pessoal to com um cambio dualogic arranhando a re quando engata, ja fiz o procedimento de ajuste pelo scanner e o ajuste da embreangem ele não executa e da erro, as outras marchas ele troca normal, so a ré que arranha, como se não pressionasse ate o final da embreagem, alguma dica.
Respostas:
Já ouvi falar de vários carros da Fiat com esse problema, mas nunca fiz manutenção em cambio.
Tem um vídeo no Youtube de um cara que fala que se você pisar na embreagem por 5 ou 10 segundos antes de engatar ela não arranha.
Tenta ai.
imagine o mesmo defeito em uma embreagem normal quando arranha o ré é porque esta custando debriar,nao solta o disco o suficiente, plato, com defeito , rolamento emb trancando no guia, ou cilindro atuador hid com problema.
sim, mais isso no cambio manual, como esse e automatizado o sistema que define o tempo, ai complica.
sim, mais isso no cambio manual, como esse e automatizado o sistema que define o tempo, ai complica.
>Já ouvi falar de vários carros da Fiat com esse problema, mas nunca fiz manutenção em cambio.
Tem um vídeo no Youtube de um cara que fala que se você pisar na embreagem por 5 ou 10 segundos antes de engatar ela não arranha.
Tenta ai.
to achando que é esse cilindro hidraulico, que nele tem um sensor, ai se ele esta com problema pode acontecer esse tipo de problema de não pegar referencia. e mil reais a brincadeira mais M.O. pra desmonta. vou tira essa caixa essa semana e ver o que acontece. >imagine o mesmo defeito em uma embreagem normal quando arranha o ré é porque esta custando debriar,nao solta o disco o suficiente, plato, com defeito , rolamento emb trancando no guia, ou cilindro atuador hid com problema.
AMIGO. VC PODE TER PROBLEMA NO ATUADOR DE ENGATE DO ROBO, JA QUE ELE E QUEM MOVIMENTA O GARFO PARA 5 OU RE
Amigo, entra no site da FIAT e procura o link "reparador fiat", se cadastre, e então tenha acesso a um treinamento sobre cambio DUALOGIC, e mais detalhes sobre as vávulas, e pressão de óleo, que nesse caso irão definir as trocas de marchas!!
Boa sorte.
obrigado pela dica amigo, mais ja fiz esse treinamento ali a tempos ja, e segunda coisa como coloco o nome embaixo nas postagens, retirei hj a caixa de canbio para substituir o atuador hidraulico da embreagem, vou montar e posto o que aaconteceu, se pegou regulagem. >Amigo, entra no site da FIAT e procura o link "reparador fiat", se cadastre, e então tenha acesso a um treinamento sobre cambio DUALOGIC, e mais detalhes sobre as vávulas, e pressão de óleo, que nesse caso irão definir as trocas de marchas!!
Boa sorte.
substitui todas essas peças e o problema continua, aranha a ré e não aceita aprendizado da embreagem. testei o atuador em bacada e medi a espessura da embreagem, estao todos ok, quase novos. montei com todas as peças novas, e nada. >Colega troque o kit de embreagem(plato, disco e colar ou atuador).
agora ela so faz a 1,re e neutro. pedi pro pessoal olha essa central pq nem erro ela acusa. e eu acho que ela nao consegue ajusta o kiss point.
estou com ideia aqui na minha oficina que estar com mesmo defeito seu...depois que mexir so engata 1 Ré e neutro o que vc fez pra resolver?
to batalhando aqui tb, o que tu chegou a fazer nela? >estou com ideia aqui na minha oficina que estar com mesmo defeito seu...depois que mexir so engata 1 Ré e neutro o que vc fez pra resolver?
Caro amigo,
neste caso, verifique o eixo de comando de engate, (necessário remover o kit dualogic), se o pino de pressão do eixo estiver alocado de sua posição e estive pegando na carcaça ele fica com este defeito.
verifique isto se possível, é a causa mais provável do presente defeito.
ótimo diagnóstica a todos.
ele apresentava defeito na transmissão e nao engatava re ,apaguei a memoria e o defeito sumiu, mas ai o defeito mudou agora engata so a Ré e a primeira e mais nada parado ou andando tanto faz so fica a primeira e Ré
fiz todos os procedimentos de progamação no escaner mas nao ajudou.
E agora o cambio se vc desligar a chave,quando vc liga a chave denovo se vc levar a lavanca de macha para o centro demora em media de um minuto pra entrar a primeira e depois fica engatando so a primeira e Ré e neutro e vc coloca ele movimento em nao muda de macha, nem manual e nem no automatico,
ja corrigir o anel trava do comando mas tava bão.....haa agora o escaner nao comunica mais tambem pra ajudar mais um pouco!
caros amigos, vou retirar essa caixa (de novo) segunda feira, vou testar o eixo de comando de engate que nem o amigo Guidotti1003 disse e desmontar essa caixa para verificar a parte interna dela, arvores primaria secundaria, garfos, valvulas e tudo mais. ai posto os resultados.
e ai já conseguiu solucionar o cambio da ideia?
meus amigos, troquei o óleo hidráulico do kit, tava escuro e mais espesso que o normal. e troquei o kit de embreagem de novo. (para descargo de consciência) testei as trocas de marcha em bancada. ta ok. a
retire a tampa da quinta e observe olhando no eixo primario no momento de engate e calcule o tempo de parada do mesmo
nas marchas a frente sincronizadas o tempo de engate e menor devido aos freios dos aneis sincr
a re sendo seca o tempo deve ser maior
engate a re e ajudando fazendo um freio com um pedaço de madeira direto no eixo primario e observe uma mudança no comportamento pois sempre havera varios giros ate a parada total antes de a re ir de encontro com a luva da primeira e segunda que faz a re juntamente com primario
agora se nem ajudando o disco nao para e porque plato nao abriu
e se voce conseguir parar o eixo e porque o engate ta em tempo curto
acontece muito nos celtas e corsas parece que a re vai cair no chao mas nesses caso e pressa do condutor rsrs
todos sabem ja as regras
se plato nao libera arranha
se atuador nao desloca arranha
se disco empenado arranha
se tem graxa arranha
se a programaçao foi perdida arranha
se voce ja trocou tudo aposto na programaçao
nao em dualogic
pois o sistema so libera engate de re com freio acionado
nao e o caso
cara já solucionei o defeito aqui do ideia que engatava a re e primeira e neutro! e mandei a mensagem ensinando como resolver vc recebeu? se não fale que eu te passo como resolver!
vc não precisa de trocar nada e so erro de software! tem uns macetes pra fazer ai...
primeiro desligue a central do cambio dualocic
segundo deixe por duas horas desligado
ligue novamente
depois antes de qualquer coisa ligue a chave de iguinição por 20 veses com intervalo de 3 segundos a cada ligada e desligada...
e depois faça programação através de um escâner da embreagem e da transmissão...
e por fim faça a calibração da embreagem
e depois de do processo terminado arranque o veiculo de primeira 5 veses de 0 a 5 km e uma arrancada de re de 0 a 5 km....
repita o processo por 4 veses
depois vc vai ver que o veiculo volta o normal de uso sem defeito!
isto acontece porque quando a gente tenta programar por varias vezes...
ai o sistema trava e vc pensa que fez a programação e não fez porque trava o processador principal da central...
ai se vc fizer do jeito que ensinei vc zera o processador e vc ganha nova chance de programação!
isto também que ser feito todas as veses que trocar a embreagem!
tomara que te ajude!
calma ai gente, to aki de novo,ja montei a caixa e hoje pela manha vou fazer terminar de fazer os testes e ja posto os resultados. abraços galera, obrigado pela ajuda.
pessoal, ta resolvida a encrenca, como dessa ultima vez troquei o kit, acho dificil ser ele, o problema era o oleo mesmo, pois essa embreagem que estava dando problema montei em outro cambio ontem e nao arranhou, e o oleo hidraulico do sistema de trocas de marchas esta va muito escuro, parece que misturarm alguma coisa nele, dai a falha, fiz o ajuste do cambio e da embregem pelo scanner e zero, nada de barulho e a troca de marchas esta bem macia, obrigado a todos que deram dicas e a todos que me ajudaram a chegar nessa solução,
baratinho o cacete, 200 pila o litro do CS SPEED, que e o oleo correto que vai ali, vai 800 ml, pra galera saber, mais lenbrando, e o oleo do acionamento do sistema hidraulico do sistema automatizado, o oleo que vai na caixa e o mesmo da versao manual.
amigo como substitui esse oleo tem algum lugar especifico pra esgotar
não tem nenhum lugar para esgotar ele, tem que retirar o kit todo, se não da pra tirar por cima, tem que tirar toda a caixa fora,
1. esvaziar pressão do sistema
2. soltar a mangueira do atuador da embreagem (cuidado quando a entrada de sujeiras no mangueira, qualquer sujeira pode trancar o conjunto todo, eu sempre tampo essa mangueira com algo limpo)
3. soltar a mangueira retorno no lado do reservatorio (cuidado com o outro lado que vai no conjunto das valvulas pq gosta de quebrar)
4. escorrer o oleo pela entrada da mangueria de retorno do reservatorio
para montar o kit
1. montar as mangueiras
2. colocar oleo no sistema cerca de 800 ml
(cs speed esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555695512-oleo-de-cambio-fiat-dualogic-petronas-tutela-cs-speed-_JM)
3. sangrar o sistema atravez de aparelho de diagnostico e fazer todos os ajustes do cambio
4. verfificar o nivel do oleo.
lembrando que esse oleo nao precisa trocar, e e muito dificil baixar e mesmo se ele estiver um pouco abaixo do nivel. evite de completar ou mecher, esse oleo, pelo que vi e o pessoal falou da fabrica e muito sensivel e qualquer impuraza pode trancar todo o conjunto de valvulas tendo que ate realizar a sua substitução, ate por isso tem um filtro qua nem os de fluido de freio no bocal de enchimento do oleo (e demora pra encher viu, perde uma meia hora para colocar as 800 ml que pede o sistema)