Bom dia meus amigos reparadores, como é meu primeiro post peço desde já desculpas por qualquer erro e agradeço humildemente as ajudas a seguir.
Esse carro chegou na minha oficina de guincho, estava em outra oficina. Veiculo sofreu uma colisão frontal acionando as bolsas do airbag, o cliente fez a troca do kit do airbag (SIM o próprio dono do veiculo trocou ele mesmo na oficina do outro rapaz com ajuda do Youtube kkk) mas chega de enrolação;
Quando o veiculo chegou aqui tinha vários códigos armazenados em todos os módulos, fiz a varredura completa e a limpeza dos erros, sobrando apenas um erro de baixa resistência na bolsa do airbag do passageiro, como o veiculo não pegava fiz o teste dos bicos na máquina para ver se os mesmo não estavam travados (levando em consideração a informação que o veiculo estava parado a mais de 6 meses ) e os bicos funcionaram normalmente.
Montei novamente e não encaixei no coletor e com isso descobri que os bicos não estavam injetando, vi o esquema elétrico no sistema e segui a continuidade dos fios do módulo e da caixa de fusível (ambos mandam positivo e o módulo quem pulsa) e estava tudo perfeito porém não apresenta pulso, imaginei que como teve colisão o modulo poderia ter travado os bicos até que tudo seja reparado com isso pedi para o cliente trocar a bolsa do passageiro e mesmo assim não injeta os bicos.
Agora vamos aos itens testados:
- CONTINUIDADE DOS FIOS DO MÓDULO E CAIXA DE FUSIVEL
- FUSIVEIS TODOS EM ORDEM NENHUM QUEIMADO
- JÁ SUBSTITUI PARA TESTE OS RELES PRINCIPAL E INJEÇÃO
- LEVEI O MÓDULO PARA TESTAR E ESTÁ TUDO EM ORDEM ( inclusive o driver dos bicos nesse caso são individuais e todos estão pulsando)
- TENTEI DESLIGAR O MAP PARA VER SE O MESMO NÃO BLOQUEAVA O MÓDULO (tem um tópico a respeito disso no for ka zetec rocam)
Para finalizar; o veículo funciona corretamente se injetar combustivel externo, e a bomba esta funcionando normalmente é apenas os bicos que não pulsam, não encontrei nenhum sensor de inercia.
Acredito que passei todas as informações e testes que já fiz, caso eu lembre de mais algo com decorrer do dia aviso vcs.
Respostas:
NOSSO AMIGO CLODO TE DEU UMA GRANDE DICA ESTE CARRO TEM ALGUM SISTEMA BLOQUEADOR ORIGINAL OU ADAPTADO QUE APÓS A COLISÃO ATIVOU E NÃO DEIXA O VEÍCULO ENTRA EM FUNCIONAMENTO..ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
provavelmente é o sensor inércial, ele corta o pulso do bico, nós veículos da Ford está localizado na coluna do lado esquerdo e direito depende do veículo, é só levantar o carpete próximo a pedal de embreagem e pressionar o botão do sensor.
obrigado
Pelo que eu sei o interruptor inercial corta o aterramento da bomba, não tem lógica cortar os pulsos e a bomba ficar funcionando, veja o código de falhas, passa em todos os módulos. Principalmente imobilizador.
Boa tarde caros amigos reparadores, por hora sem nenhuma novidade positiva. Liguei para um amigo da autorizada Ford e o mesmo já verificou no sistema e esse Ford Ka não tem interruptor de inércia e ressaltou o hipótese que
Agendei com ele com mais certeza na semana que vem levaria o carro de guincho para verificar com ele se conseguimos algo e volto a informa-los. desde já grato a todos
Podia levar o módulo em questão e trocar o arquivo , caso for isso...
fica a indignação minha do que as montadoras estão fazendo onde mesmo scanners top de linha na casa de 20mil ou mais não conseguem entrar nos sistemas de determinados veiculos alguns carros da Jeep(FIAT) ja vem tendo o mesmo problema
complicado
espero a resolução deste caso
Vamos lá pessoal peguei o veículo na concessionária e o chefe da oficina falou que o defeito era no chicote, questionei ele qual chicote seria sendo que pelo esquema elétrico todos os fios que levam alimentação tanto do relé como do modulo eu tinha conferido e ele falou que foi um que passa por dentro do parachoque bla bla bla. pedi para ele me mostrar onde era o fio, ele falou que mostraria mas não mostrou paguei para eles o valor de uma hora de serviço R$ 250,00 e ele falou "Agora tem mais defeitos no carro, pq não está buzinando e nem abaixando os vidros". Questionei ele que não tem nada haver pq eu subi o vidro para mandar de guincho para a concessionária e a buzina eu não tinha testado mas enfim espero de coração que não tenham feito alguma sacanagem, pq conversei com o dono do carro e o mesmo confirmou o que eu disse os vidros estavam funcionando normal.
Resumo da ópera, EU acho que era liberação do módulo e algum mal contato pq me deparei com essa "gambiarra" de engenheiro, inclusive já até mostrei para o dono do veículo.
Mas fiquei com 2 buchas para resolver, o sumiço de uma mangueira de vácuo que não sei se desde a outra oficina já sumiu, e o vidro/ buzina não funcionar.
Se alguem puder me orientar nessa parte interna eu agradeceria, pois nessa parte de vidros e travas eu não tenho muito conhecimento.
Agradeço imensamente a ajuda de todos.
obs: não sei se essa gambiarra foi feito lá ou já veio da outra oficina eu só reparei nela pq ele falou que era fio perto do parachoque e eu o gostaria de saber qual seria.
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peço a gentileza da orientação de algum moderador ou adm para colocar RESOLVIDO, no tópico