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bom dia ,na minha modesta oipniao ,desliga abateria aguarda 1 hora senao me engano ja e suficiente,um detalhe cuidado com fita do airbag ligado a coluna
ela tem as voltas devididas tanto para direita como para a esquerda,um outro detalhe travar a coluna de direçao na posiçao alinhadae um cuidado especial quando for mexer na coluna de direçao para danificaro conjunto fita do airbag ,cuidado com poionta de prova ,ohmimetro e voltimetro boa sorte esucesso.
Master não sou especializado em sistemas Air Bag, mas não tem segredo, desligar a bateria uns 15 minutos antes de remover e não reconecta-la antes do termino, senão só ligando a bateria e a ignição ja gera código de falha de alimentação e em alguns casos a lampada só vai se apagar se for apagado o código via scanner, tome cuidado com a fita, e cuide na desmontagem e mantagem faça de forma cuidadosa , mas sem mistérios, e deu pra bola.
Canal não tem necessidade de desligar a bateria,eu nunca vi linha 30 em air bag.
master escreveu:
Resolvido!!
Foi muito facil,desconectei a bateria por 3 horas e comecei a desmontar.
Retirei a tampa do volante por 2 parafusos tork dos lados, desliguei dois fios da tampa(bolsa,retirei o volante,a tal fita "serpentina" fica presa na chave de seta,desliguei 4 conectores da chave de seta e 3 parafusos,soltei o parafuso da coluna inferior e soltei 2 porcas e 2 parafusos do conjunto da coluna e pronto so foi remontar,liguei a bateria,liguei a ignição e tudo ok!!
Antes que esqueça subistitui a coluna pelo motovo que quando virava-se a direção a mesma dava um estalo decorente de uma folga na cruzeta superior da coluna,muito estranho uma veiculo com 40.000kms subtitui por uma usada o cliente achou a nova muito caro passava dos r$2.000!
Mas obridado a todos
Blz , falei que não tinha mistério, que era só ter atenção, temos que superar certos mitos.
Doutrinador escreveu:
Canal não tem necessidade de desligar a bateria,eu nunca vi linha 30 em air bag.
;) Doutrinador,mas nos cursos que eu fiz a orientação é essa, desligar a bateria uns 15 min. antes, o que pode ocorrer é que se não for desligada a bateria e alguém liga a ignição por algum motivo pode haver o disparo do Air Bag, cito um caso que aconteceu em uma oficina aqui do meu estado, veículo era uma S-10, foi feito reparo em suspensão, para girar o volante(que neste caso tem trava) foi nescessário ligar a ignição, mas foi esquecido de desligar a mesma, o veículo estava no elevacar, o mecanico foi soltar algo na suspensção e ao meter a marreta, adivinha, disparou a Air bag, preju na certa, abraço.
doutrinador to con tigo , e mito . ja desmontei varios volantes com air-bag nunca desliguei a bateria o segredo e nao mecher com a igniçao ligada
canal o problema e que un dos sensores do air- bag da s10 e muito prosimo do setor de diresao , dai cundo vao trocar o braso pit ,vao dar umas maretadas e se a igniçao estiver ligada dai ja vio bunnn
Bom , eu nao creio que haja problemas em desconectar o air bag com a bateria conectada , mas em todo caso desligo a bateria . Nao tenho costume de aguardar algum tempo , apenas desligo para mexer e religo quando conectado , depois passo o scanner para alguma eventualidade .
NAS INFORMAÇOES MAIS RECENTES APRENDEMOS QUE PARA TORCAR O OLEO DO VEICULO DEVEMOS DESLIGAR A BATERIA HEHEHE ENTÃO PORQUE NÃO PARA DESMONTAR O AIR BAG HEHEHE AFINAL O SEGURO MORREU DE VELHO