alguem pode me explik melhor como funciona esse tipo de ignição?
ou melhor nos sistemas ki só tem o sensor de rotação se vc desligar ele o carro naun pega, mas nesses Gol G4 no Fox e em varios outros carros ki tem o sensor de fase e o de rotação desligu o de rotação e msm assim o carro pega issu me deixa confuso.
tb gostaria de aprender testar esse sensor de rotação aguem pode me passar?
Respostas:
Zecao testar com o multimetro em corrente alternada e valido tambem ?????
AMIGO. A DUVIDA QUE VOCE TEM E A MESMA DA TOTALIDADE DOS MECANICOS. PARA SE TER CERTEZAS, NECESSARIO SERIA SE CONHECER A LOGICA EMPREGADA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIA DE ACAO DE CADA SISTEMA CRIADO, AO QUE ATE AGORA SEGUNDO SEI MUITO POUCA GENTE TEM ACESSO. ABRACOS WOLNEY
zecão. escreveu:
TK 68 ... o Sensor de rotação, aquele que trabalha montado próximo a roda fônica, tem por finalidade ler a rotação do eixo virabrequim, e informar à unidade de comando, sua velocidade angular momentânea.
Em motores que possuem também o sensor de fase, este tem por função, informar à unidade de comando, o momento de PMS do cilindro 1, e mediante cálculos internos da unidade de comando, é determinado com precisão o momento de PMS dos outros cilindros.
Assim sendo, eles tem função distinta.
Porém nos veículos que você citou, por estratégia de funcionamento da UCE, na falta do sinal de um sensor, o motor poderá funcionar apenas com o sinal do outro, mas não é em todos os veículos que isso acontece.
A forma mais correta e fácil de testar esses sensores, é com o osciloscópio, pois poderá ser visualizada a forma de onda emitida por eles, assim como o sincronismo de funcionamento de ambos.
Porém, você poderá testar com o multímetro a resistência interna dos mesmos, sendo que esse não é um teste conclusivo, e poderá incorrer em êrro.
Mais alguma pergunta ....?? [/quote
não poderia explicar melhor,não vamos esquecer que o fire é um softwaer que caucula o tempo dos bicos.
sensor de rotacao indutivo pra quem nao tem osciloscopio, um multimetro pra medir a resistencia e depois na funcao corrente alternada ja da pra tirar um bom laudo,
porem como disse o amigo Zecao pode ocorrer erro, caso tenha uma falha na onda,uma interferencia ou um pequeno problema na polia ai só com osciloscopio.
JotaCar escreveu:
sensor de rotacao indutivo pra quem nao tem osciloscopio, um multimetro pra medir a resistencia e depois na funcao corrente alternada ja da pra tirar um bom laudo.
em duty tambem dá.
Seria bom postar alguma foto aquí do scope,SENSOR DE ROTAÇÃO X SENSOR DE FASE , ficaria mais fácil de entender a estratégia da UCE.
Sensor de rotacao ou pms serve para que o modulo saiba a posicao dos pistoes e controle a ignicao do veiculo.
Ja o sensor de fase, esse serve para informar a central a posicao dos comandos de valvulas, podendo assim, calcular o melhor momento da injecao de combustivel.
Veiculos mais antigos nao possuiam sensor de fase, depois vieram os sensores fisicos, mais a frente vieram os via software e recentemente voltaram com os sensores fisicos por causa das novas normas anti poluicao, uma injecao que antes na partida funcionava full gup ( todos os bicos juntos para so depois funcionar fasada ) ja agora, ate mesmo a partida do motor ja tem injecao fasada, caso dos novos motores fire.
Seria interessante também ver alguma foto do scope quando a ECM identifica o primeiro cilindro através do sensor de fase e começa a injeção sequencial de combustível.
Exemplo : FORD RANGER V6 4.0 ( OBD2 EEC-V system )
Exemplo : GM BLAZER 4.3 V6 - ( OBD2 DELCO VPW system )
Este são sistemas sequenciais de combustível , no scope vai aparecer os pulsos dos seis eletroinjetores dentro da janela do sensor de fase , caso contrário o motor teria o seu funcionamento todo embaralhado.
(me corrijam se eu estiver errado)
se alguém tiver fotos de scope, postar aquí.