Galera, estou com uma hilux 3.0 2008 (valvula de controle de ar da admissão), que quando acelera a 110, 120 ou mais, ela acende a luz de injeção, e perde a força. Estive olhando em outro tópico e no própio jornal oficina brasil, uma materia sobre este caso. Removi o coletor de admissão para descarbonização, troquei para teste o sensor map, o sensor maf, e nada. Continua o mesmo código, gostaria de saber de alguém se compensa remover o turbo pra ver as paletas do motor da variação do turbo se estão carbonizado. Desde já obrigado.
Respostas:
Amigo, valvula de controle de ar da admissão é o solenóide que libera ou não o vácuo para o diafragma do coletor de admissão. O conector dela fica bem atrás do bloco, próximo ao painel corta-fogo do veículo. Se vc retirou o coletor deve saber de qual estou falando. Faça teste na mesma para ver se está acionando. Verifique também as ligações das mangueiras de vácuo de entrada e saída. Tive um caso semelhante recentemente e era defeito no conector.
Olá, obrigado pela resposta, a referida válvula eu fiz o teste de acelerar acima de 2500 rpm e ela tá atuando abrindo as borboletas do coletor de admissão, fiz os outros teste de ligação de vácuo e também a resistencia da mesma. Du tudo ok, o conector vou dar uma conferida então, Vlw, se alguém tiver outra idéia do que possa ser.
so uma coisa nao to bem lembrado mas essa solenoide ai e de 2 ou 3 vias pk se for de 3 cuidado nas posiçoes de ligaçao, pk uma dessas vias e para ajudar a fechar a solenoide, mas se ja resolveu o problema da um retorno ai pra nois valeu brigado
AI AMIGÁO PEGUEI UMA DESSAS E ERA A VALVULA REGULADORA DE PRESAO QUE VAI NA BOMBA.
colega da uma olhada naquela valvula que vai na mangueira do sensor do turbo
ela parece um filtro e costuma trincar ai da esse tipo de falha.
é uma uma espero te ajudar abraço.
>colega da uma olhada naquela valvula que vai na mangueira do sensor do turbo
ela parece um filtro e costuma trincar ai da esse tipo de falha.
é uma uma espero te ajudar abraço.
Olá Resinato, obrigado por me ajudar, a válvula que parece um filtrinho eu troquei pra teste e não tava trincada nem entupida, peguei de uma outra que tá parada na oficina também (esssa tá com 1 bico queimado, esperando peça). Por qnquanto não resolvi o problema vamos ver essa semana. Vlw
>AI AMIGÁO PEGUEI UMA DESSAS E ERA A VALVULA REGULADORA DE PRESAO QUE VAI NA BOMBA.
Olá Ademir, obrigado pela ajuda, legal essa válvula não troquei ainda, vou pegar uma outra do mesmo estacionamento para ir trocando as peças. Depois mando retorno. Vlw
>so uma coisa nao to bem lembrado mas essa solenoide ai e de 2 ou 3 vias pk se for de 3 cuidado nas posiçoes de ligaçao, pk uma dessas vias e para ajudar a fechar a solenoide, mas se ja resolveu o problema da um retorno ai pra nois valeu brigado
Olá edcar, obrigado pela ajuda, a válvula é de 2 vias, e conferi as ligações de vácuo com uma outra que esta funcionando perfeita, e as ligações estão correta. Vou pegar uma outra hilux para troca de varias peças até resolver ( coletor completo, válvula reguladora de pressão do rail, turbo e o que mais for preciso) e mando retorno. Vlw
Eu peguei uma hilux 2006, com defeito semelhante, so que quando ela perdia a forca e acendia a luz, eu desligava ela, dava partida e andava mais uns km. Se vc ainda nao descobriu, me diga que eu te dou uma sugestao da parte eletrica.
Abraco
>eai o que deu la com a hilux teve exito?
Olá, obrigado por acompanhar e nada ainda. Troquei a válvula reguladora, troquei o turbo completo e módulo do turbo, agora hoje to trocando o coletor de admissão completo pra ver !!! Dai mando retorno !!! Vlw
>Eu peguei uma hilux 2006, com defeito semelhante, so que quando ela perdia a forca e acendia a luz, eu desligava ela, dava partida e andava mais uns km. Se vc ainda nao descobriu, me diga que eu te dou uma sugestao da parte eletrica.
Abraco
Olá Obrigaado por ajudar, ainda não resolvi, e se vc andar com ela até 160, vai perfeita, forte, normalzinha é dar 160 e 5° marcha, ela acende a luz e perde a força, limitando a pressão do turbo (andei com um manometro de pressão de turbo) em 300 gramas no máximo. Enquanto vc não desligar a chave e espera uns 5 segundos ela fica frouxa, sem força, com a pressão do turbo limitada, se desligar e dar a partida, pode sair normal, acelera até o final de giro em todas as marchas,ela vai perfeita. O negócio é a 150-160, como mencionei no outro post. Eu troquei a turbina com coletor e tudo e também o módulo do turbo, troquei o regulador de pressão de alta que vai na bomba de alta e nada, a mesma coisa. Agora peguei uma 2010 que vou tirar o coletor de adimissão e trocar pra ver . Dai aviso ai, ms se vc puder passar a dica da parte eletrica, agradeço desde já. Vlw
Ae galera, já troquei o coletor de admissão, com o solenoide de controle das válvulas do coletor de admissão variável, e os solenoides que controlam a válvula EGR. E nada a mesma coisa, dai troquei os bicos e codifiquei, e nada msma coisa, rsrs. Agora vou partir pro módulo, se alguém tiver uma dica ajuda ai por favor. Vlw
troca todo o diesel voce verificou se a peneira nao ta entupida da boia do tanque ..na bomba de alta tem uma peneira verifica se ela nao ta suja.troca o sensor de temperatura do diesel fica na bomba de alta.espero humidelmente lhe ajudar.
Então, já abasteci ela duas vezes testando ela na pista, e a peneira eu tirei e limpei, más não tinha sujeira. O sensor de temperatura, vou trocar então. Vlw
Ja tive com o mesmo problema verifiquei que o filtro de ar ,fazendo a substituição por um original e sensor MAF
Olá, obrigado pela dica, o filtro de ar é novo paralelo, porém andei sem ele pra teste e nada. Vai que sem filtro de ar tbn dá problema pelo volume de ar ser diferente do que se tivesse com o filtro, então amanha vou pegar o filtro de outra que está ok e ando pra ver. O maf já coloquei dois diferente. Vlw.
sim, é um Rasther 2 . Tem a leitura de um bico, fora, ms troquei os bicos e nada, a msma coisa.
no momento não está comigo, está em outra cidade para trocar a central para teste. Qnd volta eu aviso. Edcar, vc tem tel ou msn pra eu conversar com vc, já que tem se mostra muito disposto a me ajudar. Vlw
tenho sim parana, 4499033593, [email protected] , a cara e que sei como sao esses abacaxi ai
nao deixam nem a genti dormi direito, e se a gente pude ajudar....
amigo vc ja trocou este corpo de borboleta. este ai deve se eletrônico né toque ele pra ver
>amigo vc ja trocou este corpo de borboleta. este ai deve se eletrônico né toque ele pra ver
Então da parte do coletor, troquei tudo, mangueiras, map, corpo de borboleta, coletor completo com solenoides da valvula egr e da válvula de controle de ar da admissão, e nada. Vlw
>tenho sim parana, 4499033593, [email protected] , a cara e que sei como sao esses abacaxi ai
nao deixam nem a genti dormi direito, e se a gente pude ajudar....
Opa, vou add e quando voltar o carro aki eu te aviso, e aviso a galera pra ver o que é que deu. Vlw
Oi colega estive viajando e nao pude me conectar, desculpa pela demora.
Aquela dica eletrica que resolveu o problema semelhante era no rele integrado da central do vao do motor proximo a bateria. Retire ele fora e se puder coloque de outra hilux que voce tenha ai. Exanime tambem os fusiveis do sistema de injecao. Se voce ainda nao solucionou espero ter te ajudado. Abraco
Aí white, já teve notícias da Hilux?? Estou com uma parada aqui exatamente com o mesmo problema, já descarbonizei o coletor troquei a junta do coletor, junta de tampa de válvulas(vazamento),sensor de controle do turbo (original toyota) e a única diferença é que agora ela demora mais a apresentar a falha,mesmo na retomada, porém se andar a 160 por muito tempo , ela entra no modo de segurança e apresenta o cód. P2008.
Fizemos uma pré-avaliação(orçamento) na concessionária local,e colocaram até os quatro bicos,mas eu acho que é uma lista muito grande pra apenas um código, qualquer novidade ,posto aqui pros colegas, Abçs e boa sorte p/ nós !!
>Aí white, já teve notícias da Hilux?? Estou com uma parada aqui exatamente com o mesmo problema, já descarbonizei o coletor troquei a junta do coletor, junta de tampa de válvulas(vazamento),sensor de controle do turbo (original toyota) e a única diferença é que agora ela demora mais a apresentar a falha,mesmo na retomada, porém se andar a 160 por muito tempo , ela entra no modo de segurança e apresenta o cód. P2008.
Fizemos uma pré-avaliação(orçamento) na concessionária local,e colocaram até os quatro bicos,mas eu acho que é uma lista muito grande pra apenas um código, qualquer novidade ,posto aqui pros colegas, Abçs e boa sorte p/ nós !!
Então, blz Hermam, estou esperando ela voltar de outra cidade que ela foi para um tecnico que meche com módulos, trocar a central pra teste. Detalhe, no meu caso foi igual o seu, depois que limpei o coletor de admissão, ela não corta mais na aceleração, ou retomada, só a 150-160 km/h. Que eu me lembre só não troquei a bomba de alta e ´módulo. Assim que tiver uma posição te falo sim. Se aparecer algo ai tbn, me avise por favor. Vlw.
Blz White, e daí ,tem alguma novidade da Hilux?? Eu aguardei por uma semana a chegada da tal válvula de controle do ar ,troquei ela e fui pro trecho, cliente convidado,tds ansiosos, e descemos a ripa na pick-up, andando bem, 140, 160, 180, retomada tudo OK , descemos a serra do mar (BR 277), e tudo em ordem, no retorno ,fez a subida da serra usando a pista da esquerda e pedindo passagem, passado o pedágio,já estávamos comemorando, a luz da injeção acendeu , e o resto vc já sabe, cód P 2008, e corte na aceleração!!
O que mais chama a atenção é que agora ela acende após um uso severo, ou seja o oposto que fazia antes , que mal dava pra acelerar e já cortava!!
O pior é que agora o cliente, se animou com os avanços e acha que falta pouco pra resolver, largou a camionete aqui e diz que pode mexer com calma ,sem pressa ( ele tem carros menores) !!
Fiz contato com um colega nosso que tem auto peças usadas, e ele tem uma Hilux 2007 batida, vou começar p/ módulo de controle do turbo ,pois embora tenhamos feito o trajeto com o manômetro ligado, e em momento algum ela tenha excedido a carga, vou eliminar todas as possibilidades antes de trocar a central !! Qualquer novidade eu posto aqui pros colegas !!
Se tiver novidades ,posta aí também Blz ?? Valew colega : :
RSRS fala ai Hermam, blz, to rindo por causa da tua história, imagina a felicidade de ter resolvido e quando ver, a maldita luz acende e perde a força, é tenso viu. Más vamos lá, a minha ainda não voltou do cara que meche com módulo, e segundo ele, ele resolveu o problema dela e disse que não é o módulo. Amanhã vou ligar pro cara do estacionamento, pra ver se ela já voltou pra loja, e tentar arrancar dele o que foi feito pra resolver, (já que não conheço o cara que ia mecher no módulo dela e diz ter resolvido) Más fique tranquilo que vou passar, o que se sucedeu. O módulo de turbo da minha eu troquei e nada, troque o módulo dos bicos que vai no painel corta fogo (pegue a do cara lá pra vc n e comprar gastar dinheiro á toa, pq é aquele negócio, o cliente é seu amigo até que vc resolva o problema dele, se n resolver e fazer ele gastar dinheiro, ai vira outra pessoa.
Valew white,: hj eu não pude ir buscar as peças pois estava com serviço na oficina, mas amanhã eu vou buscar o restante das peças.
O módulo dos bicos eu não troquei,e pra te ser sincero nem desconfiei dele: , mas agradeço a sugestão:) e vou inclui-lo na lista.
Como é um serviço sem pressa , talvez demore um pouco pra dar um retorno, mas logo que possível posto o resultado Blz??
Alguém aí conseguiu resolver o defeito da falha P2008 aí? Também estou com uma aqui com este defeito e já fiz tudo o que sabia e não consegui resolver...
Blz gnoato, pois é colega, eu estou aguardando só este fim de semana para o cliente dar uma resposta sobre o caso...
Como já havia dito na vz anterior , peguei algumas peças para teste, e começei pelo corpo da borboleta, rodei com a pick-up e deu novamente o código( p 2008), porém desta vz como tinha outras peças disponíveis ,aproveitei o trajeto e troquei na estrada mesmo o sensor
de fluxo de ar (MAF) e não acendeu mais.
Só lembrando que eu fiz tds os procedimentos, (descarbonizei coletor, testei o intercooler e conexões, e troquei a junta do coletor,troquei a válvula de controle de vácuo ,e a válvula do turbo ) mesmo assim ela continuava dando a falha! Esse fim de semana ele foi com ela para Foz do Iguaçú, e na segunda feira dará notícias, mas á princípio a troca do MAF resolveu o problema!!
Herman, parece que é isso mesmo... Hj a tarde entrou outra Hilux na oficina e pude trocar algumas peças também para experiência, e o que resolveu mesmo foi o MAF. Porém existe um agravante, só funcionou OK quando troquei o MAF juntamente com o filtro de ar. O filtro que está na camionete em questão é paralelo(marca capeta!!!), e foi trocado recentemente, e por coincidência OU NÃO, o defeito só apareceu depois da troca do filtro. O fato é que quando troquei o MAF, demorou mais até apresentar o defeito, mas depois que troquei também o filtro o defeito não ocorreu mais...
Pow GNOATO, então fechou, pois essa que eu trabalhei já veio com um filtro novo,( só n/ sei a marca), mas quando voltar vou conferir e confirmar em definitivo a solução do problema !! Valew pelo post .
>Pow GNOATO, então fechou, pois essa que eu trabalhei já veio com um filtro novo,( só n/ sei a marca), mas quando voltar vou conferir e confirmar em definitivo a solução do problema !! Valew pelo post .
Colegas, hj pela manhã o cliente veio com a Hilux, explicou que não deu resposta ontem ( segunda) pelo fato de ter chegado mais tarde do que previsto, em função de ter feito uma rota alternativa para desviar dos bloqueios de caminhoneiros.
Mas relatou que a pick-up está perfeita, e não teve nenhum problema em praticamente 1.300 km percorridos de ida e volta, verifiquei o filtro de ar é Tecfil n. ars 7065, mas de momento ele só vai mesmo comprar o MAF ,pois o usado ele adquiriu e pagou uma diferença a mais na loja de batidos, pelo empréstimo das outras peças ,mas prefere por a peça nova mesmo...
Apesar do tempo e dinheiro empregado na solução do problema, ele diz que ficou satisfeito ,pois no orçamento da autorizada tinham colocado os quatro bicos injetores, só aí já era R$ 3.000,00 ...Obrigado aos colegas que deram suas sugestões e obrigado ao colega White pelo tópico !!
Valeu pelo retorno Herman, realmente esse tópico ajudou muito. Meu cliente também autorizou pedir a peça nova, mas a concessionária pediu 6 dias uteis para entregar...
Fala galera, vlw pelo retorno, a que eu mexi eu troquei dois maf de caminhonetes diferente e andei sem filtro de ar, depois peguei o filtro de ar de uma 2009 que rodava ok, troquei por este, não me lembro a marca, só lembro que tava novo e não resolveu. Vou ligar pro cara do estacionamento, pq ele disse que resolveu sem mexer no módulo, dai posto pra vcs. No momento vlw Gnoato e Hermam. Abrçs
quando é apresentado o codigo P2008 na hilux 3.0 diesel, o problema para ser resolvido tem que seguir os seguintes passos: verifique se o solenoide que libera o vacuo pra o atuador das borbolrtas do coletor de admissaõ esta funcionado, se estiver remova o coletor de admissão para limpesa, atenção se for uma carbonização severa vc terá que remover o cabeçote tambem, existe muitos casos que foi feita a limpesa somente do coletor e não resolve o problema, deixando o reparador louco atras de outras possiveis causas, tais como, troca de modulo, bicos, turbo, maf etc, faça o serviço de cabeçote sem pestanejar, mande pra uma boa retifica e faço o serviço completo de cabeçote, limpesa. plaina, assente as valvulas e faça a regulagem das mesmas.
Boa tarde, peguei uma hilux 3.0 2008 com esse mesmo defeito, chegava nos 120 km/h ela perdia potência, para ela voltar era preciso desligá-la aguardar uns 5 minutos e depois ligá-la novamente e então ela funcionava corretamente.
DEFEITO RESOLVIDO
ERA O SENSOR MAF que fica localizado na mangueira do filtro de ar.