Colegas:
Para o conhecimento e reforçar informações de reparos, segue a Dica do Diaz:
Veículo KIA Sorento
Defeito apresentado ocasionalmente, após partida do motor apresentava funcionamento irregular e em outras partidas motor o motor funcionava perfeito. Exemplo: de 50 partidas 5 apresentava o defeito de motor com funcionamento irregular sintoma como falha de ignição e assim que foi feitos testes apresentou o código P0393 sensor fase.
Conforme o defeito apresentado era intermitente e peças caras resolvemos verificar outras possibilidades para acontecer o defeito.
Testes foram feitos com aparelhos específicos e simulando vibrações no chicote foi descoberto curto circuito na alimentação de tensão para o sensor, reparado o chicote e resolvido.
Então devemos estar atentos a outras possibilidades antes de comprar peças.
Um bom ponto de partida é sempre analisarem como os sensores de rotação e fase compartilham circuitos comuns de alimentação e de massa, e este código foca em torno dos circuitos de energia e de massa do sensor de posição comando, só faz sentido verificá-los para ver se há dano a qualquer um.
Inspecione visualmente os conectores e a fiação. Procure fricção, fios descascados, pontos queimados, esmagados ou plástico derretido.
Puxe os conectores para fora e inspecione cuidadosamente os terminais dentro dos conectores,veja se eles parecem corroídos, queimados ou possivelmente de cor verde devem apresentar cor de metal normal que você provavelmente está acostumado a ver.
Faça a limpeza com álcool isopropanol e uma escova de dentes para limpar.
Um abraço
Att Diaz
Respostas:
Que bela dica Diaz . Não foi só uma dica e sim uma aula completa de diagnostico. Sempre procuro trabalha desse jeito pois só trocar o componente nem sempre é a solução do problema.
Abraço.