Olá pessoal,
sistema de injeção IAW 4GV.
Luz do code piscando.
Veículo não energiza a bobina da chave de partida ( Antena ) , confirmado.
Alguém teria o esquema eletrico do Immobilizador Fox 1.0 ?
Obrigado.
e-mail = [email protected]
Respostas:
Bom Dia Amigo,
Como relatado pelo colega, a bobina encontra-se sem alimentação. Nesses veículos, Padrão OBDBr-2, o imobilizador volta à ser integrado ao Painel, ou seja, os cabos de alimentação da Bobina parte do mesmo.
Entretanto, vale verificar os fusíveis 38 e 28, que também acionam pedais de embreagem, freio, e partida à frio.
Outro detalhe, caso a bobina esteja avariada, no caso, em curto, a fim de evitar uma sobrecorrente o sistema corta tal alimentação. Portanto, minha humilde sugestão seria medir a resistência ôhmica da Bobina, ok?
Um grande abraço.
Ok amigo,
Não sei se é possivel medir a resistencia, pois a bobina aquí é sistema DIS com 6 fios na entrada, o secundário não possui o retorno.
Recebí o esquema eletrico .
Muito obrigado pela ajuda.
Amigo,
A bobina é alimentada por dois fios, ou seja, meça na bobina.
Vamos detalhar o conector do IMO:
Da central saí dois cabos cabos CAN diretamente à ECU. Um cabo LIN diretamente ao conector OBD2. A mesma central recebe dois positivos pelos fusíveis 28 e 38.
Desconecte a bobina no comutador, e meça a resistência ôhmica. Caso de infinito, ainda não condene. Talvez o range do seu Multímetro não suporte uma alta resistência.
DICA: ENTRE AS PONTAS DE PROVA DO OHMÍMETRO LIGUE UM RESISTOR DE 1 MEGA ÔHM, E SOMENTE ENTÃO MEÇA A RESISTÊNCIA DA BOBINA. SE O ENROLAMENTO ESTIVER INTEGRO, SERÁ PRESENTADO UM VALOR NO MULTÍMETRO.
FINALMENTE PARA CONHECER A RESISTÊNCIA QUE SEU MULTÍMETRO NÃO CONSEGUE MEDIR, FAÇA O CÁLCULO:
(RESISTÊNCIA MEDIDA x 1.000.000) / 999.999 = RESISTÊNCIA DA BOBINA DO IMOBILIZADOR
Infalível.
Amigo,
Sistema DIS, imoblizador...6 fios....tem algo errado, amigão.
Abraço.
>Amigo,
Sistema DIS, imoblizador...6 fios....tem algo errado, amigão.
Abraço.Ok amigo, ouve um engano, achei que o Blietzkrieg se referiu a bobina de ignição, pois o motor é o VHT.
Bobina indutora ( antena ) OK, 24 Ohm , confirmado.
Ok pessoal,
Obrigado pela ajuda de todos.
O defeito era a Central de injeção, a bobina da antena não recebia voltagem nenhuma, foi testado e desmontado o painel de instrumentos e nada de defeito.
Trocamos a central de injeção Marelli 4GV e problema resolvido.
Na Central de injeção antiga, quando abastecido com 100% de Ethanol o A/F na leitura do scanner estava com 11,0
Com a nova central e abastecido com 100 % de Ethanol, o A/F fica em 9,0
Com certeza já deveria haver algum problema antes de pifar o sistema code do immobilizador.
Parabéns por resolver o problema, mas tenho uma pergunta vc não experimentou trocar o arquivo st10 ? uma vez que essa central não da decode pois o imo está gravado no processador , mas tem como trocar o arquivo por um mais atual e apagar o banco 2 e 3 que é referente ao imo, e quando ligar a chave ele codifica novamente, e junto tambem sana o defeito de af.
>Parabéns por resolver o problema, mas tenho uma pergunta vc não experimentou trocar o arquivo st10 ? uma vez que essa central não da decode pois o imo está gravado no processador , mas tem como trocar o arquivo por um mais atual e apagar o banco 2 e 3 que é referente ao imo, e quando ligar a chave ele codifica novamente, e junto tambem sana o defeito de af.
OK amigo, troquei a central por que já estava mexido lá dentro, agora com a UCE velha vou tentar fazer este reparo para ver se fica bom.
O veículo também tinha um defeito incrível, estava fazendo 6 Km/Litro de Ethanol, gastava mais que Ranger 6 cilindros , você dirige o veículo e vê o ponteiro do tanque descendo aos poucos conforme anda.
Agora com a central nova fez 9,5 Km/Litro.
O consumo deste carro é muito alto, acredito que seja algum erro de projeto.
se vc precisar me passa teu imail que te envio o arquivo corrigido dessa central ,isso é se vc tiver gravador de st10 ai com vc .
>se vc precisar me passa teu imail que te envio o arquivo corrigido dessa central ,isso é se vc tiver gravador de st10 ai com vc .
Ok amigo, vou fazer sim, trocar o arquivo, pode me enviar.