Boa tarde a todos!
Hoje chegou aqui na oficina um cliente com um Corolla SE-G 1.8 16v automático, reclamando de ruídos no freio dianteiro e estalos na suspensão. Bom, erguendo o veículo constatamos que as pastilhas de freio acabaram, riscando os discos, até aí nenhum problema. Quanto à suspensão percebemos folgas nas bieletas e as buchas traseiras das duas balanças estouradas. Chamamos o cliente e para nossa surpresa, ele disse que havia trocado estas peças em Novembro passado em BH. Bom ele autorizou o serviço só que aconselhamos a adquirir as peças em concessionária, o que ele vai fazer, e ficou combinado que assim que comprá-las ele trará para ser feito o serviço.
A dúvida que eu tenho é que observando a suspensão, notei que para tirar a balança do lado motorista não há espaço suficiente para remover o parafuso frontal da balança, visto que a caixa automática fica quase que colada ao quadro, então estou sem saber se dá para descer um pouco o quadro ou se tem um outro jeito. Outro detalhe, quando ele fez o serviço em BH, não se sabe o motivo o Air bag detonou sozinho, e o pessoal da oficina jurou de pés juntos que nem chegaram perto do sistema, o que vocês acham disso.
Aguardo desde já alguma colaboração.
Respostas:
boa noite, olhe acredito que a melhor forma eh soltar o coxim do cambio e laventar um pouco o conjunto, sobre o air bag acredito que desceram o quadro e depois colocaram a coluna fora de posicao ocasionando a quebra da fita do air bag dentro do volante, espero ter ajudado grande abx
Faço muito este tipo de serviço aqui, tem que ser como você esta pensando mesmo,
solte o suficiente para o parafuso sair, eu forço o cambio e sai, é assim mesmo tem
que dar aquele jeitinho brasileiro, olhando parece difícil mas assim que você inicia o
o serviço fica fácil.
Antes de trabalhar na suspensão desative o air bag por scanner, vai te dar maior segurança ao trabalhar
Obrigado a todos pelo retorno!
O cliente avisou que trará as peças segunda e aí faremos o serviço. Quanto ao air bag, o que aconteceu é que antes de fazer o serviço da suspensão foi feito um serviço de funilaria na frente do veículo e pode ser que alguma coisa afetou o funcionamento e quando foram mecher na suspensão ocasionou o problema. Outra coisa que me deixou sismado é que ele afirma que as peças que foram trocadas na 1ª vez foram compradas em concessionária, daí a dúvida sem o serviço foi bem feito ou a qualidade das peças(supostamente originais) está muito ruim.
Desde já agradeço as respostas e assim que finalizar o serviço postarei os resultados.
Boa tarde a todos!
Hoje o cliente trouxe o carro e as peças (originais), e procedemos à troca das mesmas. Realmente para tirar a balança LD, tivemos que soltar o quadro da suspensão um pouco e elevando o câmbio um pouquinho conseguimos tirar a balança. O grande detalhe (e ainda bem que o cliente estava por perto, então ele acompanhou tudo) é que as buchas das balanças não foram trocadas, simplesmente colocaram calços de borracha para tirar a folga, ou seja enganação pura! Quanto às bieletas ,eram de péssima qualidade. É claro que o cliente ficou possesso com a situação a tal ponto que chamou a PM e fez um BO, com direito a fotos e vídeos. Vem aí um belo processo para cima dos "profissionais" que executaram o serviço. Depois que as coisas acalmarem, pedirei a ele umas fotos para postar aqui.
Muito obrigado e que DEUS abençoe a todos!