Bom Noite amigo,
Apesar da alta do Dólar, eu ainda posso citar-lhe 02 Fabricantes especializados nos melhores Osciloscópios do mundo.
Como citei, mesmo com a alta do dólar, a aquisição de uma dessas duas marcas é infinitamente vantajoso.
A Keysight, antiga Agilent e HP, está focando, principalmente, nos modelos MSO, que possuem canais digitais (8 canais) e 2 ou 4 analógicos. A Tektronix também possuí Equipamentos TPS, TBS, MSO, DPO E MDO. Os dois fabricantes praticamente abdicaram ao padrão DPO pelas suas limitações, embora ainda seja encontrado.
Uma vez que possuo Patrocínio da Tektronix, seria natural vangloriar tais fabricantes e subestimar os demais, porém, modéstia à parte, conheço tais equipamentos como a "palma da minha mão", ministro cursos de diagnósticos avançados, e não vejo problemas em dizer. Os melhores Scopes do mundo são, independente da ordem:
Rohde & Schwartz - Eu tenho um Analisador de Espectro, e digo que a tecnologia é um "foguete", mas sua configuração mínima beira os 8 GHz, e o preço não compensa para análises em uma Oficina;, à não ser que queira captar ruídos de alta frequência;
Tektronix - Eu tenho um TPS 2024 (sem cabo de alimentação, cuja bateria dura 12 horas). Ideal para análises com o veículo durante rodagem. Alguns podem dizer que o Tecnomotor também possuí tal opção, porém tal comparação é uma piada. São 200 MHz contra 20 MHz do Rasther, ou seja, enquanto o TPS processa 2 GSa/s, para o Rasther ler uma senóide você deve rodar uma quadra inteira. Também tenho um DPO 2012B e um MDO 4104-3, este último esqueça e nem procure, para que não se assuste. Entretanto, tanto o DPO como o MDO possuem uma função específica de decodificação de linhas CAN e LIN, ou seja é possível "vasculhar" todos protocolos de comunicação, encontrar e inserir PIN, VIN, e mudando a linguagem para ASCII, inclusive, ler parâmetros e memórias de erros.
Yokogawa - Excelente, porém assistência técnica no Brasil é pífia.
Keysight - Do mesmo patamar do TEKTRONIX, é questão de gosto.
Preços:
Rohde & Schwartz - Esqueça.
Tektronix TPS 2024 - 200 MhZ - Bateria de 12 Horas, 4 canais isolados, 2 GSa/s, software para realizar interface com PC e 5 anos de garantia, 6500,00.
Tektronix DPO 2012B - 100 MHz, com interface CAN e LIN, 2 canais, software de interface com PC e 5 anos de garantia, 9.000,00.
Tektronix MDO 4104-3 - 1 GHz, com interface CAN, LIN, MOST, FLEXRAY, Programador Eprom agregado, software de interface com PC, Analisador de Espectro agregado de 6 GHz, 4 canais analógicos e 16 digitais, garantia de 5 anos, preço...esqueça.
kEISIGHT INFINIUM 2000X - 70 MHz, com interface CAN e Gerador de Ondas, software de interface com PC, 4 canais analógicos e 8 digitais, garantia de 3 anos, preço 8000,00.
Agora a dica do dia:
Osciloscópio Digital 100 MHz 2GS/s Tektronix TBS-1102B - 2.900,00
software de interface com PC, 2 canais analógicos, garantia de 3 anos, preço 2.900,00.
Detalhe, todo Osciloscópio Tektronix ou Keysight você faz um cadastro no site e pode baixar atualizações vitalicias sem custo.
http://www.mreferramentas.com.br/oscilo ... bs-1102b-/
A Tektronix TBS1102B osciloscópio de armazenagem digital Series oferece desempenho acessível em um design compacto.Embalado com características padrão - incluindo conectividade USB, 34 medições automatizadas, testes limite, registro de dados, contador de freqüência, tendência enredo e um menu de ajuda sensível ao contexto - o Tektronix TBS1102B osciloscópios ajuda você a fazer mais, em menos tempo.
Vendo detalhes do sinal
Para analisar adequadamente os sinais de que você precisa ter certeza de que você pode vê-los em detalhes suficientes. A Tektronix TBS1102B padrão vem com um display TFT de alta resolução de 7 polegadas para uma visão clara de todos os seus sinais e informações importantes na tela. A interface é fácil de usar, oferece acesso rápido a todas as funções do osciloscópio e inclui um recurso de alta resolução "Pan & Zoom" para que você possa ver ainda mais detalhes do sinal de até 10 vezes resolução normal.
Precisão digital para medições precisas
com largura de banda de até 100 MHz, 2 taxa de amostragem máxima GS / s e precisão medida vertical de 3% a Tektronix TBS1102B permite que você veja os detalhes de seus sinais. Com a tecnologia de amostragem de propriedade Tektronix não há compromissos, você terá a taxa de amostragem em tempo real declarado em todos os canais, o tempo todo com pelo menos 10X de oversampling. O desempenho de amostragem não se reduz ao alterar as configurações horizontais ou ao usar múltiplos canais, permitindo-lhe ver as verdadeiras características de seus sinais.
Ferramentas essenciais para a solução do seu dispositivo
A Tektronix TBS 1102-B osciloscópio padrão vem com uma variedade de gatilhos avançadas utilizadas para depurar circuitos complexos de hoje. Opções flexíveis para a utilização de aumento ou diminuição bordas, larguras de pulso e disparo de vídeo set-ups permitem que os usuários para isolar rapidamente os seus sinais de interesse.
Uma vez que os sinais são capturados, a Tektronix TBS-1102B oferece recursos avançados de matemática e de medição, tornando mais fácil para avaliar a qualidade do sinal. Os usuários podem adicionar, subtrair e multiplicar as formas de onda ou usar qualquer uma das 34 medidas automáticas de forma rápida e confiável calcular características do sinal importantes, como a freqüência, tempo de subida ou superação.
Um botão no painel frontal dedicado oferece acesso rápido à função FFT que é capaz de mostrar formas de onda de freqüência e no domínio do tempo, simultaneamente, que fornece uma maneira conveniente de ver a relação entre os sinais e os resultados da FFT.
Para medições de freqüência precisos da Tektronix TBS-1102 / B também vem com contadores de freqüência embutidos dual channel. Controle independente de nível de disparo de cada contador fornece uma maneira fácil de monitorar duas freqüências de sinal diferentes simultaneamente.
Ferramentas de monitoramento e análise extensivas
falhas intermitentes podem ser difíceis de avaliar, simplesmente porque eles não repetir muitas vezes tornando-os difíceis de capturar. A função TrendPlot ajuda a encontrar essas falhas plotando valores de medição ao longo de grandes períodos de tempo. Selecione a medida para capturar um ou ambos os canais e defina-o osciloscópio para monitorar continuamente essas medidas, plotar os dados na tela e ao mesmo tempo salvar as informações em um pen drive USB. Dependendo da configuração do osciloscópio, você será capaz de capturar dados por minutos, horas ou até mesmo dias, a única limitação é o tamanho do pen drive.
Muitas vezes, apenas os dados de aprovação / reprovação é necessária para determinar se o sinal é bom. Isso pode ser feito facilmente com o recurso de teste de limite TBS1102B Tektronix. O osciloscópio pode ser configurado para monitorar automaticamente a sinais de fonte e saída dos resultados aprovação ou reprovação por avaliar se a forma de onda adquirida cai dentro de limites pré-definidos. O recurso Limite de teste TBS/1102-B Tektronix permite aos usuários criar modelos com base em uma ou duas formas de onda de referência independentes, proporcionando mais flexibilidade na criação de máscaras para sinais complexos. Se for detectada uma falha, uma série de ações específicas podem ser desencadeadas que incluem; parar aquisição da forma de onda, interrompendo funções limite de teste, uma imagem de tela da forma de onda não, ou qualquer combinação dos anteriores salvar.
Dados flexíveis transferir
A porta USB no painel frontal permite que você salve suas configurações de instrumento, imagens e dados de forma de onda em um dispositivo de memória USB. Esta porta também suporta o recurso built-in Data Logging que lhe permite configurar o osciloscópio para salvar especificado pelo usuário desencadeou ondas para um dispositivo USB para até 24 horas. Você também pode selecionar a opção "Infinito" para monitoração de forma de onda contínua. No modo infinito você pode salvar suas formas de onda acionados para um dispositivo de memória USB externo sem uma limitação de duração até o dispositivo de memória está cheio. A Tektronix TBS1102B irá guiá-lo para inserir outro dispositivo de memória USB para continuar as formas de onda de poupança.
Projetado para fazer seu trabalho mais fácil
Os osciloscópios da Tektronix TBS 1102 / B são projetados com a facilidade de uso andfamiliar operação que você espera da Tektronix.
Operação intuitiva
A interface de usuário intuitiva com controles dedicados por canal verticais, auto-configuração e auto-ranging faz a Tektronix TBS1102B fácil de usar, reduzindo o tempo de aprendizado e aumentando a eficiência.
Ajuda quando você precisar dele, onde você precisar
O menu embutido Ajuda fornece informações importantes sobre características e funções do youroscilloscope. Ajuda é fornecida nas mesmas línguas que a interface do usuário. Além de serviço e suporte líder da indústria, a cada Tektronix TBS-1102-B osciloscópio vem apoiado com uma garantia de 5 anos como padrão.
Características do produto:
Largura de banda de 100 MHz
2 canais
Até 2 taxa de amostragem GS / s em todos os canais
Comprimento de registro de ponto 2.5k em todos os canais
Gatilhos avançadas, incluindo pulso e gatilhos de vídeo de linha selecionável
34 medições automatizadas
Dupla janela FFT, monitoriza simultaneamente tanto o domínio do tempo e frequência - Verifica ruídos
Built-in limite de forma de onda e testes enredo tendência
Contador de freqüência de canal duplo
Função Zoom
Automatizado, recurso de registro de dados estendida
Autoset e funções de auto-ranging
Built-in ajuda sensível ao contexto
Interface de usuário de múltiplos idiomas
7 polegadas WVGA (800X480) Ativo visor TFT a cores - pode ligá-lo à um PC ou uma TV de 60 polegadas.
Pegada pequena e leve -. Apenas 4,9 em (124 mm) de profundidade e 4,4 £ (2 kg)
5 anos de garantia
Conectividade
Porta de anfitrião USB 2.0 no painel frontal para armazenamento de dados rápida e fácil
Porta USB 2.0 dispositivo no painel traseiro para fácil conexão a um PC. Ou seja, você deixa o Osciloscópio na bancada e opera suas funções com o Notebook.
Acompanha
2 - 100 MHz sonda passiva (TPP0101)
1 - certificado rastreável de calibração - Autenticidado e validado pelo INMETRO
1 - Cabo de alimentação
1 - CD com documentação do cliente
1 - Software OpenChoice desktop - Acesso remoto
1 - Certificado de calibração documentar a rastreabilidade Instituto Nacional de Metrologia (s) e registro de sistema de qualidade ISO9001
Detalhe, não grava 2 ou 4 telas seguidas. Sua capacidade de gravação é 20 minutos seguidos. E se o problema for secundário de bobina, vc tem a disposição o item P6015A, com capacidade de até 50 kV...Contínuos durante 10 Minutos.
Recentemente, um aluno meu, Nilton, comprou um de 50 MHz. Ligue para ele e pergunte o que ele achou da máquina. 31 9905-1550
http://www.tek.com/sites/tek.com/files/ ... W30004.pdf
Mas uma coisa é certa, gosto não se discute. Portanto trata-se de uma orientação despretensiosa.
Qualquer dúvida conte comigo.
TEM UM RAPAZ DA CURSO OSCILOSCOPIO FLAVIO CURSOS,SERIA BOM SE INFORMAR.
Qualquer dúvida estou a disposição, a quem precisar.
Inclusive a TEKTRONIX que me patrocina está me escalando para palestrar tanto na AUTOPAR ainda neste ano, e na AUTOMEC de 2017 em SP.
Apareçam.
Abraços
>Caro Leandro, bom dia,
Gostaria de agradecer pela opinião sobre o assunto, ao qual demonstra ser um profundo conhecedor.
Depois deste depoimento, achei por bem ter um tanto de paciencia e juntar mais umas moedas, ao ponto de adiquirir algo melhor conforme menciona no texto. Não vai ser hoje e creio que nem amanhã. Mas um dia agente chega lá. E assim que chegar, terei o prazer de lhe comunicar.
GRATO,
Abraços e um bom dia de trabalho.
Manoel te mandei uma msg privada sobre tua dúvida,da uma olhada lá na tua caixa de entrada.
Ivandel,
Analisando seu POST, e minhas colocações em relação à ele, gostaria de esclarecer algumas coisas ao amigo, a fim de que não tenha uma imagem errônea de minha pessoa vamos às colocações:
1) Cada um investe no que lhe atende. Oscilospópio é uma ferramente muito complexa, onde muitos não conhecem uma linguagem de programação, à ponto de ler e corrigí-la, por isso o uso de programadores e altos investimentos em Scanners. Portanto minha colocação foi infeliz.
2) Realmente cada Scope possui funções diferentes e isso reflete diretamente no valor, mesmo assim não gastos desnecessários, já que existem uma infinidade de variantes onde A e B não trabalham de forma semelhante. Mas eu e todos devem entender que cada Profissional possui uma visão diferenciada tem relação às suas prioridades, e devemos respeitá-las, e ao mesmo tempo que muitas funções irão requerer capacidades específicas. Dessa forma, como o Colega Diogo disse em um post para quem não conhece tal tecnologia começar com um Scope de preço acessível é o mais inteligente. Mas com o tempo é perceptível a necessidade de um ranger maior, um analisador de espectro acoplado, entre outras coisas. E esse tempo quem deve é você, portanto fique atento. Quanto à compartilhar sua opinião com o Grupo, mantenho minha posição.
Ninguem é menos que o outro em algo, e tenha certeza ue seu posicionamento será respeitado. Além do que, com isso, muitos tenderão à aprender contigo.
Um forte abraço.
E fique a vontade para expor sus idéias aqui.
Boa tarde, sei que e dificil investir um valor alto pra começar, eu mesmo comprei o osciloscópio mais básico da hantek o modelo 6022BE, nem acoplamento ac ele tem, se soubesse antes tinha pego o DSO2090 ou 6052, que tem acoplamento ac e é pouca diferença. Mais eu to me virando muito com ele, vários diagnósticos conclusivos com ele, teste de rede can ( nao vejo motivo para saber o que passa na mensagem da can, apenas saber que esta funcionando já e o suficiente para o diagnostico), uso transdutores de vácuo e de pressao pra conferir falha interna no motor e sincronismo, com um sensor de rotaçao ou ate mesmo um rele ligado as ponteiras consigo ver um sinal de segundario naquelas bobinas tipo caneta. Enfim uma serie de diagnosticos com um simples osciloscopio de uns 700 reais. Essa é minha opiniao!
Prezado Natan,
Aquelas informações referem-se ao PIN, VIN, ou seja após todas leituras realizadas é possível montar uma tabela com os respectivos endereços, e ter todo script do veículo. Isso de forma simplificada.
Mas isso é o de menos. Toda Central possui uma memória ROM, é uma espécie de Backup inviolável, onde somente se obtém acesso através de programação de baixo nível (Assembler e Pascal). Basta "abrir" sua porta de comunicação para ter acesso total. A Memória ROM,é uma caixa preta onde ao acessá-la é possível alguns dados interessantes, Por exemplo:
Um veículo sofre uma grave colisão, com vitimas fatais. Se houve algum tipo de indireta pelo Cliente sobre qualidade da tecnologia do veículo, antes que o mesmo pense em processar a montadora, uma equipe da assistência técnica chega antes ao local, recolhe todos os módulos, e os entrega à algum Avaliador nomeado pela Matriz, onde é passado um "pente fino" em todos módulos. A primeira ação é observarmos o KM do Painel e da ECU, já que muitos acreditam que o Painel é o Único que sabe tal valor. Pois é, o KM também fica alocado na ROM da ECU, justamente a MEMÓRIA inviolável sem conhecimentos de programação. Ou seja, o rapaz liga seu UPA no Painel reprograma e sua felicidade pode ser rápida demais. Ao girar a meia chave o Painel é alimentado e realiza uma comparação de valores, e ao perceber a discrepância de KM, grava automaticamente, o dia, horário.....e o mais bacana.....O IP do Hardware. Se a data no qual a ação ilegal foi realizada, o Documento já estava em nome do Condutor, Prisão e Processo devido Crime por intenção de matar. Quanto ao "Programador", dizem as más línguas que os Oficiais gostam de acordá-los bem cedo, e seus computadores são levados para a Cibercrime, onde qualquer indício de Zed Bull, SBB, UPA, entre outros apenas comprovam suas "habilidades".
Posso dizer que já pequei vários Módulos Tunados, Airbag resetado, mas após isso a única coisa que realmente me importa é o dia 30 e meu pagamento pela Multinacional é creditado em minha conta. Tudo isso graças aos "números e letras " que aparecem diante de mim, e se chamam códigos hexadecimais.
Abraço.
Eu te entendi, so quiz dizer que na oficina do dia a dia ninguem faz isso, pra mim saber se a can esta esta funcionando basta eu saber comparar as duas, pode ser no seu trabalho seja indispensavel saber isso, mais pra maioria dos reparadores nao, de saber se tem km alterado ou airbag resetado, isso pode ser que funcione la fora, aqui acredito que eles nao perdem tempo com isso!
Boa noite a todos ha algum tempo, adquiri meu primeiro osciloscópio, como muitos já sabem foi sim um hantec, me foi útil sim, mais de um ano depois adquiri um keysait, desculpem me c não escrevi corretamente.
comentei na época acredito que até o colega deve ter visto que Eu na questão pelo presso optaria pelo key. pois c encontrava com um ótimo presso, hoje com a maturidade ainda que pequena, estou sim pensando em evoluir para um com que seja capaz de codificar uma rede cam, mais por q?
me mostre um escâner que tenha capacidade de fazer leitura de todos os módulos de qualquer carro ou caminhão. sou categórico em dizer não existe, pois bem decodificar rede de comunicação requer conhecimento mas t possibilita exatamente isso.
quando comecei a trabalhar com oscilo ficava fascinado com as "figurinhas" apresentadas na téla do pc, mais não demorou muito para perceber alguns eros grotesco disseminados como verdade absoluta, trabalhei a cegas para elaborar um transdutor de "vacuo" que assim ficou conhecido, onde "técnicos em oscilo c recusarão a trocar de informações," pois bem Eu os agradeço pois neste percurso aprendi e de forma dolorosa muita coisa hoje consigo fazer diagnostico de falhas intermitente com extrema rapidez, e tenho um projeto que c não por falta de recursos estaria homologado pelo INMETRO, e digo que oscilo tem sim custo, mas tem pessoas que mal entendem um multímetro, compra um "osciloscópio" e acha que esta apito a fazer diagnostico avançado.
parabenizo a iniciativa, o esforço, e tudo mais, só que sem conhecimento, uma hora ou outra vai fazer cagada, e alguém vai pagar, seja vc ou o cliente, seja por uma queima, ou pela incapacidade de fazer o serviço e condenar o que não precisava.
Penso que quem buscou no inicio o uso de oscilo queria melhorar a qualidade do seu serviço, e até hoje deve estar a frente dos de mais; abrirão caminho no peito, e devemos parabenizá-los por tal feito mais muitos como Eu no inicio aprendeu mais na pratica, e sem embasamento técnico adequado, acredito que quem zela por profissionalismo esta entendendo o que estou dizendo.
Acho muito valido buscar conhecimento e olhar para o osciloscópio como uma ferramenta de extrema necessidade pois o é, mas é de extrema importância buscar o conhecimento para ser auto suficiente, caso contrario só saberemos trabalhar até onde o escâner ou o colega falo que é, só trabalha com conhecimento pronto, é uma completa incapacidade de tomar uma decisão.
Tomar decisão alem do que c tem conhecimento é arrojo admirável mas também imprudente, útil quando não c tem ninguém capaz de o orientar.
hoje temos ponto de referencia que embasa décadas de conhecimento alem do que estamos acostumado, e isso por muitas vezes assusta, Eu estou atrasado mas pretendo diminuir alguns anos em relação a países de primeiro mundo e estou correndo atras, c tratando de automotiva, faculdades e cursos de graduação são fetos pode ser que vai nascer, a jovem engenharia é ineficiente tendo exceções, mas no geral imatura e sem vivencia pratica, os técnicos são ignorados, outro grande erro pois no geral é de onde vem a vivencia pratica, mas também não devemos ignorar a teoria, ou seremos ilhas incapazes de formar um continente.
voltando ao foco osciloscópio, a medida que adquiro mais conhecimento sinto a necessidade de algo q antes desprezava em um oscilo, como não gosto de nada mastigado pois não sou bebe para deglutir só papinha e para muitos vou ser adverso não me agrada muito um picoescop, não q não tenha qualidade, pois tem, mais é parra quem quer mastigado, e claro caro de mais pelo que, tirando o praticismo, tem a oferecer. os osciloscópio seja através de uma placa de som do próprio pc ou os mais barato tem como publico alvo uso hobista, onde oferecem alto risco para quem tem pouco conhecimento, é como um elm o Scanner mais barato, na mão do cliente que chega na oficina achando que sabe de tudo. e da mesma forma o técnico que não busca o aprimoramento é aquele cliente com o escâner top da oficina, inútil! tecnologia e conhecimento no meio técnico tem que estar lado a lado.
como o amigo q criou o poste c pronunciou pode não ser agora mas ainda quero comprar um de boa qualidade, eu me atrevo a sugerir faça isso mas invista em conhecimento com qualidade e tenho certeza que em pouco tempo vc terra comprado um oscilo talvez até melhor que vc tenha pensado neste momento.
acrescento ainda! tenho o manual do meu segundo oscilo que apesar de ser do meu oscilo é uma fonte rica de conhecimento parra quem pretende adquirir um oscilo.
estou deixando disponível tem um artigo que ajuda a escolher um oscilo que c adeque as suas necessidade
Prezados Participantes,
O assunto Osciloscópio está sem dúvida, entre os mais fascinantes a serem explorados pelos reparadores da era automotiva mecatrônica. E como todo assunto que gera interesse, é capaz também de despertar paixões, crenças e posições firmes sobre determinadas questões, e que no passado já foram objetos de acaloradas discussões e embates aqui no Fórum.
Neste sentido, gostaria de solicitar a todos os interessados no assunto, que acima de tudo sejam respeitadas as opiniões e posições de cada um, e que jamais desviemos o foco sobre o assunto proposto. Enquanto as discussões se mantiverem no plano técnico, argumentando sobre as vantagens e desvantagens de cada escolha, estaremos de pleno acordo, pois é esta discussão e troca de idéias que tornam rico o acervo deste fórum. Porém, quando as discussões penderem para o viés pessoal, nós vamos intervir, e até mesmo remover os posts que considerarmos inadequados.
De positivo, o interesse dos que estão em busca de conhecimento desta importante ferramenta, e a grande disposição dos que dominam o assunto, e querem contribuir e compartilhar conhecimento.
Temos convicção de que #Juntosresolvemos, e conseguiremos conviver em harmonia, ainda que com opiniões bem distintas.
Abraço a todos,
Amigos e Parceiros,
Como disse no início do Post:
"Mas uma coisa é certa, gosto não se discute. Portanto trata-se de uma orientação despretensiosa.
Qualquer dúvida conte comigo."
E essa é meu posicionamento único e irrevogável. Portanto, mantenho-me, sempre, à disposição em auxiliar à quem desejar, à exemplo do começo do Post, onde a dúvida o Amigo foi sanada. E esse deve ser o objetivo.
>Boa noite a todos ha algum tempo, adquiri meu primeiro osciloscópio, como muitos já sabem foi sim um hantec, me foi útil sim, mais de um ano depois adquiri um keysait, desculpem me c não escrevi corretamente.
comentei na época acredito que até o colega deve ter visto que Eu na questão pelo presso optaria pelo key. pois c encontrava com um ótimo presso, hoje com a maturidade ainda que pequena, estou sim pensando em evoluir para um com que seja capaz de codificar uma rede cam, mais por q?
me mostre um escâner que tenha capacidade de fazer leitura de todos os módulos de qualquer carro ou caminhão. sou categórico em dizer não existe, pois bem decodificar rede de comunicação requer conhecimento mas t possibilita exatamente isso.
quando comecei a trabalhar com oscilo ficava fascinado com as "figurinhas" apresentadas na téla do pc, mais não demorou muito para perceber alguns eros grotesco disseminados como verdade absoluta, trabalhei a cegas para elaborar um transdutor de "vacuo" que assim ficou conhecido, onde "técnicos em oscilo c recusarão a trocar de informações," pois bem Eu os agradeço pois neste percurso aprendi e de forma dolorosa muita coisa hoje consigo fazer diagnostico de falhas intermitente com extrema rapidez, e tenho um projeto que c não por falta de recursos estaria homologado pelo INMETRO, e digo que oscilo tem sim custo, mas tem pessoas que mal entendem um multímetro, compra um "osciloscópio" e acha que esta apito a fazer diagnostico avançado.
parabenizo a iniciativa, o esforço, e tudo mais, só que sem conhecimento, uma hora ou outra vai fazer cagada, e alguém vai pagar, seja vc ou o cliente, seja por uma queima, ou pela incapacidade de fazer o serviço e condenar o que não precisava.
Penso que quem buscou no inicio o uso de oscilo queria melhorar a qualidade do seu serviço, e até hoje deve estar a frente dos de mais; abrirão caminho no peito, e devemos parabenizá-los por tal feito mais muitos como Eu no inicio aprendeu mais na pratica, e sem embasamento técnico adequado, acredito que quem zela por profissionalismo esta entendendo o que estou dizendo.
Acho muito valido buscar conhecimento e olhar para o osciloscópio como uma ferramenta de extrema necessidade pois o é, mas é de extrema importância buscar o conhecimento para ser auto suficiente, caso contrario só saberemos trabalhar até onde o escâner ou o colega falo que é, só trabalha com conhecimento pronto, é uma completa incapacidade de tomar uma decisão.
Tomar decisão alem do que c tem conhecimento é arrojo admirável mas também imprudente, útil quando não c tem ninguém capaz de o orientar.
hoje temos ponto de referencia que embasa décadas de conhecimento alem do que estamos acostumado, e isso por muitas vezes assusta, Eu estou atrasado mas pretendo diminuir alguns anos em relação a países de primeiro mundo e estou correndo atras, c tratando de automotiva, faculdades e cursos de graduação são fetos pode ser que vai nascer, a jovem engenharia é ineficiente tendo exceções, mas no geral imatura e sem vivencia pratica, os técnicos são ignorados, outro grande erro pois no geral é de onde vem a vivencia pratica, mas também não devemos ignorar a teoria, ou seremos ilhas incapazes de formar um continente.
voltando ao foco osciloscópio, a medida que adquiro mais conhecimento sinto a necessidade de algo q antes desprezava em um oscilo, como não gosto de nada mastigado pois não sou bebe para deglutir só papinha e para muitos vou ser adverso não me agrada muito um picoescop, não q não tenha qualidade, pois tem, mais é parra quem quer mastigado, e claro caro de mais pelo que, tirando o praticismo, tem a oferecer. os osciloscópio seja através de uma placa de som do próprio pc ou os mais barato tem como publico alvo uso hobista, onde oferecem alto risco para quem tem pouco conhecimento, é como um elm o Scanner mais barato, na mão do cliente que chega na oficina achando que sabe de tudo. e da mesma forma o técnico que não busca o aprimoramento é aquele cliente com o escâner top da oficina, inútil! tecnologia e conhecimento no meio técnico tem que estar lado a lado.
como o amigo q criou o poste c pronunciou pode não ser agora mas ainda quero comprar um de boa qualidade, eu me atrevo a sugerir faça isso mas invista em conhecimento com qualidade e tenho certeza que em pouco tempo vc terra comprado um oscilo talvez até melhor que vc tenha pensado neste momento.
acrescento ainda! tenho o manual do meu segundo oscilo que apesar de ser do meu oscilo é uma fonte rica de conhecimento parra quem pretende adquirir um oscilo.
estou deixando disponível tem um artigo que ajuda a escolher um oscilo que c adeque as suas necessidade
https://drive.google.com/file/d/0B3lYhV ... =drive_web
Colega eu não tenho esse conhecimento e nunca fiz a aplicação dessa forma de diagnóstico.
Poderia da um exemplo sucinto e prático por gentileza?
Desde já agradeço.
Boa noite Ivandel, não me ficou bem claro qual ponto do meu testo, o colega c refere,
acredito Eu que seja codificação de cam, por ser bem pouco conhecido, e requere um conhecimento, de programação e plotagem de onda, algo que ainda estou bem no inicio, mas vamos lá todo escâner seja original ou fruto de engenharia reversas, ao ser acoplado a tomada de diagnose faz leitura e faz a codificação dos dados, e através de uma interface nos disponibiliza os dados prontos, o osciloscópio que pretendo adquirir, assim que dominar melhor programação, tem como função codificar os bits de comunicação convertendo em ASSCI a partir desta informação é possível identificar um código de falha, e com plotagem de onda apagar ou reprogramar endereço resetando avarias, é bruto rustico e sistemático, mas possibilita chegar a problemas onde escâner não te permite ir, especialmente em módulos secundários, ta ai vão me falar tem escame.. ta vc pôde ter 10,ou 20 Scanner, e algum momento vai ficar na mão. contando o custo dos scaner,as atualização, e por ai vai.
forra isso uma taxa de amostragem mais elevada permite aprofundar em uma onda, isso ajuda e muito na identificação de ruídos de frequências mais altas, mas isso é útil parra analise em um veiculo? sim e muito uma vez estava com um problema de acelerador eletrônico de um c3 o defeito erra o capacitor do sistema de ignição danificado e e consecutivamente deixava ruídos gerado na bobina que chegava a 8v pico a pico entre bloco do motor e negativo da bateria, reparado o capacitor e eliminado o ruido, algo que travado em 50ms me permitiu expandir a 1ms com boa qualidade em uma segunda leitura em 10 ms me permitiu visualiza o ruido, com o meu 2090 foi possível ve-lo, também mas triglando a 200us e sem a possibilidade d um trigle externo é de extrema dificuldade capitar embora possível.
taxa de amostragem, seria comparável a M.P. de uma câmera fotográfica,as de m permite dar zoom e ainda assim ver detalhes com definição. facilitando e muito a captura e analise de detalhe nas forma de onda.
>Boa noite Ivandel, não me ficou bem claro qual ponto do meu testo, o colega c refere,
acredito Eu que seja codificação de cam, por ser bem pouco conhecido, e requere um conhecimento, de programação e plotagem de onda, algo que ainda estou bem no inicio, mas vamos lá todo escâner seja original ou fruto de engenharia reversas, ao ser acoplado a tomada de diagnose faz leitura e faz a codificação dos dados, e através de uma interface nos disponibiliza os dados prontos, o osciloscópio que pretendo adquirir, assim que dominar melhor programação, tem como função codificar os bits de comunicação convertendo em ASSCI a partir desta informação é possível identificar um código de falha, e com plotagem de onda apagar ou reprogramar endereço resetando avarias, é bruto rustico e sistemático, mas possibilita chegar a problemas onde escâner não te permite ir, especialmente em módulos secundários, ta ai vão me falar tem escame.. ta vc pôde ter 10,ou 20 Scanner, e algum momento vai ficar na mão. contando o custo dos scaner,as atualização, e por ai vai.
forra isso uma taxa de amostragem mais elevada permite aprofundar em uma onda, isso ajuda e muito na identificação de ruídos de frequências mais altas, mas isso é útil parra analise em um veiculo? sim e muito uma vez estava com um problema de acelerador eletrônico de um c3 o defeito erra o capacitor do sistema de ignição danificado e e consecutivamente deixava ruídos gerado na bobina que chegava a 8v pico a pico entre bloco do motor e negativo da bateria, reparado o capacitor e eliminado o ruido, algo que travado em 50ms me permitiu expandir a 1ms com boa qualidade em uma segunda leitura em 10 ms me permitiu visualiza o ruido, com o meu 2090 foi possível ve-lo, também mas triglando a 200us e sem a possibilidade d um trigle externo é de extrema dificuldade capitar embora possível.
taxa de amostragem, seria comparável a M.P. de uma câmera fotográfica,as de m permite dar zoom e ainda assim ver detalhes com definição. facilitando e muito a captura e analise de detalhe nas forma de onda.
Chico,obrigado pelas explicações e pelo exemplo do C3.
Porém ainda me restam algumas dúvidas e se for possível gostaria de uma
explicação um pouco mais prática para que eu possa compreender e aplicar.
Vou criar uma suposição certo?
Meu carro está com luz de injeção acessa, conecto meu osciloscópio a rede e capturo o sinal.
Após isso terá um sequencia de sinais,então faço a contagem dos bits
e terei um código binário certo?
Como comparo esse código?
Com o que comparo esse código?
Existe uma forma objetiva de usar?
De que forma ele seria mais eficiente e aplicável que um scanner no dia a dia do diagnóstico?
Lembro que o Scanner mesmo que limitado faz esse trabalho para nós e de certa forma encurta
o tempo de diagnóstico.
Desde já muito obrigado.
Não filho,
1) Cada informação repassada se dá em forma de harmônicas, onde cada qual significa um dado;
2) Os pacotes passam por Multiplexadores, que juntam isso tudo em pacotes binários;
3) Ao chegarem na segunda unidade de controle, os sinais binários passam por demultiplexadores, se transformam em harmônicas, cada qual com sua informação;
4) Uma ECU transforma isso tudo somente em hexadecimal com o intuito de armazenar, já que ocupa menos espaço;
5) Os scanners, com excessão de alguns, recebem apenas formatos ASCII e decimal.
Posso citar algumas referencias 100% seguras, de Doutores no assunto:
Sinais e sistemas lineares - B. P. Lathi
Sinais e Sistemas - Oppenheim
Sinais e Sistemas - Simon Haikin
Aqui está o alicerce da linha CAN e LIN.
Leandro muito obrigado pelo filho, mas continuo no
aguardo da resposta do Chico.
Chico por gentileza poderia me ajudar a aplicar esse conhecimento
na pratica?
Fico no aguardo amigo.
>
Chico,obrigado pelas explicações e pelo exemplo do C3.
Porém ainda me restam algumas dúvidas e se for possível gostaria de uma
explicação um pouco mais prática para que eu possa compreender e aplicar.
Vou criar uma suposição certo?
Meu carro está com luz de injeção acessa, conecto meu osciloscópio a rede e capturo o sinal.
Após isso terá um sequencia de sinais,então faço a contagem dos bits
e terei um código binário certo?
Como comparo esse código?
Com o que comparo esse código?
Existe uma forma objetiva de usar?
De que forma ele seria mais eficiente e aplicável que um scanner no dia a dia do diagnóstico?
Lembro que o Scanner mesmo que limitado faz esse trabalho para nós e de certa forma encurta
o tempo de diagnóstico.
Desde já muito obrigado.
Boa noite Ivandel, percebi que o assunto de alguma forma despertou sua curiosidade, mesmo que isso c deve ao fato de compreender minimamente o processo e como isso pode ser utilizado na pratica, pois bem co mo não sou Expert no assunto vou tentar lhe expor como vejo, pesquisas adicionais vão ser necessárias para uma maior compreensão técnica do assunto.
assim como, nos seres humanos, as maquinas possui diferentes meios de tratar informação.
A FALA: é uma forma de transmissão de dados, entre homens, algo similar a isso parra as maquinas é códigos binário, uma especie de fala de maquinas.
mas bits são apenas bits valores alto ou baixo, isso por si só não basta para uma comunicação então existe protocolo de comunicação, assim como a fala por si só não é o suficiente, e sim uma emissão de sons, entre emissor e receptador, o que torna compreensivo é o idioma que nada mais é que um protocolo de comunicação.
então sim teríamos um código binário
uma comunicação obedece um protocolo, e como tal os bits lidos são inúteis sem o decodificador não que não possa ser feito sem mas tem que ser convertido de bits para dados, uma vez sendo dados ele pôde ser trabalhado,
voltando a exemplo da fala, os dados são codificados em ondas sonoras nas cordas vocais e boca, e decodificado novamente no ouvido de ondas em dados. mas falar para um surdo é inútil? não! ele por lhe faltar a audição pode saber ler lábios e desta forma decodificar em dados a fala.
Sendo assim primeiro vc precisa codificar bits em dados.
uma vez transformado em dados vc passa a tratar como informação, inclusive um código de falha pôde ser lido desta forma,ter um valor de temperatura da água, do ar,rotação do motor, e assim por diante.
acredito que pelo que já escrevi já deva ter percebido que sim.
Seguindo minha logica qual a função de um escane?
como você conversaria com um japonês?
a resposta as duas pergunta um interpretei.
não me lembro de ter mencionado que erra fácil, apenas que era possível. assim como um interprete pode não lhe transmitir com precisão as informações dados obtidos com os escâner pode ser bom ou inútil vai depender da fidelidade da tradução.
aplicável sim fácil mão, emborra utilize o mesmo protocolo, um escâner pôde ler a central de injeção mas não as demais, ai o problema não esta na central de injeção.Ai vc fica sem recursos? não c estiver bem atualizado.
o tempo de diagnóstico.
Quanto investimento vc precisa parra atender a frota nacional? e os importados?
bom não sei qual é sua área de atuação, mas com a invasão da eletrônica em todos os sistemas do veiculo mais hora ou menos hora você vai precisar dominar um recurso deste ou conhecer auguem que o faça para vc.
como coloquei no primeiro poste deste tópico com a evolução, do conhecimento e o aprofundamento em determinados assunto me leva a perceber novas necessidades. domino este assunto? ainda não. mas vaja pelo seguinte angulo a algum tempo atras e não muito, não se conhecia a necessidade de um osciloscópio, neste pais enquanto lá forra já erra usado codificação de linha cam e com osciloscópios acredito eu que ainda analógicos.
Estamos iniciando no assunto e ainda a muito parra aprender, não tenho nada a quem possui um osciloscópio simples inclusive Eu tenho e uso apenas não devemos acreditar que somos expetes ou já suficientes para fecharmos os olhos e pararmos no tempo, concorda?
>Leandro muito obrigado pelo filho, mas continuo no
aguardo da resposta do Chico.
Chico por gentileza poderia me ajudar a aplicar esse conhecimento
na pratica?
Fico no aguardo amigo.
Estou apenas no inicio mas quando estiver maduro o suficiente, terei o maio prazer em faze-lo a vc e aos demais que c interessarem, ou podemos buscar isso juntos, aprendermos juntos, e juntos resolvermos.
Desculpa ai Natan, por um parentese. Vc viu a uma informação tecnica, que considero um mestre. Com relação a que quase ninguem faz isso, vai começar a mudar. No momento em que os acidentes forem acontecendo e começarem a fazer pericias tecnica. Por tanto um conselho, que dizia meu avô, se fosse bom, não se dava se vendia, não pense no que os outros estão ou vão fazer. E sim no que você estar ou vai fazer.
Chico muito obrigado mesmo pelas suas explicações e fez uma ótima analogia entre
as formas de comunicação, não quero descordar do que você está dizendo
e nem penso em ter uma resposta imediatista,porém acredito que esse nível de
conhecimento que como vc mesmo diz, que ainda não domina bem,imagina então
nós que estamos mastigando o osciloscópio como uma ferramenta.
E nesse ponto que talvez nós distanciamos um pouco,entre o hoje e o amanhã,
se você que está em alto nível, ainda não chegou ao ponto de usar essa forma de diagnóstico(decodificar)
no dia dia,imagina eu então quando vou chegar lá.
E é isso que quero dizer, no início não devemos colocar o osciloscópio com uma
distancia tão grande entre nossos colegas reparadores,na minha humilde
opinião essa aproximação de um osciloscópio(mesmo limitado) ao reparador comum(eu)
é o primeiro passo a se percorrer nesse caminho, acredito que se começarmos de baixo
e ir evoluindo assim o resultado será mais proveitoso do que afastarmos a possibilidade de
aproximar um reparador de um osciloscópio mesmo que limitado.
Mas essa é minha opinião, e respeito a sua.
Mais uma vez muito obrigado.
>Chico muito obrigado mesmo pelas suas explicações e fez uma ótima analogia entre
as formas de comunicação, não quero descordar do que você está dizendo
e nem penso em ter uma resposta imediatista,porém acredito que esse nível de
conhecimento que como vc mesmo diz, que ainda não domina bem,imagina então
nós que estamos mastigando o osciloscópio como uma ferramenta.
E nesse ponto que talvez nós distanciamos um pouco,entre o hoje e o amanhã,
se você que está em alto nível, ainda não chegou ao ponto de usar essa forma de diagnóstico(decodificar)
no dia dia,imagina eu então quando vou chegar lá.
E é isso que quero dizer, no início não devemos colocar o osciloscópio com uma
distancia tão grande entre nossos colegas reparadores,na minha humilde
opinião essa aproximação de um osciloscópio(mesmo limitado) ao reparador comum(eu)
é o primeiro passo a se percorrer nesse caminho, acredito que se começarmos de baixo
e ir evoluindo assim o resultado será mais proveitoso do que afastarmos a possibilidade de
aproximar um reparador de um osciloscópio mesmo que limitado.
Mas essa é minha opinião, e respeito a sua.
Mais uma vez muito obrigado.
Vou tentar brevemente mostrar-me sobre este assunto.
De maneira alguma, penso em dificultar ou afastar alguém do uso desta ferramenta, e um dos pontos que defendo é que as pessoas não gastem dinheiro desnecessariamente.
Tenho sim por interesse de expor algumas coisas que fiz e faria diferente agora com um pouquinho mais de experiencia!
Até um osciloscópio que usa a placa do pc é valido para aprender, deixo o alerta de que requer um certo domínio da elétrica para que o mesmo esteja ciente do risco, c ainda assim quiser c expor ao risco, aconselho que use placa de som externo e um sistema de proteção para evitar a queima do pc, é como dizer para um novato cuidado vc pode c queimar no escape, mas isso não quer dizer que ele nao troque o escape.
também tem aqueles que não pensão tão somente em custo baixo, tem um pouco mais de condição, e preferem comprar um aparelho definitivo, estes também merecem saber quais podem atende-lo melhor e qual seria o mais indicado para área que atua ou pretende atuar.
pence vc decide comprar um aparelho tóp para seu trabalho vc tem xxxx,xx e tem marca a. marca b. marca c. tenho certeza que você poderá c orientar por uma das duas linha.
um vc não tem um bom domínio e conhecimento, do que realmente comprar, pega aquilo que conhece e onde a maioria compra pensa ser bom, e embarca como não tem pleno conhecimento estará convicto de que adquiriu o melhor pelo menor presso baseado no populismo e propaganda.
Ou dois vc se inteira do assunto, e tem subsidio próprio para buscar o que mais lhe atende.
Pois agora vou lhe falar de min no inicio, comparando custo beneficio de osciloscópio:
frequência=
numero de canais=
taxa de amostragem=
funções o A tem duas a mais q B mas não sei para que serve mesmo acho q nunca vou usar.
menor tempo de medição o A é menor que B mas nunca vou precisar de um tempo tão baixo
o preço o B é a metade do A chega até um quarto c não cair na alfandega é a vista mas a vou ariscar.
tam, tam, tam, tam,.
Certificado de calibração,não sei para que serve,
( serve parra atestar que aquilo que lhe foi prometido é realmente o que comprou)
porque os dois tem a mesma frequência taxa de amostragem, e o tem de menor medida são diferente, fui tapeado,
garantia e assistencial, deu pau tiau, quanto o outro 1,2,3,5 anos de garantia e assistência????!!!
as duas função, a como faz falta.
o A tem sistema de proteção o B não,(supondo" ai queimei meu oscilo e meu not" saio mais caro que A)
o A Eu podia parcelar!!!
custo beneficio até ode sabia B depois de tam, tam, A mais ai já érra.
Sou defensor de custo beneficio, e convido sim quem tem interesse de comprar um oscilo a definir alguns pontos, e estar a par dos riscos a assumir, o manual do oscilo que postei é um excelente material, em português, que vai ajudar mesmo a quem tem um hanték, que em nada c parece com o do manual a conhecer melhor sobre oscilo, sobre o assunto e até na operação; é meu cuidado vc pôde c queimar
Osciloscópio é uma excelente ferramenta para nim tem prioridade até sobre o próprio escâner aconselho aos colegas um aprofundamento no assunto, aquilo que já foi visto até aqui no fórum é apenas um começo do potencial desta ferramenta, seja barato ou carro, mesmo com um hanték de 20 MHZ é possível decodificar uma cam, informo que isso vai levar uns 3 dias algo que pôde ser feito em 3 segundos. claro que se o oscilo tiver precisão, algo que só um certificado de calibração pôde garantir.
MANTENHA A MENTE ABERTA E A SEDE DE APRENDER!!1