Tenho em minha oficina um corsa 1.0 16 V que quando o motor está frio ao dar a partida fica ascelerado em 3 mil giros e ao aquecer a rotação se estabelece, mas, quando ainda frio pode se dar partida quantas vezes quiser que continua ascelerado, quando em temperatura ideal tudo fica normal, da a partida a rotação sobe até 1300 giro e volta a 900. Já realizei teste com scanner não apresentou nehuma falha, testei todos os sensores e atuadores individualmente,ezaminei tbi, entradas falsas de ar ou seja tudo, e não consigui describrir o a causa do problema, gostaria de saber se alguem pode me ajudar?
Desde já agradeço!
Paulo Maronez Sanches
Meu email é; [email protected]
Respostas:
OLÁ PAULO MARONEZ.
ESTE CARRO É UM POUCO COMPLEXO. MAS EXPERIMENTE TESTAR A VALVULA EGR.
FAÇA A SUA IDENTIFICAÇÃO COMPLETA PARA RECEBER A AJUDA DOS COLEGAS.
NOME
NOME DA OFICINA
TEL
ENDEREÇO
OBRIGADO E BEM VINDO.
Nome da Ofina, Sanches Auto serviços
Tel: (67) 3461 8369
Rua Ortencia Rufino Monico, 245
Naviraí MS
Como deve ser esse teste?
Obrigado!
A VALVULA EGR É UMA VALVULA GRANDE PARECIDA COM UM AUTOÁTICO DE ARRANQUE SÓ QUE MAIOR E FICA NA PARTE DE TRAZ DO CABEÇOTE. A MELHOR FORMA DE TESTAR É COM O SCANNER AUTOMOTIVO, PORÉM VOCÊ PODE RETIRA-LA E VERIFICAR SE NÃO ESTA MUITO EMPREGNADA COM CARVÃO E RESÍDUOS DE COMBSUTÃO SE TIVER FAÇA UMA BOA LIMPEZA.
CONFIRA TAMBÉM O SINCRONISMO DA CORREIA, MAS TENHA CUIDADO POIS ESSE CARRO COSTUMA QUEBRAR A CHAVETA DA ENGRENAGEM DO VIRABREQUIM.
ESPERO TER AJUDADO.
OBS.
COLOQUE OS SEUS DADOS NO SEU PEERFIL NO CAMPO ASSINATURA PARA QUE ELES APAREÇAM EM TODAS AS SUAS MENSAGENS.
ja pegeui algo semelhante e era o fiu terra que vai ligado no negativo da bateria meio solto so apertar .
adalberto
ivinhema ms
email [email protected]
empresa kool
Pessoal, ainda não consegui resulver este problema, conferi o ponto da correia, tá ok. aterramentos todos ok, até fiz novos aterramentos por garantia mas nada de resolver, pressão e vasõ da bomba tá ok, todos parametros também, sensores e atuadores respondendo certo, tirei limpei e testei tbi e valvula egr mas está tudo em ordem. Alguem pode me ajudar?
É bem provável que o batente da borboleta esteja auterado, coloque o multímetro no fio de sinal do TPS, ignição ligada e deixe entre 0,5 e 0,7 volts, que vai ficar bom.
o sinal do tps está em 0,56 volts com a borboleta toalmente fechada ou seja tá ok
já experimentou colocar um sensor de temperatura da água novo, já peguei algo parecido era o sensor, verifique também se o carro não está sem a válvula termostática pode causar avarias semelhantes caso tenha sido retirada! verifique com o scaner se a mistura não está muito rica, e se a sonda não etá travada. A bobina também pode causar irregularidades se estiver apresentando fulga por menor que seja para a massa! tente funcionar o carro com a bobina fora do motor sengurando ela na mão, cuidado pois pode dar choque caso ela apresente fulga de tensão!
Quero agracer a todos que tentaram me ajudar! Consegui resolver abaindo a tensão do sensor de posição de borboleta de 0,56 para 0.54V!
Paulo,
se o que vc falou resolveu então temos que concluir que como 0,02V não fariam a correção, na verdade vc está com o TPS avariado, provavelmente buracos nas pistas por trabalhar muito tempo numa mesma posição, isto é até normal mas ocorre que se não subtituirmos o TPS, o problema voltará porque os buracos das pistas tendem a ir aumentando devido ao desgaste.
este tps já foi substituído e não tinha resolvido o problema, só resolveu ao abixar a tensão do mesmo! Não mudei a posição da borboleta só mudei o sensor!
Achei muito estranho resolver o problema com apenas 0,02V mas foi que aconteceu depois de eu ficar quase "doido"!!
VOU DAR UM CHUTE, ACHO QUE TINHA MALCONTATO NO CONECTOR E DE TANTO MEXER CRIOU CONDUÇÃO ENTRE OS PINOS.
COMO O SR WALTER FALOU, 0,2 VOLTS NÃO INTERFERIRIAM NA ROTAÇÃO, SERÁ QUE NÃO FOI 2 VOLTS?
pode ser a egr...se caso testar a egr e tiver tudo ok...entao pode ser q esteja com sujeira ou entupido as galerias de ar dele...para limpar tem q tirar a egr e tb o corpo de inj.pq as galerias saeen da egr e vao ate o corpo de inj.
COLOQUE A VALVULA IAC E DESLIGUE A BATERIA POR UM PERIODO .
o problema voltou, e com tps novo sonda nova, egr limpa motor de passo em ótimas condições e todos sensores com leituras dentro do padrão, quando o motor está frio acelera em até 3 mil giros por 1 minuto +ou- e depois se estabelece, apartir daí pode dar quantas partidas quiser que está tudo normal, já não sei o que fazer minha cabeça ta ferfendo acho que vou entregar o carro assim e arcar com aspeças e perder a mão de obra pois já não sei o que fazer!