bom dia amigos to com dificuldade com essa caminhonet.ela quebro o radiador e aqueceu,trocamos o radiador e o Oleo e quando funcionamos fico com um batido em cima na direção do cilindro 3e4.parece tuchu batendo.o que pode ser??? agradesso a todos.
Respostas:
Bom dia Marcelo,
Infelizmente a Hilux quando superaquece é uma dor de cabeça, principalmente quando (no seu caso) fica com barulho no motor.
Proceda da seguinte forma:
Por favor me responda:
a) O motor está falhando, tipo como se tivesse algum cilindro queimando errado?
b) Conforme você aumenta a aceleração o barulho aumenta?
c) Quando o veículo chegou, ele estava com o óleo do motor cheirando a queimado?
De qualquer maneira siga as seguintes dicas:
1- Medir a compressão dos 4 cilindros;
2- Caso tenha dado baixa compressão em algum cilindro, será preciso verificar nesses cilindros:
- Trinca no cabeçote ( caso o cabeçote tenha trincado é necessário a substituição deste, tentar soldar é perda de tempo, ok?)
- Vedação dos anéis dos pistões, ou possível desgaste dos cilindros devido ao superaquecimento que o motor sofreu, neste caso você deverá verificar se os cilindros que deram baixa compressão estão com desgaste ou arranhados, caso estejam, será necessário retifica e encamisamento do cilindro.)
- Junta do cabeçote (verifique a junta do cabeçote, ela pode ter queimado, substitua);
3- Caso a verificação da compressão dos cilindros tenha dado OK, o problema poderá estar na parte debaixo do motor, ou seja, bielas podem ter sofrido desgaste, nesse caso abra e verifique;
Estou no aguardo...
Att,
Cícero
Meu irmão muito brigado por tudo.desmontei o motor e estamos fazendo todo.eu tenho uma pergumta pra vc.a FRONTIE 2.8 tem um problema que não cosigo resouver.esto com duas caminhonete com o mesmo problema.vc acelera forte ai a luz de anomalia acende e o motor para.quando escanneio da a seguinte falha.regulador de fluxo de conbustivel.se eu não acelera forte ela roda o dia inteiro o que vc me diz???
Tenho um motor nas mesmas condições:
Superaqueceu. Junta do cabeçote queimou. Cabeçote era rebaixado não deu mais plaina, foi trocado. Motor montado batia muito. Retífica sugeriu que o excesso de temperatura poderia ter comprometido as camisas do pistão, provocando o seu alargamento.... fazendo o pistão "bater saia", frouxo na câmara. Sugeriu fazer o motor todo... trocar as camisas, casquilhos, anéis... etc
o motor ficou levemente fraco. Como se falhasse minimamente em baixo giro. Bate mais em menor rotação. Quanto andamos em velocidade maior, bate menos. Não sei se porque o giro faz o conjunto "alinhar-se" ou se é porque pede menos esforço, em marcha mais rápida.
Isso confere?
Grato.
Conferi a alimentação dela. Desde bomba, bicos, sensores. Não conheço o motor mas generalizando é esse o problema.
>Tenho um motor nas mesmas condições:
Superaqueceu. Junta do cabeçote queimou. Cabeçote era rebaixado não deu mais plaina, foi trocado. Motor montado batia muito. Retífica sugeriu que o excesso de temperatura poderia ter comprometido as camisas do pistão, provocando o seu alargamento.... fazendo o pistão "bater saia", frouxo na câmara. Sugeriu fazer o motor todo... trocar as camisas, casquilhos, anéis... etc
o motor ficou levemente fraco. Como se falhasse minimamente em baixo giro. Bate mais em menor rotação. Quanto andamos em velocidade maior, bate menos. Não sei se porque o giro faz o conjunto "alinhar-se" ou se é porque pede menos esforço, em marcha mais rápida.
Isso confere?
Grato.
Bom dia LimaJunior,
Vamos lá!
- Você usou qual medida da junta do cabeçote, a mais alta, mais baixa...? Pergunto isso porque uma junta na medida errada poderá causar pré combustão (queima antes do tempo) ou pós combustão (queima depois do tempo), a queima no momento errado além de causar o ruido de "batida", ocorre a perda de potência pois a queima ocorre em momento errado.
Outro ponto importante seria você fazer um teste pra saber em qual cilindro está ocorrendo o barulho; Nas concessionárias Toyota possui um equipamento de diagnóstico que consegue desligar um bico injetor de cada vez, com isso fica fácil identificar em qual cilindro tá o problema; Partindo desse princípio você isola o problema em um cilindro, facilitando o diagnóstico.
Fique atento aos bicos injetores, já tive experiência em que o bico injetava de maneira errada, e causava o barulho de batida, motor trepidava e perda de potência. Tente colocar bicos remanufaturados pela autorizada DENSO, o pessoal da Bomboleo (Goiania e São Paulo) fornecem bicos muito bons e com garantia. Segue contato:
Goiania
Rodovia BR 153 QD 73 A LT 10 e 12 - VL Brasilia
Aparecida de Goiania - Goias
Telefone (62) 3282-8520 Fax (62) 3282-1735
São Paulo
Empreendimento CELOG 1 - Galpão nº 83
Rua das Castanheiras, nº 200
Hortolândia - SP
Telefone (0055) (19) 3116-0160 Fax (0055) (19) 3116-0151
O problema que você relata me fez lembrar um outro problema idêntico que já peguei no passado, o barulho vinha do êmbolo do pistão que tinha uma folguinha, foi só trocar os pistões que o problema sumiu;
No aguardo de mais informações,
Abraço!
>Meu irmão muito brigado por tudo.desmontei o motor e estamos fazendo todo.eu tenho uma pergumta pra vc.a FRONTIE 2.8 tem um problema que não cosigo resouver.esto com duas caminhonete com o mesmo problema.vc acelera forte ai a luz de anomalia acende e o motor para.quando escanneio da a seguinte falha.regulador de fluxo de conbustivel.se eu não acelera forte ela roda o dia inteiro o que vc me diz???
Bom dia marceloautocar,
Primeiramente me desculpe a demora em responder...
Realmente seu escanner pode estar acusando a peça certa, o regulador de fluxo de combustível se estiver com problema, poderá estar obstruindo a vazão de combustível, deixando ela insuficiente. Daí o sensor de pressão de combustível detecta o problema e faz acender a luz de anomalia.
Primeiramente antes de trocar o regulador de fluxo (acredito que talvez você terá que retirar a bomba injetora e mandar ela para reparar), seria interessante você dar uma olhada nos filtros de combustível, principalmente o pré-filtro do tanque.
As vezes o problema é mais simples do que parece.
Abraço!
Prezado clourenco,
Cabeçote foi trocado, colocado um novo, pois o velho não dava mais plaina, já era rebaixado. Inclusive eu creio que isto foi a razão do problema de superaquecimento, pois a hilux, pelo que me consta, não tem ajuste de junta. Junta única. (confere?)
Impossível realizar as análises sugeridas por falta do equipamento. Bomba e bicos são todos novos (trocados a menos de três meses). Já estou agendando a troca do kit bloco. A região onde estou carece de equipamento.
Se tiver outra informação que conteste ou confirme o diagnóstico anterior, lhe agradeço
Obgdo.
>Tenho um motor nas mesmas condições:
Isso confere?
Grato.
Bom dia LimaJunior,
Vamos lá!
- Você usou qual medida da junta do cabeçote, a mais alta, mais baixa...? Pergunto isso porque uma junta na medida errada poderá causar pré combustão (queima antes do tempo) ou pós combustão (queima depois do tempo), a queima no momento errado além de causar o ruido de "batida", ocorre a perda de potência pois a queima ocorre em momento errado.
Outro ponto importante seria você fazer um teste pra saber em qual cilindro está ocorrendo o barulho; Nas concessionárias Toyota possui um equipamento de diagnóstico que consegue desligar um bico injetor de cada vez, com isso fica fácil identificar em qual cilindro tá o problema; Partindo desse princípio você isola o problema em um cilindro, facilitando o diagnóstico.
Fique atento aos bicos injetores, já tive experiência em que o bico injetava de maneira errada, e causava o barulho de batida, motor trepidava e perda de potência. Tente colocar bicos remanufaturados pela autorizada DENSO, o pessoal da Bomboleo (Goiania e São Paulo) fornecem bicos muito bons e com garantia. Segue contato:
Goiania
Rodovia BR 153 QD 73 A LT 10 e 12 - VL Brasilia
Aparecida de Goiania - Goias
Telefone (62) 3282-8520 Fax (62) 3282-1735
São Paulo
Empreendimento CELOG 1 - Galpão nº 83
Rua das Castanheiras, nº 200
Hortolândia - SP
Telefone (0055) (19) 3116-0160 Fax (0055) (19) 3116-0151
O problema que você relata me fez lembrar um outro problema idêntico que já peguei no passado, o barulho vinha do êmbolo do pistão que tinha uma folguinha, foi só trocar os pistões que o problema sumiu;
No aguardo de mais informações,
Abraço
prezado clourenco,
Cabeçote novo. Não dava mais plaina, já estava no mínimo. Deve ter sido a causa do superaquecimento, pois a junta da hilux não dá ajuste. Carro estava com muita compressão.
Bomba e bicos são todos novos.
Não tenho equipamento para realizar os testes sugeridos.
Agendei a troca do kit bloco.
Se puder acrescentar algo, agradeço por sua valiosa ajuda
obgdo.
Prezado clourenco,
Cabeçote foi trocado, colocado um novo, pois o velho não dava mais plaina, já era rebaixado. Inclusive eu creio que isto foi a razão do problema de superaquecimento, pois a hilux, pelo que me consta, não tem ajuste de junta. Junta única. (confere?)
Impossível realizar as análises sugeridas por falta do equipamento. Bomba e bicos são todos novos (trocados a menos de três meses). Já estou agendando a troca do kit bloco. A região onde estou carece de equipamento.
Se tiver outra informação que conteste ou confirme o diagnóstico anterior, lhe agradeço
Obgdo.
>Prezado clourenco,
Obgdo.
Boa noite LimaJunior,
Sim, é possível ajustar a junta do cabeçote, me lembro que a Toyota fornece 4 medidas diferente de juntas do cabeçote, se não me engano são identificados pelas letras A, B, C e D, sendo a "D" a mais grossa; Fique atento quando for montar, verifique colocando a junta do cabeçote na parte superior do bloco e veja se os pistões ficarão com saliência, se eles passarem a altura da junta isso não é bom.
O jeito é você montar o novo bloco do motor e ver se os problemas sumiram, espero que tudo dê certo.
Aguardo seu retorno,
Abraço!
Bloco desmontado. Um dos pistões estava desgastado, com marcas de arranhões. Os anéis estavam aparentemente intactos. Entretanto danos à camisa e ao pistão muito claros. O eixo do motor estava sem dano algum, novo. Casquilhos novos. Encomendei somente a troca das camisas, anéis e jogo de pistões.
Problema resolvido. Bloco retificado, motor novo. Sem barulho nenhum. Em perfeito funcionamento.