controla o débito de diesel. este obturador é controlado pela UCE atraves de um solenoide.
Olha a válvula EGV, que controla a pressão da turbina (aquele solenoide MARROM, do mesmo lado da turbina, parafusado em cima da tampa de válvulas).
Ele é um solenoide de 3 vias e tem um filtro. As vezes enope este filtro e ele não controla a capsula pneumática da WAST-GATE da turbina.
Examina entupimento das mangueiras da bomba de vácuo até o solenoide e do solenoide até a capsula, veja se a capsula não está rompida.
Acelera este motor a 100% e solta, pra fazer a turbina gerar pressão, se vc ver que a mangueira do turbo inchou de mais e mesmo assim o braço da wast-gate não se mecheu, procuro no descrito acima, que ás vezes acontece isto nas L200, de acender a luz sem código definido.
www.flaviocursos.com.br
flaviocursos disse:
este veiculo usa a bomba ZEXEL com controle eletronico por uma central BOSCH.
Ela tem um obturador eletrico (luva) dentro da bomba que controla o débito de diesel. este obturador é controlado pela UCE atraves de um solenoide.
Olha a válvula EGV, que controla a pressão da turbina (aquele solenoide MARROM, do mesmo lado da turbina, parafusado em cima da tampa de válvulas).
Ele é um solenoide de 3 vias e tem um filtro. As vezes enope este filtro e ele não controla a capsula pneumática da WAST-GATE da turbina.
Examina entupimento das mangueiras da bomba de vácuo até o solenoide e do solenoide até a capsula, veja se a capsula não está rompida.
Acelera este motor a 100% e solta, pra fazer a turbina gerar pressão, se vc ver que a mangueira do turbo inchou de mais e mesmo assim o braço da wast-gate não se mecheu, procuro no descrito acima, que ás vezes acontece isto nas L200, de acender a luz sem código definido.
www.flaviocursos.com.br
Me corrijam se estiver enganado, mas a l-200 com bomba eletronica não usa turbo waste-gate e sim turbo TGV...
O amigo GNOATO está certo, esta L200 usa TGV.
Eu estava trabalhando na sexta em um RANGER 3.0 problemática ao extremo, e fui fazer uns testes e fiquei com a turbina dela na cabeça, e na hora eu confundi uma com a outra.
A RANGER tem a cápsula pneumática em cima da turbina, e quando fui dar uma opinião sobre esta L200, misturei as 2.....
Agradeço ao amigo GNOATO por corrigir a minha questão, que eu não tinha me ligado, ELE ESTÁ CORRETO.....
Obrigado pelas informações! Esse veículo irá retornar em breve aqui e assim faremos esses procedimentos!
p.s. aproveitar e parabenizar o "flaviocursos" pela palestra ministrada na RTA sobre freios ABS.Somos um ponto de transmissão via satélite onde seu treinamento foi de grande utilidade pra nós.
Bom dia Emerson PAULISTA
Eu tenho alguns conhecidos ai em PETROLINA, e é possivel que saia um treinamento nesta região de JUAZEIRO/PETROLINA.
Eu estou em Ji-Paraná/RONDONIA ministrando um treinamento agora, fico mais 2 semanas aqui, depois desço para alguns compromissos no MT e subo para o PI e o resto do nordeste.
Vou lhe visitar quando estiver na região...
Abraços
CASA DO DIESEL PERGUNTA:
VC CONSEGUIU APAGAR A LUZ DE ANOMALIA NO PAINEL DA L-200 2.5 TURBO DIESEL INTERCOOLER ?
flaviocursos escreveu:
Bom dia Emerson PAULISTA
Eu tenho alguns conhecidos ai em PETROLINA, e é possivel que saia um treinamento nesta região de JUAZEIRO/PETROLINA.
Eu estou em Ji-Paraná/RONDONIA ministrando um treinamento agora, fico mais 2 semanas aqui, depois desço para alguns compromissos no MT e subo para o PI e o resto do nordeste.
Vou lhe visitar quando estiver na região...
Abraços
Será um grande prazer recebê-lo em nossa empresa! O endereço é esse que está na minha assinatura.Estarei aguardando sua visita
CASAdoDIESEL,esse veículo precisou retornar pra sua cidade de trabalho e ele tão logo voltará pra outras manutenções! Prometo que assim que fizer esse procedimentos retornarei com maior prazer ou quem sabe aparece outras aqui com esse problema.Manterei contato OK?! Valeu! B)
CASA DO DIESEL DIZ:
CARO DESCULPA, MAS PENSEI QUE TINHA ESQUECIDO....
RSRSRSRSRSRS
CASAdoDIESEL escreveu:
CASA DO DIESEL DIZ:
CARO DESCULPA, MAS PENSEI QUE TINHA ESQUECIDO....
RSRSRSRSRSRS
Tudo bem! ;)
Entao amigo estou com o mesmo problema, se conceguiu resolver por favor poste o resultado.
Jotacar,infelizmente essa L-200 não retornou mais aqui sendo que não conseguimos nada até agora.Foi por esse motivo que não postei resultado nenhum.
AMIGO. TALVEZ SEJA PRECISO APAGAR A MEMORIA DE AVARIAS (PRESENTE, PASSADO E INTERMITENTE) COM O SCANNER...
ABRAÇO..
olá , sobre este problema da luz acesa sempre e a camionete normal, ja aconteceu comigo mas fazendo uma leitura com o scaner a falha foi detectada na solenoide de controle da borboleta como citou o flaviocursos , e testei e troquei a solenoide e o problema resolveu. Também peguei outro problema em outra camionete que ja escrevi sobre isso anteriormente, onde tive um problema com a geometria variavel do turbo travava e a camionete perdia desempenho e a luz de anomalias acendia, mas fazendo a leitura com o scaner não aparecia codigo de falhas nenhum, trocando ideias com outros reparadores tive a informação que determinados scaners não detectam certas avarias, somente o scaner de concessionaria.Ainda não tenho certesa mas estou colhendo informações, outro colega ja teve o mesmo problema e foi informado a mesma coisa, e tem lógica, se a luz acende é bem provavel que há defeito.