Pessoal, pegamos aqui na oficina uma Ipanema ano 93 1.8 EFI a álcool que tinha um problema de vazamento de água na junta do cabeçote. Serviço "fácil", foi feito a desmontagem do cabeçote, remoção do mesmo, retífica e limpeza das peças e montamos novamente, tudo corretamente sem esquecer de ligar nada e tudo em ordem, parte mecânica e conectores elétricos, mangueiras, tudo OK.
O pesadelo começa agora... Ao ligar a Ipanema para os primeiros testes ela simplesmente não funcionava. Analisamos todas as coisas necessárias para o funcionamento, tinha faísca da bobina para o distribuidor, do distribuidor para as velas, mas logo detectamos que o bico não estava funcionando. Será que travou? Poxa o carro veio funcionando normal! Tiramos o bico e colocamos na máquina de testes e ele funcionou normal! Recolocamos o bico no TBI e partimos para testes no distribuidor. Simplesmente TUDO estava em ordem, módulo HEI funcionando certo nos testes, pulsando o fio negativo que vai para a UCE, tudo correto, até porque já conferimos que havia centelha nas velas. Jogando gasolina no TBI o carro funcionava, então o problema poderia estar na UCE que poderia estar com problemas. Levamos para testar numa especializada em centrais e eis que disseram que a central estava perfeita!
A partir daí não sabíamos mais o que procurar, vieram 3 eletricistas para procurar problemas em fios (inclusive o carro está na oficina do último que veio aqui verificar a Ipanema e simplesmente ninguém encontra o defeito que faz com que o bico não funcione. Observações: Chega negativo pulsante do HEI para a central mas esta não distribui os negativos pulsantes oriundos dos pinos D15 e D16 para o bico. Foi feito teste de continuidade nos fios, tudo certo pelo que conferimos. Mas tirando a central para testar em outro carro semelhante, o carro funcionou normal! Quando se põe peças de outros carros saudáveis na Ipanema ela não funciona, como Bico, Distribuidor, Central e etc. Não sabemos mais o que fazer, simplesmente testamos tudo que estava ao nosso alcance. Não é possível que seja um caso sem solução! Alguém tem alguma dica ou opinião sobre o caso?
Respostas:
:) Verifica fusiveis distribuidor alarmes oxidaçao no mudulo modulo rei bico em curto alimentaçao do modulo caixa de fusiveis ok este veiculo realmente costuma impacar.
ola,com tudo que vc realizou não funcionou,eu trocaria esse modulo,tudo bem que vc ja levou num especialista ,mais ele e humano pode ter feito um diagnostico equivocado.ou iria novamente ate o mesmo e mandaria funcionar o modulo na sua frente .depois de ver ele funcionado na bancada seria fácil descifrar o que esta acontecendo
por que se vc tem ele funcionando na bancada tem que funcionar no carro tente verificar um esquema elétrico para achar a alimentação e massa e confira com calma tudo do zero as vezes as coisas sao injusta .outra coisa que vc pode realizar e colocando um fio direto da saida do pulso do distribuidor ao bico ele vai funcionar.retire alarme na duvida
ola,com tudo que vc realizou não funcionou,eu trocaria esse modulo,tudo bem que vc ja levou num especialista ,mais ele e humano pode ter feito um diagnostico equivocado.ou iria novamente ate o mesmo e mandaria funcionar o modulo na sua frente .depois de ver ele funcionado na bancada seria fácil descifrar o que esta acontecendo
por que se vc tem ele funcionando na bancada tem que funcionar no carro tente verificar um esquema elétrico para achar a alimentação e massa e confira com calma tudo do zero as vezes as coisas sao injusta .outra coisa que vc pode realizar e colocando um fio direto da saida do pulso do distribuidor ao bico ele vai funcionar.retire alarme na duvida
Prezado. Concordo com o Mayk000. Liga direto os pulsos ao injetor. Se funcionar, aí é ver a zebra nesse caminho que foi by passado. Abraço. Poste o andamento do serviço.
Amigo ja peguei esse mesmo problema e era resistencia alta no fio de pulso do bico vc tem que testar não so a continuidade e sim tb a resistencia com um multimetro (obs o teste e feito com a tomada da uce desligada) coloque o multimetro a escala oms e faça o teste.
Outro detalhe e chega o positivo? verique com uma caneta de polaridade direto no terminal atras da uce pois se tiver pulso pode ser a fiação em caso de duvida corte o fio la perto da central e ligue um por fora direto no bico se pulsar é fiação.
Mais uma dica faça outro teste pegue outro bico e ligue fora na tomada se ele pulsar pode ser o alojamento dele com problema .qualquer coisa manda um zap ai que agente conversa .
Abraço.
Pessoal, todas as idéias que vcs sugeriram nós tentamos aqui. Pressão de 1,9 Bar na linha de combustível, fusíveis e relés ok. Vi o teste do módulo em bancada e tudo funcionou normal, então acredito no diagnóstico do profissional lá. Conferi toda a alimentação do módulo pelo esquema elétrico e tudo certo, esse módulo tem 3 aterramentos, todos certinhos. A alimentação positiva dele ok também.
Só não vi mesmo a resistência do fio. Eu cheguei mesmo a ver na internet algum lugar que dizia sobre medir a resistência com a central desligada, porém perdi o link. Alguém tem a medida da resistência correta que deve aparecer no multímetro?
>Pessoal, todas as idéias que vcs sugeriram nós tentamos aqui. Pressão de 1,9 Bar na linha de combustível, fusíveis e relés ok. Vi o teste do módulo em bancada e tudo funcionou normal, então acredito no diagnóstico do profissional lá. Conferi toda a alimentação do módulo pelo esquema elétrico e tudo certo, esse módulo tem 3 aterramentos, todos certinhos. A alimentação positiva dele ok também.
Só não vi mesmo a resistência do fio. Eu cheguei mesmo a ver na internet algum lugar que dizia sobre medir a resistência com a central desligada, porém perdi o link. Alguém tem a medida da resistência correta que deve aparecer no multímetro?
Amigo, o eletricista só conseguiu fazer o bico funcionar induzindo um negativo no fio do bico. O positivo da chave vem normal para o bico.
como esta as leituras dos sensores pelo scanner? se algum sensor estiver com problema (map ou temperatura da agua por exemplo) inibe o pulso...
>Bom dia meu amigo.
Já pegamos sim problema semelhante
O defeito deve estar na bobina impulsora que vai dentro do distribuidor.
Aquela que tem um chicote de dois fios pra ligar no módulo HEI.
Pode trocar ela que o bico vai voltar a pulsar.
Então, testei a resistência dela logo no começo dos testes que fiz no carro e deu 926 Ohm. Pelo manual que tenho aqui está OK. Pra tirar dúvida já colocamos distribuidor de um carro que está funcionando normal nesta Ipanema e mesmo assim não adiantou nada! E o distribuidor dela em outro carro funciona normal também! Sinistro demais!
Amigo vc ja testou a resistencia no fio pois como falei ai se tiver com resistencia ele nao pulsa. ja testou o pulso la na saida da tomada do modulo? fez teste de continuidade com multimetro? vc tem uma bombinha de vacuo se tiver teste o map pois sem ele corta o bico e nesse sistema efi do monza não confie no scanner pois ja peguei muitos ai que nao dava nada de havarias e tinha problemas entendeu.
Se tiver pulso na tomada da central vc coloca um fio por fora pra teste . Ja peguei kadett com fio todo zinabradado e com resistencia alta o carro hora pegava e hora nao ai foi só cortar o fio la na central e colocar por fora.