ola pessoal ,estou com um jetta 2.0 tsi com o seguinte problema:
no canal vag 139 do motor e diagnostico ele esta me marcando -48 graus .
apos o motor aquecido nao pega .quando pega como se estivesse afogado!
nesse carro ja verifiquei e troquei os dois sensores do arrefecimento e tambem para teste o modulo de injeçao .
revisei o chicote e tambem os aterramentos .
alguem ai ja pegou algum defeito desce ?????
Respostas:
Prezados participantes,
O Kléber Conrado é um reparador muito sério e competente, proprietário da A.K. Aurocenter localizada em São Paulo SP. Ele é também um grande parceiro e colaborador do Jorna Oficina Brasil.
Aos participantes experientes, agradeço ajuda para este caso.
Att.
Colega Kléber ,
Vamos tentar entender o inconveniente, abaixo vou passar alguns testes e vamos prosseguir até encontramos a falha.
1° Verificação de tensão de alimentação conector desplugado.
Conector terminais 1 e 2
No conector terminal 1 e Massa...............Ignição na posição de +15, a tensão deverá esta entre 3.0 a 3.8 V
2° Verificação de sinal para Central
Com a ignição em +15, e o conector plugado e multímetro instalado verifique a tensão.
Temperatura ..................................Tensão
0....................................................................2.7 a 30V
10..................................................................2.5 a 2.7V
20..................................................................2.2 a 2.4V
30..................................................................1.9 a 2.2V
60.................................................................. 1.1 a 1.4V
90...................................................................0.6 a 0.7V
Uma observação existe uma prensagem no fio de tensão de referencia de tensão( Fio Marrom ) ele e prensado no fio do sensor de temp.do ar admitido ( Fio Marrom / Azul ) esta prensagem pode ocorrer a consequência desta falha criando a resistência.
att. Diaz
Prezado Kleber,
Seguem algumas ponderações.
Esse canal de medição é típico em veículos da Audi e Vw, e apresenta três parâmetros. Refere-se ao Sensor de Temperatura da água, pela Norma, chamado de G-62, e indica a temperatura do líquido de refrigeração. Ao contrário dos Sensores Antigos, fornece parâmetros para várias análises por parte da ECU, e também pode causar uma variedade de problemas ao falhar. Alguns veículos ainda utilizam a tecnologia de Termostatos, enquanto a maioria já utiliza a tecnologia no qual a ECU depende exclusivamente dos algoritmos provenientes da resistividade
Primeiramente é interessante constatar o funcionamento do G-62. Modelos FSI E TSI já usam as novas tecnologias. Tais sensores utilizam um componente chamado T-Stat, e seu funcionamento é o seguinte, uma tensão circula pelo mesmo e retorna ao Processador TrenchFet da ECU. Se a ECU envia 5V e o sinal retorna sem qualquer atenuação (sensor em curto) a temperatura é registrada como máxima, e o código de falhas registrado como "kurschluss nach masse" ou curto à massa (não sei se seu VAG está em alemão ou português). Caso a ECU envie o sinal e o mesmo não retorne, ou tenha atenuação plena, a ECU registra a temperatura mínima (próximo à -50°C) e a mensagem "G-62 keine signal".
De minha parte, aconselho-o à testar os terminais com um potenciômetro variável. Se nada ocorrer, repita diretamente nos pinos do módulo.
Tais módulos referentes ao FSI e TSI geralmente apresentam problema em dois HIMosfets, sendo o BST142d e o BUK9230-55, ligados em cascata e que muitas vezes apresentam problemas.
Espero que tanto as dicas do Dias como as minhas lhe dê boas direções.
Abraço.
>ola pessoal ,estou com um jetta 2.0 tsi com o seguinte problema:
no canal vag 139 do motor e diagnostico ele esta me marcando -48 graus .
apos o motor aquecido nao pega .quando pega como se estivesse afogado!
nesse carro ja verifiquei e troquei os dois sensores do arrefecimento e tambem para teste o modulo de injeçao .
revisei o chicote e tambem os aterramentos .
alguem ai ja pegou algum defeito desce ?????
boa noite kleber, vou comentar sobre o assunto com base em em jetta 2011 que fiz manutenção recentimente,pode acontecer de não ser o mesmo modelo do seu em questão, mas vamos lá
tem 2 sensores,um no cavalete e o outro na mangueira de saida do radiador
nos dois o sinal de resposta são de cores amarelo,(o do cavalete entra na ecu no conector de 60 pinos e o da mangueira na saida do radiador entra na ecu pelo conector mair acho que tem mais de 90 pinos) o sensor do cavalete pelo canal 131 você consegue ver, injete sinal nele, ou ate mesmo com uma decada simule ele, ok, se estiver tudo ok, vamos para o sensor da saida do radiador ok
no canal 130.2 ou 131.3 da para visualizar ele, faça o mesmo processo ou injete sinal ou com decada, caso nao mude nada na tela, pode ser fio rompido, caso não seja, como tem varias calibrações do jetta, tente canal 133 ou canal 134.4 ou 135.1 ou 139.1 ou 130
com toda certeza alguns destas você vai visualizar,ok
de qualquer forma monitore pressão do rail, e de uma atenção para os injetores, ok
ola pessoal bom dia !
soluçao para o problema acima mencionado ;TROCA CHICOTE DO MOTOR E UNIDADE DE CONTROLE.
OBRIGADO PELA FORÇA !
segue um link para consulta cana vas/vag
Parabéns Kléber pela resolução do problema e o retorno com a solução.
Diaz, Leandro e Paulinho, mais uma verdadeira aula sobre as particularidades do sistema, incluindo a causa provável da falha. Parabéns!!
Att