Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
<t><p>Bom dia Marcelo, </p> <p>Infelizmente a Hilux quando superaquece é uma dor de cabeça, principalmente quando (no seu caso) fica com barulho no motor. </p> <p>Proceda da seguinte forma: </p> <p>Por favor me responda: </p> <p>a) O motor está falhando, tipo como se tivesse algum cilindro queimando errado? </p> <p>b) Conforme você aumenta a aceleração o barulho aumenta? </p> <p>c) Quando o veículo chegou, ele estava com o óleo do motor cheirando a queimado? </p> <p>De qualquer maneira siga as seguintes dicas: </p> <p>1- Medir a compressão dos 4 cilindros; </p> <p>2- Caso tenha dado baixa compressão em algum cilindro, será preciso verificar nesses cilindros: </p> <p> - Trinca no cabeçote ( caso o cabeçote tenha trincado é necessário a substituição deste, tentar soldar é perda de tempo, ok?) </p> <p> - Vedação dos anéis dos pistões, ou possível desgaste dos cilindros devido ao superaquecimento que o motor sofreu, neste caso você deverá verificar se os cilindros que deram baixa compressão estão com desgaste ou arranhados, caso estejam, será necessário retifica e encamisamento do cilindro.) </p> <p> - Junta do cabeçote (verifique a junta do cabeçote, ela pode ter queimado, substitua); </p> <p>3- Caso a verificação da compressão dos cilindros tenha dado OK, o problema poderá estar na parte debaixo do motor, ou seja, bielas podem ter sofrido desgaste, nesse caso abra e verifique; </p> <p>Estou no aguardo... </p> <p>Att, </p> <p>Cícero</p></t>
<t><p>Meu irmão muito brigado por tudo.desmontei o motor e estamos fazendo todo.eu tenho uma pergumta pra vc.a FRONTIE 2.8 tem um problema que não cosigo resouver.esto com duas caminhonete com o mesmo problema.vc acelera forte ai a luz de anomalia acende e o motor para.quando escanneio da a seguinte falha.regulador de fluxo de conbustivel.se eu não acelera forte ela roda o dia inteiro o que vc me diz???</p></t>
<t><p>Tenho um motor nas mesmas condições: </p> <p>Superaqueceu. Junta do cabeçote queimou. Cabeçote era rebaixado não deu mais plaina, foi trocado. Motor montado batia muito. Retífica sugeriu que o excesso de temperatura poderia ter comprometido as camisas do pistão, provocando o seu alargamento.... fazendo o pistão "bater saia", frouxo na câmara. Sugeriu fazer o motor todo... trocar as camisas, casquilhos, anéis... etc </p> <p>o motor ficou levemente fraco. Como se falhasse minimamente em baixo giro. Bate mais em menor rotação. Quanto andamos em velocidade maior, bate menos. Não sei se porque o giro faz o conjunto "alinhar-se" ou se é porque pede menos esforço, em marcha mais rápida. </p> <p>Isso confere? </p> <p>Grato.</p></t>
<t><p>Conferi a alimentação dela. Desde bomba, bicos, sensores. Não conheço o motor mas generalizando é esse o problema.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Tenho um motor nas mesmas condições: </p> <p>Superaqueceu. Junta do cabeçote queimou. Cabeçote era rebaixado não deu mais plaina, foi trocado. Motor montado batia muito. Retífica sugeriu que o excesso de temperatura poderia ter comprometido as camisas do pistão, provocando o seu alargamento.... fazendo o pistão "bater saia", frouxo na câmara. Sugeriu fazer o motor todo... trocar as camisas, casquilhos, anéis... etc </p> <p>o motor ficou levemente fraco. Como se falhasse minimamente em baixo giro. Bate mais em menor rotação. Quanto andamos em velocidade maior, bate menos. Não sei se porque o giro faz o conjunto "alinhar-se" ou se é porque pede menos esforço, em marcha mais rápida. </p> <p>Isso confere? </p> <p>Grato.</QUOTE> </p> <p>Bom dia LimaJunior, </p> <p>Vamos lá! </p> <p>- Você usou qual medida da junta do cabeçote, a mais alta, mais baixa...? Pergunto isso porque uma junta na medida errada poderá causar pré combustão (queima antes do tempo) ou pós combustão (queima depois do tempo), a queima no momento errado além de causar o ruido de "batida", ocorre a perda de potência pois a queima ocorre em momento errado. </p> <p>Outro ponto importante seria você fazer um teste pra saber em qual cilindro está ocorrendo o barulho; Nas concessionárias Toyota possui um equipamento de diagnóstico que consegue desligar um bico injetor de cada vez, com isso fica fácil identificar em qual cilindro tá o problema; Partindo desse princípio você isola o problema em um cilindro, facilitando o diagnóstico. </p> <p>Fique atento aos bicos injetores, já tive experiência em que o bico injetava de maneira errada, e causava o barulho de batida, motor trepidava e perda de potência. Tente colocar bicos remanufaturados pela autorizada DENSO, o pessoal da Bomboleo (Goiania e São Paulo) fornecem bicos muito bons e com garantia. Segue contato: </p> <p>Goiania </p> <p>Rodovia BR 153 QD 73 A LT 10 e 12 - VL Brasilia </p> <p>Aparecida de Goiania - Goias </p> <p>Telefone (62) 3282-8520 Fax (62) 3282-1735 </p> <p>São Paulo </p> <p>Empreendimento CELOG 1 - Galpão nº 83 </p> <p>Rua das Castanheiras, nº 200 </p> <p>Hortolândia - SP </p> <p>Telefone (0055) (19) 3116-0160 Fax (0055) (19) 3116-0151 </p> <p>O problema que você relata me fez lembrar um outro problema idêntico que já peguei no passado, o barulho vinha do êmbolo do pistão que tinha uma folguinha, foi só trocar os pistões que o problema sumiu; </p> <p>No aguardo de mais informações, </p> <p>Abraço!</p></r>
<r><p><QUOTE><i>></i>Meu irmão muito brigado por tudo.desmontei o motor e estamos fazendo todo.eu tenho uma pergumta pra vc.a FRONTIE 2.8 tem um problema que não cosigo resouver.esto com duas caminhonete com o mesmo problema.vc acelera forte ai a luz de anomalia acende e o motor para.quando escanneio da a seguinte falha.regulador de fluxo de conbustivel.se eu não acelera forte ela roda o dia inteiro o que vc me diz???</QUOTE> </p> <p>Bom dia marceloautocar, </p> <p>Primeiramente me desculpe a demora em responder... </p> <p>Realmente seu escanner pode estar acusando a peça certa, o regulador de fluxo de combustível se estiver com problema, poderá estar obstruindo a vazão de combustível, deixando ela insuficiente. Daí o sensor de pressão de combustível detecta o problema e faz acender a luz de anomalia. </p> <p>Primeiramente antes de trocar o regulador de fluxo (acredito que talvez você terá que retirar a bomba injetora e mandar ela para reparar), seria interessante você dar uma olhada nos filtros de combustível, principalmente o pré-filtro do tanque. </p> <p>As vezes o problema é mais simples do que parece. </p> <p>Abraço!</p></r>
<t><p>Prezado clourenco, </p> <p>Cabeçote foi trocado, colocado um novo, pois o velho não dava mais plaina, já era rebaixado. Inclusive eu creio que isto foi a razão do problema de superaquecimento, pois a hilux, pelo que me consta, não tem ajuste de junta. Junta única. (confere?) </p> <p>Impossível realizar as análises sugeridas por falta do equipamento. Bomba e bicos são todos novos (trocados a menos de três meses). Já estou agendando a troca do kit bloco. A região onde estou carece de equipamento. </p> <p>Se tiver outra informação que conteste ou confirme o diagnóstico anterior, lhe agradeço </p> <p>Obgdo.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Tenho um motor nas mesmas condições: </p> <p>Superaqueceu. Junta do cabeçote queimou. Cabeçote era rebaixado não deu mais plaina, foi trocado. Motor montado batia muito. Retífica sugeriu que o excesso de temperatura poderia ter comprometido as camisas do pistão, provocando o seu alargamento.... fazendo o pistão "bater saia", frouxo na câmara. Sugeriu fazer o motor todo... trocar as camisas, casquilhos, anéis... etc </p> <p>o motor ficou levemente fraco. Como se falhasse minimamente em baixo giro. Bate mais em menor rotação. Quanto andamos em velocidade maior, bate menos. Não sei se porque o giro faz o conjunto "alinhar-se" ou se é porque pede menos esforço, em marcha mais rápida. </p> <p>Isso confere? </p> <p>Grato.</QUOTE> </p> <p>Bom dia LimaJunior, </p> <p>Vamos lá! </p> <p>- Você usou qual medida da junta do cabeçote, a mais alta, mais baixa...? Pergunto isso porque uma junta na medida errada poderá causar pré combustão (queima antes do tempo) ou pós combustão (queima depois do tempo), a queima no momento errado além de causar o ruido de "batida", ocorre a perda de potência pois a queima ocorre em momento errado. </p> <p>Outro ponto importante seria você fazer um teste pra saber em qual cilindro está ocorrendo o barulho; Nas concessionárias Toyota possui um equipamento de diagnóstico que consegue desligar um bico injetor de cada vez, com isso fica fácil identificar em qual cilindro tá o problema; Partindo desse princípio você isola o problema em um cilindro, facilitando o diagnóstico. </p> <p>Fique atento aos bicos injetores, já tive experiência em que o bico injetava de maneira errada, e causava o barulho de batida, motor trepidava e perda de potência. Tente colocar bicos remanufaturados pela autorizada DENSO, o pessoal da Bomboleo (Goiania e São Paulo) fornecem bicos muito bons e com garantia. Segue contato: </p> <p>Goiania </p> <p>Rodovia BR 153 QD 73 A LT 10 e 12 - VL Brasilia </p> <p>Aparecida de Goiania - Goias </p> <p>Telefone (62) 3282-8520 Fax (62) 3282-1735 </p> <p>São Paulo </p> <p>Empreendimento CELOG 1 - Galpão nº 83 </p> <p>Rua das Castanheiras, nº 200 </p> <p>Hortolândia - SP </p> <p>Telefone (0055) (19) 3116-0160 Fax (0055) (19) 3116-0151 </p> <p>O problema que você relata me fez lembrar um outro problema idêntico que já peguei no passado, o barulho vinha do êmbolo do pistão que tinha uma folguinha, foi só trocar os pistões que o problema sumiu; </p> <p>No aguardo de mais informações, </p> <p>Abraço</p></r>
<t><p>prezado clourenco, </p> <p>Cabeçote novo. Não dava mais plaina, já estava no mínimo. Deve ter sido a causa do superaquecimento, pois a junta da hilux não dá ajuste. Carro estava com muita compressão. </p> <p>Bomba e bicos são todos novos. </p> <p>Não tenho equipamento para realizar os testes sugeridos. </p> <p>Agendei a troca do kit bloco. </p> <p>Se puder acrescentar algo, agradeço por sua valiosa ajuda </p> <p>obgdo.</p></t>
<t><p>Prezado clourenco, </p> <p>Cabeçote foi trocado, colocado um novo, pois o velho não dava mais plaina, já era rebaixado. Inclusive eu creio que isto foi a razão do problema de superaquecimento, pois a hilux, pelo que me consta, não tem ajuste de junta. Junta única. (confere?) </p> <p>Impossível realizar as análises sugeridas por falta do equipamento. Bomba e bicos são todos novos (trocados a menos de três meses). Já estou agendando a troca do kit bloco. A região onde estou carece de equipamento. </p> <p>Se tiver outra informação que conteste ou confirme o diagnóstico anterior, lhe agradeço </p> <p>Obgdo.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Prezado clourenco, </p> <p>Cabeçote foi trocado, colocado um novo, pois o velho não dava mais plaina, já era rebaixado. Inclusive eu creio que isto foi a razão do problema de superaquecimento, pois a hilux, pelo que me consta, não tem ajuste de junta. Junta única. (confere?) </p> <p>Impossível realizar as análises sugeridas por falta do equipamento. Bomba e bicos são todos novos (trocados a menos de três meses). Já estou agendando a troca do kit bloco. A região onde estou carece de equipamento. </p> <p>Se tiver outra informação que conteste ou confirme o diagnóstico anterior, lhe agradeço </p> <p>Obgdo.</QUOTE> </p> <p>Boa noite LimaJunior, </p> <p>Sim, é possível ajustar a junta do cabeçote, me lembro que a Toyota fornece 4 medidas diferente de juntas do cabeçote, se não me engano são identificados pelas letras A, B, C e D, sendo a "D" a mais grossa; Fique atento quando for montar, verifique colocando a junta do cabeçote na parte superior do bloco e veja se os pistões ficarão com saliência, se eles passarem a altura da junta isso não é bom. </p> <p>O jeito é você montar o novo bloco do motor e ver se os problemas sumiram, espero que tudo dê certo. </p> <p>Aguardo seu retorno, </p> <p>Abraço!</p></r>
<t><p>Bloco desmontado. Um dos pistões estava desgastado, com marcas de arranhões. Os anéis estavam aparentemente intactos. Entretanto danos à camisa e ao pistão muito claros. O eixo do motor estava sem dano algum, novo. Casquilhos novos. Encomendei somente a troca das camisas, anéis e jogo de pistões.</p></t>
<t><p>Problema resolvido. Bloco retificado, motor novo. Sem barulho nenhum. Em perfeito funcionamento.</p></t>