Foi medido os gases na controlar e estava ok so que foi reprovado por vasamento. Foi ate o mecanico, que trocou as capas de tucho(vasamento agora ok). Chegou em minha oficina com macha lenta ruim e baixa pressão da bomba 1,8bar . troquei a bomba e tps e agora MARCHA LENTA TA CERTNHA ,porem o carro aquece acima de 80º, e a sonda começa a trabalhar a cima de 600mv, tempo de injeção muito baixo,reprova na analise de gases. Desliguei todo o sistema de gnv ,sistema de ignição novo e original,sonda nova. A mistura esta rica é so poque eu troquei a bomba?? sera entrada de ar? antes passou na analise de gases porque a pressão da bomba estava baixa?:
Respostas:
Hoje retirei as velas ,estão carbonizadas, o tempo de injeção esta baixo porem o funcinamento do motor esta um relóginho,os bicos estão em ordem. Eu não entendi por que o amigo Sonene,falou( por enquanto) 0,30 nas valvulas??
Bom dia Joe7. Verifique o ponto de ignição que é de 10° apms e os conectores dos bicos cor preta cilindros 1 e 3, cor marron cilindros 2 e 4. sistema de injeção sequencial. ABRAÇO!:
Realmente jonjon ela estava com um emulador de bicos com os conectores invertidos,pois eu deixei sem ele ,corrigi a ligação e não mudou em nada. Amanhã eu vou conferir as folgas das valvulas e posto notícias,mas se alguem tiver mais dicas pra mim é bem vindo;)
HOJE DEIXEI AS VALVULAS COM 0,30 E NÃO MUDOU EM NADA:(
joe7 entrei aqui no grp pra verificar a pressao de linha deste sistema ai e vi la um detalhe interessante; resistençia ohmica dos
injetores gasolina e alcool sao diferentes, checou este detalhe.
Bom se o tempo de injeção ta baixo e a sonda ta medindo mistura rica, pode ser o regulador de pressão furado, algum bico gotejando combustivel, tá entrando combustivel demais e não é pelo tempo de abertura dos bicos , então tem que descobrir por onde!!! bom contando que a sonda está operando com 100% de preçisão , e sequindo o reciocinio pelo valor dela apresentado!!! boa sorte!
ENTÃO, OS BICOS JA FORAM LIMPOS E TESTADOS ESTÃO 100%, TROCADO TAMBEM,PARA FINS DE TESTE E GANHO DE TEMPO:
* MAP
* REGULADOR DE PRESSÃO( PRESSÃO PERFEITA 2,5 BAR P/ MARCHA LENTA
* SONDA (ORIGINAL BOSCH)
* VELAS ,CABOS (TUDO NGK)
* TAMPA E ROTOR (BOSCH)
* MODULO DE INJEÇÃO
* TPS,
* OS OUTROS SENSORES EXEMPLO: TEMP AR E OLEO ESTÃO OPERANDO NORMALMENTE
. FOI DESLIGADO TODO O SISTEMA DE GNV,TROQUEI DE COMBUSTIVEL,CORRIGI O PONTO E POR FIM MEDI A TAXA DE COMPESSÃO ,ESTAVA UM POUCO BAIXA, TESTEI A VAZÃO DOS CILINDRO E NÃO ESTAVA 100%.
HOJE DECIDI RETIRAR O MOTOR PARA COMFERIR POSSIVEIS ENTRADAS DE AR ,FALTA DE APERTOS OU QUEM SABE ATE
TRINCAS NOS CABEÇOTES. TOMARA QUE ESTE SEJA O CAMINHO E EU ACHE ALGUMA COIZA, PORQUE ESSA KOMBOZA ESTA ME FAZENDO GANHAR ALGUNS CABELOS BRANCOS: :
E VAMOS SE FALANDO AE !!!!! ;)
OS DOIS CABEÇOTES TEM TRINCAS E ESTÃO NA RETIFICA, VAMOS VER O QUE VAI DAR DEPOIS DE TUDO PRONTO!!!
Retomando essa bucha!! Foi trocado os dois cabeçotes e aneis,(motor agora OK) apesar dos cabeçotes terem tricas o defeito continua.
Verifiquei novamente os bicos na maquina em 1 minuto ,todos lançaram 20ml ,seguindo a tabela e tudo certo,equalizados e sem gotejamento.
troquei o regulador de pressão e suporte, retirei limpei e todos os aterramentos no vacuometro apresenta 350mhg oxcilando um pouco pra menos.
No escaner apresenta falha na regulação lambda que por sinal não trabalha menos do que 700mv , : e tome fumaça ardida na cara!!!
Pessoal se alguem tiver mais sugestoes ,desde ja agradeço muito!!
Checou a válvula termostática??? hehehe!
Tudo feito e montado, perfeitamente funcionando e sonda acusando mistura rica... velas pretas. Tá com cara de algum problema com temperatura do ar/óleo (sensores com mau funcionamento). Já experimentou trocá-los por outros novos?
Engraçado o carro passar na controlar e, depois de troca de capas de tuchos, reprovar por excesso de poluição... as varetas estão perfeitamente alinhadas?
Então ,este carro ,reprovou devido vazamento , e depois que foi tirado o mesmo ,veio para minha oficina com marcha lenta irregular e muito fraco .Troquei o tps marcha ( lenta resolvida),troquei a bomba ,que estava fraca ( agora o carro tem força), e depois de feito este reparo. Nem foi ainda para o controlar,porque reprova no meu analisador,devido a mistura rica.
O carro anda bem e a marcha lenta (um reloginho), antes de trocar a bomba o co não estava alto porque a pressão do combustivel
estava baixa ,e agora que esta certa (2,5 bar em marcha lenta) a mistura fica rica direto sinal sonda a cima de 700mv
O colega Batiria falou a alguns post anteriores ,c vc já tinha resetado o sistema .
Eu acho uma boa tentativa !
Boa sorte !
Eu fiz o reset, e tambem troquei a central e nada. :( Continuo trabalhando nesse carro, pra ver se desvendo esse mistério!
amigo joe7 vamos la. inicialmente tire a tampa do tanque obstrua o canister e funcione. persistiu remova rele bomba jampeie
30/87 e funcione...persistiu remova rele potencia jampeie 30/87 e funcione persistiu........... nao, acho que agora vai.
Eu fiz o procedimento citado pelo amigo solene, canister obstruido(isolado) e alimentação direta no lugar dos reles principal e atuadores ,fiz tambem aterramento auxiliar, bat p/motor, bat p/lataria , bat p/moddulo. Não a resistencia alguma do pino1 do modulo ate a sua carcaça e pino 1 do chicote ate o (-)bat, por isso acho que esta descartado broblema de aterramento alimentaão 12v.
Desliguei o sistema de escapamento ,e o catalizador foi trocado bem no inicio de todos os reparos.
E nada de baixar essa mistura rica!!!:
checar este retorno quanto a obstrucao, e testar com outro manometro fora isso sò jesus.........jesus è um amigo meu que sò mexe
com kombi.
Amigo será que essa central não foi colocado chip pra rodar no alcool não???? leve a central para um tecnico que faz este serviço que pra ele dar uma olhada!!! ou troque a central! boa sorte.
Então amigo Louco ,obrigado por lembrar!!! eu cheguei a pensar nisso,so que esta é a segunda central que testo no carro , a não ser que uma esteja com problema e a outra possa estar com o chip (alcool) e vice versa .
Mas mesmo assim vou correr atrás de outra, pra tirar essa duvida, e se eu esqueci de alguma coisa que é preciso ser feita pra desvendar esse problema ,continuo aceitando sugestoes !!!!
dois dos grandes problemas da kombi é: cabeçote( sede de vàlvulas) meça a compressão dos cilindros. e o map verifique sua mangueira. dico.
Então Batiria ,esse carro esta mesmo cruel!!! mas eu não desisto facil, quando o cliente tem paciencia e confiança da gosto de resolver o broblema.
Eu vou providenciar outra central amanha,pra ter certeza se é o problema ou não ,caso não resolver , vou fazer isso pra ver no que da!!
Essa komboza deu um trabalhãããããão !!! :
Esse carro tinha varios problemas entre,cabeçotes trincados e aterramento, bomba de combustivel e depois de varios testes e serviços realizados , e nada de solução , então troquei a central, e nada ! nada???? depois de umas duas semanas trabalhando e revisamdo tudo que foi feito .Com a ajuda dos amigos ,e principalmente do amigo (louco) eu cheguei a conclusão que esse carro realmente rodava no alcool e gnv, tive a falta de sorte de trocar a central por uma central com chip trocado p/ alcool, pois corri atraz de uma terceira central ,instalei e o carro ficou bom.
Por ser um carro de loja, rodava com alcool e ninguem sabia, pois coloquei uma central que tambem estava chipada ,isso so atrasou a descoberta do problema , pois assim como é dificil um raio cair duas vezes no mesmo lugar, tambem é dificil você ter duas centrais com o mesmo problema. Com essas duas centrais e 80% de alcool o carro ficava ótimo a sonda ficava na mistura ideal,e perfeito na analise de gases.Aí o cliente acabou querendo ficar com alcool e gnv mesmo.:
Agradeço desde ja a boa vontade em ajudar , dos amigos : Miros / Sonene / Jonjon / Batiria /Edgar / Stein / Jota car / Joakim /Dico.
Agora é so alegria.: : :
Ha!!!!! eu não posso esquecer!!! se eu não me engano o Sonene falou que se eu não conseguisse resolver ,ele tinha um amigo especialista em Kombi, chamado Jesus, que por sinal é meu melhor amigo , so que eu tinha esquecido dele. Graças ao Amigo Louco, e principalmente do Jesus esta tudo solucionado.;)
E quem ia suspeitar dela estar "chipada" para álcool... e o raio caiu duas vezes mesmo por pegar outra também para álcool...
Cara, que bom que o problema foi resolvido!
É isso aí pessoal,as vezes não da pra correr de algumas buchas dessas, tem que encarar mesmo!!!
Parabens Joe7 venho acompanhando sua luta com essa kombbi,parabens pela gentileza de postar a solução e colaborar com todos. Tava com saudade dum topico grande desse entre reparadores , pois ultimamente tem muito e dono de carro se infiltrando e querendo dicas para arrumar o prorio veiculo, sem contar daqueles q pegam nossas dicas e somem pra todo o sempre.