Fizemos este mtr., na sua desmontagem observamos que a correia dentada ou sincronizada, estava em uma das laterais desfiada. Na montagem do mtr nos preocupamos com o ainhamento da mesma. Este veiculo foi entregue na quinta-feria passada. Hoje este veiculo chegou com uma reclamação de vazamento, observamos que o vazamento e no eixo dianteiro. Mais observei um barulho deiferente, ao tirar a tampa que verifica a correia observei que a mesma estava desfiando muito. Não liberei mais o veicuo, fiquei para olhar o mesmo na segunda-feira, mais gostaria que alguns dos colegas ou amigos podessem dar ja algumas dicas do que poderia ser. Dizem que Deus não existe e não da recados, mais pode ter certeza que foi o mesmo que mandou o cliente retornar.
No aguardo de um retorno dos Srs. desde ja agradeço.
Respostas:
Caro colega o mesmo aconteceu em uma sprinter 312 HSD 2.5, O motor foi feito e foi colocado por engano um tensor do HSD 2.5 que equipam as land rover 90 e 110, eles tem diferença minima mas a correia trabalha atravessada, confere a numeraçao. ou a propria tampa interna da distribuição esta empenada onde vai fixada a bomba injetora. Espero ter ajudado.
Obrigado pela dica.Vou verificar na segunda-feira e darei um retorno.
amigo verifica o rolamento tensor, se ele tem uma beirada para apoia a correia, porque o apoio e feito na engrenagem do gira brequim se tiver outro apoio no rolamento vai trabalhar forçando desalhinhado,
jeronimo50 escreveu:
Fizemos este mtr., na sua desmontagem observamos que a correia dentada ou sincronizada, estava em uma das laterais desfiada. Na montagem do mtr nos preocupamos com o ainhamento da mesma. Este veiculo foi entregue na quinta-feria passada. Hoje este veiculo chegou com uma reclamação de vazamento, observamos que o vazamento e no eixo dianteiro. Mais observei um barulho deiferente, ao tirar a tampa que verifica a correia observei que a mesma estava desfiando muito. Não liberei mais o veicuo, fiquei para olhar o mesmo na segunda-feira, mais gostaria que alguns dos colegas ou amigos podessem dar ja algumas dicas do que poderia ser. Dizem que Deus não existe e não da recados, mais pode ter certeza que foi o mesmo que mandou o cliente retornar.
No aguardo de um retorno dos Srs. desde ja agradeço.
fé em Deus Jeronimo,
amigo vai dar certo
"O senhor não tarda a sua promessa. Ainda que alguns o têm por tárdia"
II pedro 3
ola jeronimo, num topico eu disse q o hsd era zebra.. taí uma delas..ja peguei uma vez algo parecido com esse defeito dê atenção ao alinhamento da bomba injetora em relação a caixa de engrenagens(bomba de oleo), ou então a propria bomba de oleo, se faltar um parafuso dakeles compridos entao.. desalinha tudo. Muita calma nessa hora e boa sorte
Agradecido a tds e na proxima segunda-feira, ja farei a revisao com todas essas orientaçoes dos srs. um abraço a tdos. e um otimo fim de semana. e que Deus esteja abencoando todos nos.
Boa tarde Jeronio, esse problema na correia acontece muito nos hs. Faça uma verificação nas engrenagens da bomba e do comando quanto ao desgaste dos dentes. Uma dica é troca-las de posição, pois são iguais mas montadas invertidas. Atente também para o suporte que fixa a parte de trás da bomba injetora no bloco do motor, pois sem esse suporte a bomba fica "atravessada" quando se faz o aperto da correia. Outra coisa muito importante é o tensionamento correto da correia. Baixe o manual de oficina do hs2.8 no site www.mwm-international.com.br que mostra o procedimento exato da tensão da correia.
Consegui no google hoje o manual da mesma mem pdf., amanha darei um retorno aos srs.
Retirado a tampa para analisar a correia, um dos parafusos de uma das polias saltou, não foi por falta de aperto, Graças a nosso bom Deus, que o mesmo não fez nem estrago a não ser na tampa onde conseguiu fazer um furo.
A minha preocupação é a correia, estar se desgantando na lateral, entre a correia e a tampa protetora. A que tiramos para substituir a correia. Se algum dos srs. puder me dar alguma dica desde ja agradeço.
GNOATO escreveu:
Boa tarde Jeronio, esse problema na correia acontece muito nos hs. Faça uma verificação nas engrenagens da bomba e do comando quanto ao desgaste dos dentes. Uma dica é troca-las de posição, pois são iguais mas montadas invertidas. Atente também para o suporte que fixa a parte de trás da bomba injetora no bloco do motor, pois sem esse suporte a bomba fica "atravessada" quando se faz o aperto da correia. Outra coisa muito importante é o tensionamento correto da correia. Baixe o manual de oficina do hs2.8 no site www.mwm-international.com.br que mostra o procedimento exato da tensão da correia.
Obrigado, vou verificar, mais acho que um dos tensor, como tem uma aba dos dois lados, tudoindica que a correia estar montando nomesmo. E com isso encontando na tampa e desgatando a lateral da correia.
Jeronimo, o motor hs na versão euro I utilizava este tensor com abas, já na versão euro II foi modificado passando a usar sem abas. Quando se faz a troca, deve-se utilizar o modelo SEM abas. Isto é recomendado pela própria fabrica.
Ok, alguns mecanicos aqui na regiao estao achando que é esta aba. pois bba nao tem folga polias, estao ok. E vc nota que a correia estar pegando mesmo na tampa. pois a tampa estar com marca da correia. Gnoato preciso de sua ajuda no accord 2.2 16v que estar no forum.
http://docs.google.com/fileview?id=0Bz73OUO2wykqMjI4NDA0OWItZjVlYi00NDFmLWIwNTQtMDg4MmE5OWI1YzE1&hl=pt_BR&pli=1
Srs. a correia continua desfiar conf. a foto abaixo,agora a tarde examinando as polias, observei que a engrenagem do virabreque que pega a correia, so tem uma aba lateral, consegui outra do modelo mais novo, com as duas abas, girandoo mtr. com uma chave, observei que a mesma se mantem alinhada. Agora para supresa minha, pela manhã quando o mtr. estava funcionando, apos uns 30 minutos, comecei a ouvir uns estalos. Ao tirar a correia e substituir esta engrenagem, tirei a tp de valvula, retirei o eixo de comando e as duas ultimas varetas de tucho que fica do lado do volante, estavam empenadas como mostra a figura abaixo. Resolvi rodar o mtr. mais observei que o mesmo estar livre, pergunto sera que enpenou valvula. Como se mede a compressao deste motor. Srs. me orientem por favor, se criticar que seja contrutiva.No aguardo de um retorno dos Srs. e desde ja agradeço.
Fala meu amigo, o que seria da nossa vida sem os pepinos, kkk. Tenho o manual do HSD 2.5, em PDF quer que eu mande para voce? no manual pede para que seja mardado os tucho na posição em que são tirados, será que não pode ter trancado tucho, ou quebrado o comando proximo ao 4 pistão, experimente colocar duas varetas sem os balancim de valvulas e virar o motor para ver se elas trabalham livre, o que to achando estranho é que o motor chegou redondinho na sua oficina sem barulho ou falha, agora duas varetas tortas ai é dificil. Acho dificil mas veja este comando, por que trancar duas valvulas no mesmo pistão é quase que impossivel.
CASA DO DIESEL DIZ:
CARO COLEGA J´PEGUEI UM CASO SEMELHANTE DE SINCRONISMO EM UMA SPRINTER 310
ESTOU NO MSN QUALQUER PERGUNTA!!
Jeronimo, neste motor é muito dificil ocorrer empenamento de válvula. Normalmente entorta vareta como no seu caso ou então quebra balancim, que também é frequente. A causa desse defeito provavelmente está relacionada a sincronismo incorreto(veja bem, pode ter ficado fora na segunda montagem ou mesmo pode ter pulado dente da correia). O motor HS é alvo de muito "preconceito" por parte dos colegas mecanicos que não o conhecem bem, e digo-lhe que realmente não é dos mais simples até que se pegue o "jeito" dele, mas não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Pelo que vc falou anteriormente, já conseguiu o manual em pdf, mas volto a reforçar, na pagina oficial da mwm-international vc consegue este e outros manuais "originais", com todos os detalhes de montagem. O procedimento de sincronismo é fundamental para a vida útil da correia dentada, siga-o . Pessoalmente, já apanhei muito com problemas desse tipo, mas hoje lhe garanto que não é assim tão difícil.Não desanime amigo, tenha um bom trabalho e mantenha-nos informados.Abraço
Fala fera!! Te mandei os manuais em pdf, por email é só baixar e abrir, espero que te ajude.
abraço.
Obrigado Rgalvao. Terminei a montagem agora, vou funcionar uns 40 minutos. Depois dou retorno.
fazem mais de nove horas , algumas horas atraz foi entregue ao cliente, agora estar em observação.Espero que seja como os outros veiculos, não me sinto bem com retorno. Esta palavra no meu dicionario é andar para tras. Espero postar amanha no forum como resolvida.
Mtr. funcionando redondo, unica observação, observei que na mudança de marcha, sai uma fumaça branca, pedi ao mesmo para passar num bombista, para verficar bba injetora.
CASA DO DIESEL DIZ:
CARO JERONIMO ESSE MOTOR VAI UMA BOMBA BOSCH ELA QUANDO DÁ PROBLEMA NEM PEGA!
MAS VC ACABOU DE FECHAR ESSE MOTOR PODE TER RESIDUO DE OLEO NO CABEÇOTE,PISTÃO E TURBINA TEM QUE ESPERAR UMA SEMANA ATÉ QUEIMAR TUDO;
DEPOIS VC PODE ADIANTAR A BOMBA DIMINUI A FUMAÇA BRANCA
Casa do Diesel, obrigado, não pela resposta agora mais pelo apoio, por todo esse periodo. No caso da bomba se tiver de fazer algo vai ser pela primeira vez. Minha linha é leve.