Bom Dia!
Estamos com um problema em uma hilux 2.5 e não estamos conseguindo chegar em uma solução.
Fizemos limpeza de bicos injetores de uma toyota hilux 2.5 e desde então ela começou a misturar diesel no óleo.
Percebemos isso pelo nível do óleo que está subindo.
Logo após a limpeza, o nível subiu bastante.
Abrimos, trocamos as arruelas do retorno, mas o defeito, mesmo em menor proporção, permanece.
Na opinião dos colegas, compensa tentar trocar as arruelas novamente, pois alguma pode estar permitindo o vazamento ou tem outra sugestão?
Obrigado!
Alexandre
Respostas:
Zenata,
Obrigado pela resposta, mas o trabalho foi feito exclusivamente nos bicos.
Penso que o problema tem que vir deles.
Att.
Alexandre
casa do diesel diz:
Caro colega Alfreis o colega Zenata está corretissimo e é profissional em bombas, ele sabe melhor que nós que o unico lugar aonde o diesel pode entrar no motor, em bomba rotativa o retentor é o que provoca isso.
Abraço e parabens Zenata!
É injeção eletronica? se for, pode ser o retentor da bomba de alta, pela porca que segura a ponta do bico, oring do solenoide do bico, o tubo do retorno trincado( o retorno pode ser testado com uma bomba de vacuo manual, o reparo de vedação da bomba e do bico so na bancada de teste. E se for injeção mecanica, a bomba não derama oleo pra dentro do motor pois é correia dentada e os bicos tem que esta lavando os cilindros com diesel pra aumentar o nivel do oleo de motor.
espero ter ajudado
um abraço.
casa do diesel diz:
Caro colega se fosse nos bicos daria calço hidraulico, devido ao excesso e realmente a bomba o retentor dá na correia dentada!
Zenata, Casa do Diesel e Dudupopdiesel,
Obrigado pelas respostas de todos!
Com certeza, a participação de todos é que faz o fórum ficar interessante.
A minha hilux é injeção eletrônica e passou por uma limpeza de bicos duas semanas atrás, por isso pensei que o vazamento não deveria estar em outro lugar que não os bicos.
Andei até lendo que isso é um defeito constante nesses carros mais novos que sofrem um monte com o nosso diesel porcaria, podendo ser tanto nos vedadores dos bicos como nos vedadores do retorno.
Nos dois casos, qualquer vazamento deveria contaminar o óleo por estarem por dentro da tampa de válvulas.
Felizmente o meu caso ainda não tinha volume para um calço hidráulico, apesar que acho esse seria o resultado final, pois o nível do óleo subia por volta de 0,5 cm na vareta para cada dia de uso do carro.
Cheguei a trocar o óleo só para ganhar um fôlego e poder levar o carro para a oficina, mas isso só adiou a solução definitiva.
Hoje estaremos desmontando a tampa novamente e checando o local do vazamento, pois não dá para ficar assim por muito tempo e até diria que esse tempo já foi.
Abs.
Alexandre
casa do diesel diz:
Caro colega já me disseram que os bicos, manda diesel para o carter nunca presenciei isso!
A sua hilux é semi eletronica com bomba rotativa, a eletronica aqui chamamos de eletronica as .com sistema comon rail.
Caso o bico mandar excesso vai grilar!
Abraço e espero resposta na troca dos bicos.
>Zenata, Casa do Diesel e Dudupopdiesel,
Obrigado pelas respostas de todos!
Com certeza, a participação de todos é que faz o fórum ficar interessante.
A minha hilux é injeção eletrônica e passou por uma limpeza de bicos duas semanas atrás, por isso pensei que o vazamento não deveria estar em outro lugar que não os bicos.
Andei até lendo que isso é um defeito constante nesses carros mais novos que sofrem um monte com o nosso diesel porcaria, podendo ser tanto nos vedadores dos bicos como nos vedadores do retorno.
Nos dois casos, qualquer vazamento deveria contaminar o óleo por estarem por dentro da tampa de válvulas.
Felizmente o meu caso ainda não tinha volume para um calço hidráulico, apesar que acho esse seria o resultado final, pois o nível do óleo subia por volta de 0,5 cm na vareta para cada dia de uso do carro.
Cheguei a trocar o óleo só para ganhar um fôlego e poder levar o carro para a oficina, mas isso só adiou a solução definitiva.
Hoje estaremos desmontando a tampa novamente e checando o local do vazamento, pois não dá para ficar assim por muito tempo e até diria que esse tempo já foi.
Abs.
Alexandre
certamente se nao tinha problema , ai foi linpar os picos ficou assim
tem bastante de chance de ser neles,vai de 1 a 10 , 8.
mas como falarao os profissionais em DIESEL ,
mais neste caso especifico, confere tudo que pode causar!
e boa sorte
quem que removeu os bicos? foi vc ou seu mecanico? muito cuidado em tentar fazer o auto reparo..
Boa Tarde Amigos!
Parece que o problema foi encontrado e ele estava mesmo nos bicos.
Aparentemente, quando fizeram a limpeza, não apertaram direito uma das ponteiras e ela acabava dando vazamento de diesel.
Por via das dúvidas trocamos os vedadores novamente e ainda fizemos o teste na tubulação do retorno para ver se tínha alguma fissura. A tubulação estava ok.
Os motor foi fechado e aparentemente o diesel parou de misturar, pois o nível do óleo não subiu mais.
Respondendo a pergunta, a limpeza foi feita em uma autorizada Bosch, podendo ser essa especialização em uma única marca a causa da falha.
Não quero acusar ninguém, mas confesso que fiquei bem chateado com a história, pois eu paguei pelo serviço, o carro chegou a voltar à oficina para solucionar o problema, mas foi um outro mecânico de confiança que teve que por a mão para a coisa voltar ao normal.
Obrigado pela ajuda de todos!
Abs.
Alexandre
muito bem ! para quem tinha duvida esta ai!
obrigado pelo retorno, e sucesso com a Hilux 2.5 .show de bola !!!
e aproveitar e mandar um abraço pro ZAZA .
ai brother aparece ai
casa do diesel diz:
Caro colega muito om que vc resolveu, mas excesso de diesel no pistão dá calço hidraulico!!!
Abraço.
CasadoDiesel,
Era por isso mesmo que eu estava preocupado e correndo para resolver logo.
Mas obrigado pela atenção!
Agora estou pesquisando sobre uma outra situação que você comenta em outro tópico, a verificação do ponto de injeção.
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
Hilux 2.5 e Samurai 1.9D
casa do diesel diz:
Caro colega qual seria o prolema?
casa do diesel diz:
Obrigado pela resposta! não lembro qual o tópico do ponto de injeção.
Casa do Diesel,
O tópico que eu li foi esse: http://www.oficinabrasil.com.br/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=20&id=32062&Itemid=561
O sintoma era falta de torque na saída de uma hilux 2.5, é comentado que o defeito seria sanado com uma regulagem no ponto, mas depois para por aí.
Sobre o meu carro, não sei se estou muito mal acostumado com o MWM 2.8 da minha antiga XTerra (é provável!!!), mas noto o 2.5 da hilux um pouco fraco de saída e, com giro mais alto, uma certa limitação.
É quase como um corte que acontece antes da faixa de giro onde teria o pleno torque do motor, acontecendo lá pelos 3000 RPM.
Fiz o scanner dela e não deu nada, agora estou com os bicos novos e todo o sistema de admissão limpo, faltando só essa conferida no ponto para fechar (acho!!!) o ciclo de coisas que eu posso verificar.
Antes que me perguntem se eu tenho outra hilux como referência, um amigo tem uma cabine simples, do mesmo ano da minha e é visível a diferença entre elas.
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
Hilux 2.5 e Samurai 1.9D