Boa tarde!
Sou novo neste forum caso agir de meneira incorreta por favor me desculpem!
Seguinte estou com com problema em um honda civic 1.6 16V ano 1998 D16Y8
Este motor fundiu entao o desmontei e fiz toda retifica necessaria e a troca das peças inclusive a troca do virabrequim!
Depois de funcionar por alguns minutos notei que havia um barulho em torno de 2500 rpm parecendo ser batida de biela, entao instalei o manometro de pressao do oleo e verifiquei a pressao 6kg com motor quente a 3000 rpms sendo que o recomendado seria em torno de 3,4kg.
Removi o carter e chamei o pessoal da retifica e fizemos uma nova mediçao o mesmo estava dentro das especificaçoes medimos tambem a biela com as bronzinas no lugar e somando a folga do vira mais a que encontramos totalizou 0,06 centesimos concluimos que era este o problema pois o correto seria de 0,02 a 0,04. Comprei outras bronzinas de outra marca claro que nao original pois na concessionaria me pedirao R$2000 pelo jogo de bilela e mancal!
Voltei a fazer a mediçao das bronzinas instaladas na biela e esta diferença diminuiu apenas 0,01 centesimos, resolvemos aumentar o torque que era de 3,2kg para 4,0kg e entao novamente medimos e a folga ficou em um total de 0,03 centesimos ficando dentro das especificaços que seria de 0,02 a 0,04.
Montei fiz funcionar mas o barulho continua diminuiu uns 50% mas ainda tem e a pressao do oleo nada mudou.
O detalhe e que alem de tudo estou com 9º graus de ponto inicial que no caso deveria ser de 12° mas assim ela parece bater mais ainda!
Se alguem ja teve um problema desses ou sabe m dizer caso o motor seja meio barulhento aguardo sugestoes pois tenho receio de entregar o carro assim!
Respostas:
Bom dia!
O oleo que estou usando e da Mobil 20W50, pela tabela que tenho se enquadra ou tambem poderia ser o 10W40, realmente achei muito alta esta pressao do oelo e pra ser sincero acabei colocando meio prolonga e o barulho praticamente sumui so apos o motor bem quente se escuta algo mas istopq eu sei do problema! Estou aceitando qualquer sugestao caso tenha outra por favor me ajude!?
Obrigado!
amigo tou com um aqui que apresetou mesmo barulho e era fogo aquixiaou ok
bom dia!
Eu suspeito de barulho tipico de bronzina de biela com desgaste digamos akele rajar da parte de baixo, ate pensei que poderia ser saia de pistao porem o barulho e diferente sem conta que este motor foi montado com apenas 0,02 centesimos de folga e outra a batida e sempre a mesma e saia de pistao quando eskenta o motor ela vai diminuindo digo pq trabalho com motores preparados com pistao forjado onde se monta com 0,06 de folga e so faz barulho quando frio dpois o motor aketa indiferente do ponto de igniçao pois geralmente trabalho com 18º a 20º de ponto inicial.
Tudo indica que seja algo embaixo na parte de virabrequim pq como disse dpois de colocar este bardahl prolonga o motor silenciou!
O cliente ainda esta rodando com o veiculo mas ele vai retornar daki uns dias para fazer a troaa de oleo e preciso resolver o problema!
Obrigado e continuo contando com a ajuda de todos!
Boa noite!
Amigo a folga axial foi medida tambem quando fiz a montagen, como de costume em todos os motores e estava com 0,20 sendo que pelas especificaçoes deve ser em torno de 0,10 a 0,35.
Queria mencionar mais um fato que ocorreu o cliente retornou a oficina com a luz da injeçao ligada entao conferi o codigo e deu 23 sensor de detonação fico na duvida se ele esta detectando o barulho ou ele mesmo e o causador.
Detalhe o sensor e novo porem nao original.
O ponto de igniçao inicial esta em 12° e acelerando a 2500 rpms quando mais se nota o barulho o ponto fica em torno de 26° a 28º sem carga no motor .
Conto a a ajuda dos colegas!
Obrigado!!!