Srs.
Boa Noite!
Esteve na oficina hoje o veiculo citado acima, Este veiculo funciona a temperatura, quando esquenta passando do limite toleravel, acende uma lampada no painel. O cliente passou em uma oficina, querendo colocar um marcador digital. No mangote que sai do cavalete ou carcaça para o radiador, cortaram o mangote, fizeram um te de latao. concetaram as mangueiras e colocaram mais um sensor. a diferença entre ambos é de 5graus celso.observei que com o scanner a temperatura do mesmo oscila entre 101 e 103. Que é normal. pois ele varia de 90 a 105, se não me falha a memoria. Agora a variação e constante, não baixa de um em um grau como ocorre entre outros veiculos. Ela fica variando rapidamente. Isto não pode vir a prejudicar o sistema de arrefecimento. Outra pergunta seria este marcador não poderia sair do mesmo sensor. Que fica na carcça ou cavalete. Aguardo retorno dos senhores. Obrigado desde ja.
Respostas:
Se nao me falha a memoria o zetec rocan aciona o ventilador com 97,98 graus.Se ta acendendo a luz no painel deve ta pra la de 110 graus.Se o cara quer instalar relogio de temperatura e so trocar o modulo de injeçao pelo do fiesta e instalar o relogio no painel,a leitura vai ser feita pelo mesmo sensor da injeçao,ficaria mais bem feita a gambiarra!!!!
ola, realmente Jerônimo! o colega miros deu uma excelente dica! e concordo com ele aciona em torno 98 graus! se ta ascendendo a luz no painel é porque ta pelando porco o liquido de arrefecimento! rsrsrs
Srs. realmente estar acionando em torno de 98 a 102 graus, a lampada não estar acedendo, o cliente em outra oficina, pediu para colocar um sensor com marcador. Então eles fizeram isto, só que eu não concordo com esta cambiarra, por exemplo via scanner o sensor normal, estar dispando em 92 e o sensor colocado estar marcando 97, portanto uma diferença de 5 graus. A cambiarra foi feita com um te de latao. a ventuinha dispara muito mais de pressa. Em função do aquecimento da peça. Agradeço a ideia do Miros, mais ainda pergunto que não é meu forte. se puxar os fios vias sensor que vai para unidade, esta não ira marcar no marador nao.
Pelo que pude entender o cliente colocou outro interruptor de radiador com um flange de latão correto? Esse motor pode estar com carbonização excessiva vindo a aquecer em demasia. Dá perfeitamente para usar o sinal do proprio sensor com um relogio compativel com o sinal (acredito ser nesse modelo 5v ntc) maior temperatura menos resistencia. O fato de ter diferença de 5 graus pode ser margem de erro dos sensores.
O aquecimento da peça em si vai acompanhar o do motor salvo se ficou por exemplo proximo de zonas de calor como coletor de escapamento ou algo similar vindo a absorver esse calor.
Não prejudicaria em nada o sistema de arrefecimento salvo se foi colocado de maneira correta e sem usar o sinal da injeção ou manipular esse sinal (tipicas chaves manuais de radiador). A oscilação pode ser da propria valvula termostática se tiver fica mais estável se não tiver vai dar muita oscilação. Alias a propria ausencia da valvula faz o carro se aquecer principalmente em carga subindo ladeiras ou em transito muito congestionado. A valvula travada aberta (as vezes com pouca vazão) também pode estar gerando esse transtorno assim como a mangueirinha (1/2) que vai para o reservatorio de expansão com obstrução....
Confirma se o sensor foi colocado para observação da temperatura ou se foi para substituir o da injeção?
Coloquei este topico, por que o veiculo chegou a oficina, com o primeiro cilindro no pino de biela com folga. Aberto motor feito serviço tudo ok. Mtr. estava limpo. pistoes com pouca fulige. folga do aneis nas camisas, dentro do toleravel. Esta igação me chamou atenção, por so ter visto ate agora aqui na região em tempra. Conversei com o cliente, o que ele me disse que pediu para colocar este marcador com este sensor colocado entre o cavalete e o radiador, no mangote que tem entre estas duas peças, em função de dois esquentes anteriores, que o mesmo so notou quando a luz piscou e acendeu. Pergunto por que esta parte eletrica não é meu forte. Em vez de se colocar este outro sensor para o marcador, não poderia ser puxado do que vai pra injeção. Ou afetaria o desempenho do mesmo. Desde ja agradeço a compreensão de todos.
ola Jerônimo, agora entendi! eu acho que se você fizer assim poderá atrapalhar o sinal do sensor ate a central! por isto q é feito separadamente! mas não tenho certeza também!
Todo sensor tem uma resistência se a resistência do sensor original for a mesma da que ele adaptou funciona sem problema.
Se ligar qualquer carga por menor que seja no sensor vai atrapalhar a leitura da injeçao.No fiesta usa o mesmo sensor mas o modulo tem a incunbencia de acionar o ponteiro(sinal para o painel em hertz).
Sr Jeronimo, não sei se compreendi corretamente. O sr diz que a ventoinha dispara mais cedo(92º), é isso mesmo? O que foi adaptado é um sensor ou interruptor?
Sr. Gnoato, a quanto tempo. Como vai o Senhor. Ambos são sensores, sendo que saõ dois um vai para injeção e o outro vai para o marcador que o mesmo colocou. o do marcador que ele colocou é que fica entre 91 e 92. o da injeção via scaner chega a 99 entrando a ventuinha em 97.